Sanca Fechada: Veja Quando é Indicada + Exemplos Modernos

Sanca fechada em sala de jantar com lustre pendente e piso cerâmico foto Vivian Reimers

Sanca fechada é quando o forro é rebaixado apenas no encontro da parede com o teto, e não em toda a área. Ela é utilizada em projetos que buscam aspecto clean e iluminação direta, feita geralmente com spots. A sanca fechada pode ter, ou não, moldura.

Trata-se de um dos tipos de sanca mais usados em projetos devido a sua praticidade e versatilidade. Antes de apostar na sanca fechada, que tal descobrir para quais tipos de ambientes ela é mais indicada? No post de hoje, vamos explicar com mais detalhes o que é sanca fechada e quando usá-las em seus projetos. Boa leitura!

O que é Sanca?

Sanca é um elemento decorativo que fica entre a parede e o teto do ambiente. Feita de gesso ou drywall, trata-se de um método de modelagem que permite criar uma iluminação diferenciada no ambiente.

Antes de falarmos mais sobre a sanca fechada, vamos destacar rapidamente quais são os tipos de sanca mais usados.

Quais são os tipos de sanca?

Esses são os tipos de sanca utilizados em projetos de forro. Cada um deles traz um efeito de iluminação diferente que varia de acordo com o gosto do cliente.

Podemos resumi-los em 3 tipos de sancas principais:

Sanca aberta: tem espaços vazios voltados ao centro do ambiente.

Sanca aberta em sala de jantar moderna (foto: Iara Kilaris)

Sanca invertida: também é aberta, mas tem espaços direcionados para as laterais.

Sanca invertida em sala de TV (foto: Marlon Gama)

Sanca fechada: rebaixa apenas o encontro da parede com o teto.

Sanca fechada em sala de jantar com lustre pendente e piso cerâmico (foto: Vivian Reimers)

Agora que você já sabe quais são os tipos de sanca, vamos mostrar com mais detalhes as características e vantagens da sanca fechada.

O que é uma sanca fechada?

É quando o forro é rebaixado apenas no encontro da parede com o teto, e não em toda a área. Ela é utilizada em projetos que buscam aspecto clean e iluminação direta, feita geralmente com spots. A sanca fechada pode ter, ou não, moldura.

Sanca fechada com moldura (foto: Gesso Ferreira)

A sanca de gesso fechada é um dos tipos de sanca mais utilizados devido sua praticidade e beleza. Ela é indicada para todos os ambientes e traz outras vantagens além da estética.

A primeira delas é em relação ao conforto térmico e acústico, pois a sanca fechada traz uma boa vedação para o teto. Além disso, sua instalação é bem simples, o que agiliza a finalização da obra.

Quer um outro exemplo das vantagens da sanca fechada? Caso o teto tenha alguma imperfeição, ela pode ajudar a cobrir e dar um acabamento mais sofisticado.

Vale destacar que a sanca fechada também é uma ótima opção para embutir cortinas ou esconder tubulações de ar condicionado.

Veja também: O Que é Planta de Forro? Veja Como Fazer de um Jeito Fácil

Quando usar a sanca de gesso fechada?

A sanca de gesso fechada pode ser usada em todos os ambientes, mas ela é recomendada principalmente para sala, pois permite uma composição com iluminação direta.

Sanca fechada em sala de estar (foto: Spaço Interior)

Diante desse contexto, é possível utilizar spots e destacar elementos como quadros, mobiliário e até mesmo o próprio revestimento da parede.

Sanca fechada em sala de estar com spots que destacam o revestimento (foto: Gesso Ágape)

Quando falamos de apartamentos com o pé direito baixo, a sanca fechada também é indicada. Como ela precisa de poucos centímetros abaixo do teto, torna-se uma boa alternativa para criar um projeto de iluminação elegante e confortável.

Por ser mais barata que a sanca aberta, a sanca fechada também é indicada para projetos com orçamento reduzido.

Sanca fechada e penteadeira (foto: Maraú Design)

Veja também: 6 Tipos de Forro Que Você Precisa Conhecer Antes de Iniciar uma Obra

Sanca aberta ou fechada: qual é a melhor?

A escolha entre a sanca aberta ou fechada vai depender do tipo de iluminação desejada para o ambiente. Por exemplo: em cômodos com mais movimentação, como a sala de estar, a sanca fechada é a melhor escolha. Como trata-se de um espaço com mais circulação de pessoas, a iluminação direta é recomendada.

Já a sanca aberta é uma opção mais interessante para cômodos do setor íntimo, como o quarto. Com ela, é possível criar uma iluminação mais aconchegante e intimista.

Mas claro que a escolha entre a sanca aberta ou fechada deve levar em conta outros fatores, como o tamanho do cômodo, o gosto pessoal do cliente, o orçamento disponível para a obra, entre outros.

Sanca fechada em sala de jantar com mesa redonda (foto: BZP Arquitetura)

Gostou de aprender mais sobre a sanca fechada? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.