Viva Decora Home Shop

Casa dos Anos 50 Renasce como Galeria em Belo Horizonte

Categorias: Cultura

Em Belo Horizonte, Minas Gerais, uma casa dos anos 50 se transformou em palco para o novo endereço do Ateliê de Cerâmica, marca de cerâmica artesanal com projeção nacional e trabalhos que transitam entre a arte e o design. 

Abrigada em um imóvel com arquitetura modernista e protegido como bem cultural, a galeria representa mais do que um espaço expositivo. “Nossa nova casa carrega traços de um contexto histórico rico e progressista”, explica a ceramista Flávia Soares, uma das idealizadoras do Ateliê de Cerâmica.

Flavia adianta que o espaço vai contar com uma programação de exposições e visitas guiadas para todos que quiserem conhecer o imóvel.

Casa dos anos 50, um cenário modernista para o Ateliê de Cerâmica em BH – Foto: Gabriel Castro

Restauração preservou identidade de casa dos anos 50

A responsabilidade pelo projeto de restauro e ambientação da casa dos anos 50 coube a Gabriel Castro e sua equipe da Mobio Arquitetura. O resultado é uma galeria de mobiliário expositivo flexível, que destaca as mais recentes criações do Ateliê de Cerâmica.  

“As características modernistas da casa destacam-se pela simplicidade e dinamismo da composição volumétrica, ressaltadas pelas linhas curvas presentes no coroamento e na marquise em concreto armado que flutua na fachada”, explica Gabriel. 

No interior, o salão com teto abobadado ganha protagonismo, abrigando a nova loja e galeria. Esse espaço se integra ao jardim interno por meio de várias esquadrias de vidro, favorecendo a fluidez e a ventilação natural. 

Arquitetura e arte unem-se no novo espaço expositivo d’O Ateliê de Cerâmica – Foto: Gabriel Castro

Materiais típicos do anos 50, como pastilhas coloridas e piso marmorite, foram preservados, com destaque para o piso de vidrotil no vestíbulo, simbolizando a interação entre arquitetura e artes plásticas. O projeto também renovou o muro e contemplou um gradil transparente alinhado à tipologia construtiva do local. 

O imóvel é parte do Conjunto Urbano Protegido da Praça da Liberdade e foi construído em 1952 para servir como residência do médico Milton Machado Mourão e da artista plástica Gilda Antonina Maria Falci Mourão. 

Patrimônio histórico de BH: a nova morada artística do Ateliê de Cerâmica em uma casa dos anos 50 – Foto: Gabriel Castro

Sobre O Ateliê de Cerâmica

O Ateliê de Cerâmica, de Flavia Soares, Luiza Soares e Daniel Romeiro, ganhou fama nacional com trabalhos que transitam entre a arte e o design, intencionalmente borrando o limite entre os dois. 

“Somos um coletivo criativo que tem a cerâmica como linguagem essencial. Encontramos nesse material – e nos processos que envolvem a sua fabricação – um campo fértil para explorarmos talentos individuais que se complementam em um projeto compartilhado”, conta Flávia Soares. 

Até o começo do ano, todas as atividades aconteciam em uma charmosa casa em Contagem. Do processo criativo à queima, passando pela loja e eventos diversos. Desde junho de 2023, a loja ocupa a nova casa. 

“Também remodelamos a apresentação das cerâmicas utilitárias para comunicar melhor o nível sofisticação e complexidade que um minucioso trabalho artesanal consegue atingir”, explica Luiza Soares, que comanda a nova casa. 

Materiais típicos dos anos 50 foram preservados no projeto de restauração assinado Gabriel Castro e a Mobio Arquitetura – Foto: Gabriel Castro

Nesse contexto, mais produtos estarão disponíveis com o objetivo de ofertar alternativas diferenciadas para várias demandas, desde um enxoval de jantar completo a um presente importante. 

Que tal conhecer o novo endereço da galeria? O espaço já está aberto ao público. Acesse o site oficial do Ateliê de Cerâmica para agendar sua visita!

Voltar ao topo -.-