Viva Decora Home Shop

Como Manter sua Lavanderia Organizada: 8 Dicas Incríveis

Categorias: Organização

Deixada sempre por último ou totalmente esquecida, a lavanderia é um espaço difícil de organizar. Não é muito comum gastarmos tempo, dinheiro e energia na decoração desse ambiente. Costumeiramente, a lavandeira se torna um lugar que mantemos de portas fechadas para esconder aquela bagunça feita por produtos de limpeza e roupas.

Mas e quando o apartamento é pequeno e a lavanderia fica integrada à cozinha? O fato é que organizar e decorar a lavanderia não é um “bicho de sete cabeças” e com algumas soluções bem simples é possível deixá-la funcional, organizada e muito bonita. Em parceria com o Habitissimo, separamos algumas dicas ótimas de como manter a lavanderia organizada. Confira!

1. Lavanderia organizada com prateleiras e caixas organizadoras

1- Armários sob medida

Um dos segredos para manter tudo organizado é o armazenamento. Quando sua lavanderia tem fartura de armários multiuso, você consegue guardar tudo em seu devido lugar. Nada mais prático do que ter um lugar para cada coisa, não é mesmo?

2. Lavanderia organizada com armários sob medida

Os armários planejados aproveitam cada “cantinho” e criam um espaço com toda funcionalidade que as atividades diária exigem. O chão livre é imprescindível para uma boa circulação, por isso escolha armários altos para guardar baldes, tábuas de passar roupas e vassouras.

Embutir sua máquina de lavar roupas, como a lava e seca,  também é um boa opção para ganhar espaço e deixar sua lavanderia organizada. Aí é só decorar com alguns vasos, e pronto. Fica lindo.

3. Lavanderia organizada com prateleira grande e cabideiro

2- Nichos, cabideiros e prateleiras

Esses são os curingas que não podem faltar em sua lavanderia. Além de super práticos, esses elementos compõem uma área de serviço com estilo.

Os nichos e as prateleiras ficam perfeitos em locais com pouco espaço e você pode produzir sua lavanderia com caixas e cestos para armazenar roupas e produtos de limpeza. O cabideiro é excelente para pendurar camisas, vestidos e casacos enquanto secam ou até mesmo após serem passados para não amassarem antes de guardar. Enfim, são soluções simples que facilitam muito.

4. Lavanderia organizada com armário aéreo

3- A bancada não pode faltar

Não é só na cozinha que ela é útil. A lavanderia também precisa de uma bancada de apoio para o momento de separar, ou dobrar as roupas.

Dependendo do tamanho de sua bancada, ela pode ser utilizada para passar roupas, dispensando até o uso de uma tábua de passar. Nesse caso, é mais indicado que a máquina de lavar seja com abertura frontal para que ela possa se encaixar embaixo da bancada. A área de serviço fica toda integrada, bastante funcional e organizada.

5. Lavanderia organizada escondida dentro da cozinha

4- Ambientes integrados

Talvez o maior desafio seja integrar a lavanderia e a cozinha. Atualmente, muitos apartamentos são construídos com uma área muito reduzida para lavanderia e, por isso, é importante procurar algumas soluções criativas para demarcar essas duas áreas, como pisos, revestimentos de paredes e mobiliário.

A ideia é separar os dois ambientes de uma forma harmoniosa para que possam ganhar individualidade. Uma opção bem bacana é esconder, dentro de móveis planejados, a máquina de lavar roupas, ou criar divisórias com materiais como vidro ou MDF.

6. Lavanderia organizada escondida com portão de aço

5- Escondendo tudo

Se o caso não é integrar e sim deixar mesmo tudo fora da visão, então o jeito é instalar painéis ou portas sob medida, uma ideia bem inteligente para quem prefere deixar a bagunça bem escondida. A melhor opção é a porta de correr, pois é mais prática e não ocupa espaço enquanto estiver aberta. Mas é possível ousar com portas de aço, como aquelas que vemos em lojas. Elas deixam o visual bem diferente e estiloso.

7. Lavanderia organizada em tons de preto, prata e branco

6- Invista num revestimento bonito

Pensando mais na decoração, uma lavanderia com azulejos que não são tão comuns nesta área deixam o visual totalmente diferenciado e criam um ambiente mais moderno. E não é por que a lavanderia é um local de trabalho que ela não possa ser bonita, não é mesmo?

Então escolha um revestimento elegante e diferente como o ladrilho hidráulico ou o porcelanato que imitam outros materiais e ouse na decoração de sua lavanderia.

8. Lavanderia organizada com armário embutido roxo

7- Cores dão personalidade

Se você for do tipo que gosta de sair do “lugar comum”, então esqueça o clichê “lavanderia branca” e coloque cor em sua área de serviço. E não é só nas paredes que você pode aplicar uma cor diferente, o piso também fica bem bonito, assim como armários e acessórios.

8- Procure soluções que tragam praticidade

Pensamos na decoração e organização, certo? Mas a versatilidade de uma área de serviço é fundamental. A lavanderia é lugar de lavar e passar roupas e essas atividades precisam de alguns facilitadores. Quanto mais organizada, melhor para realizar esta atividade.

9. Lavanderia organizada com armário adaptado

Existem algumas soluções que podem ficar perfeitas em sua lavanderia. É só planejar bem e estudar com cuidado o que pode fazer com que sua lavanderia seja um espaço organizado.

O que achou da ideia de ter uma lavanderia mega organizada? Deixe seu comentário, porque a gente quer saber.

Assista o vídeo com mais dicas de como organizar lavanderia pequena

Voltar ao topo -.-