1. Home
  2. Revista
  3. Organização
  4. Área de Serviço: +99 Dicas e Inspirações para Montar a Sua

Área de Serviço: +99 Dicas e Inspirações para Montar a Sua

Muitas vezes deixada de lado na hora de pensar a decoração da casa, a área de serviço é sim um local importante na residência. E apesar dos moradores não passarem tanto tempo por ali, é inegável o papel da área de serviço na limpeza e organização do lar. 

A grande maioria das áreas de serviço decorada tem poucos metros quadrados, principalmente nos apartamentos mais novos onde é projetada a cozinha com área de serviço. E isso pode acabar dificultando de certa forma o uso desse local, pois corre o risco de se tornar um “cantinho da bagunça”, com objetos diversos misturados.

Por isso, hoje vamos dar dicas de como organizar a área de serviço decorada para trazer mais funcionalidade e beleza para esse ambiente.

Área de serviço organizada Projeto de Ornare
1. Saiba como ter uma área de serviço organizada. Projeto de Ornare

Como fazer uma boa área de serviço?

Para fazer uma boa área de serviço é preciso levar uma série de fatores em consideração como o tamanho disponível, tipos de móveis, se ela é integrada a outros ambientes da casa e assim por diante.

Mas para tirar suas dúvidas de como fazer uma boa área de serviço basta acompanhar nossas dicas abaixo. 

Área de serviço espaçosa Projeto de Universo Decor
2. O tamanho da área de serviço também pode ser levado em conta nesse primeiro momento. Projeto de Universo Decor

Defina as funções da sua área de serviço

É bem comum encontrar quem use a área de serviço como um espaço para guardar coisas aleatórias, e é aí que está o grande erro para uma área de serviço decorada bem organizada.

Para evitar bagunça e tornar a sua área de serviço um espaço mais funcional é importante definir exatamente para quais atividades vai utilizar esse espaço. Vai ser apenas um ambiente para instalar a máquina lava e seca, algo como uma lavanderia? Vai armazenar produtos de limpeza? Também vai passar suas roupas na área de serviço? É uma cozinha com área de serviço integrada? 

Essa dica é muito importante, pois é a partir dessa definição que você começará a pensar em formas de aproveitar cada metro quadrado que tem disponível nesse ambiente, conseguindo assim focar exatamente nos seus objetivos.

Área de serviço com armário multiuso Projeto de Ana Luisa Previde
3. Este armário de área de serviço é útil de várias maneiras. Projeto de Ana Luisa Previde

Escolha móveis para área de serviço multifuncionais 

Como o espaço da área de serviço costuma ser bem limitado, o uso de móveis para móveis para área de serviço e objetos multifuncionais é algo muito bem-vindo. Por exemplo, hoje em dia é possível encontrar no mercado modelos de armário de área de serviço que já vem com cabideiro e até mesmo com tábua de passar roupa embutida, o que deixa a sua área de serviço simples e organizada muito mais funcional. 

E além do armário de área de serviço você também pode usar ganchos, prateleiras e suportes para colocar roupas passadas ou ainda para guardar itens como vassouras e rodos. E lembre-se de que os organizadores também são super úteis para essas finalidades, desde guardar produtos de limpeza até para separar roupas limpas e sujas. 

E como falamos acima, há diferentes modelo de área de serviço que são integradas à cozinha ou mesmo ao banheiro de serviço. Nesse caso o mais interessante é saber aproveitar ambos os espaços para aumentar o poder de organização e armazenamento nos ambientes. Área de serviço integrada à cozinha Projeto de Sartori Design

4. Área de serviço integrada à cozinha. Projeto de Sartori Design

Aproveite o espaço vertical da área de serviço 

Outro ponto a ser levado em consideração na hora de organizar sua área de serviço planejada é saber usar o espaço vertical, ou seja, as paredes e até mesmo o teto. Para isso, é interessante escolher modelos de armário multiuso altos e também é válido instalar itens como prateleiras, nichos e porta-objetos nas paredes. 

Além disso, invista em modelos de varal de teto ou aqueles que são sanfonados de parede, pois eles não vão atrapalhar o aproveitamento de espaço da área de serviço simples e pequena.

decoração de área de serviço toda branca Foto Ana Luisa Previde
5. Aqui, vemos armários de área de serviço que vão praticamente até o teto. – Foto: Ana Luisa Previde

Modelos de área de serviço

Pode ser que você não saiba, mas há vários modelos de área de serviço como a cozinha com área de serviço, a área de serviço externa, área de serviço planejada e assim por diante.

E claro que cada um tem suas próprias peculiaridades que podem se encaixar melhor em suas necessidades. Por isso, veja abaixo, os modelos de área de serviço.

Área de serviço com duas máquinas de lavar Projeto de Casa Cor 2016
6. Nem sempre o espaço será suficiente para colocar os eletrodomésticos lado a lado. Projeto de Casa Cor 2016

Cozinha com área de serviço

A cozinha com área de serviço é muito comum em apartamentos devido a falta de área externa, e ao contrário do que você possa imaginar, é sim possível unir esse dois ambientes e criar uma decoração bonita e harmônica.

Aqui o mais interessante é investir em uma área de serviço planejada, pois assim os armários de cozinha e o armário da área de serviço vão ser projetados na mesma cor, design e acabamento dando continuidade aos ambientes.

No entanto, você também pode investir em um projeto de área de serviço planejada com divisória entre os ambientes que pode ser feita de vidro, cobogó, porta de correr entre outros. Por isso escolha a que tem mais a ver como seu estilo de decoração.

Área de serviço integrada à cozinha Danyela Correa
7. Em alguns apartamentos, mal existe uma área de serviço propriamente dita. Projeto de Danyela Correa

Área de serviço externa

A grande vantagem da área de serviço externa é que comumente é uma área de serviço no quintal amplo sobrado muito mais espaço para instalação de armários o que ajuda na organização do ambiente.

Mas algo muito importante na área de serviço externa é montar uma parte coberta para você instalar a máquina de lavar roupas e também para colocar varais extras que podem ser usados em dia de chuva. 

decoração para área de serviço externa com varanda gourmet Foto Pinterest
8. Decoração para área de serviço externa com varanda gourmet – Foto: Pinterest

Área de serviço simples

Não é porque você tem uma área de serviço simples que ela precisa ser mal decorada ou mal organizada, não é mesmo? Para a área de serviço simples a principal dica é investir em armários multiuso com espaço já reservado para guarda vassouras, baldes e rodos.

Além disso, o mais interessante para decoração da área de área de serviço simples e organizada é investir em cores claras e neutras que vão trazer sensação de amplitude e de um ambiente mais limpo. 

E lembre-se também de usar nichos, prateleiras e ganchos que vão garantir uma área de serviço simples e organizada com tudo sempre no seu devido lugar.

Área de serviço integrada à cozinha Projeto de Viviane Amaral dos Santos
9. Caso não dê para separar, abrace a integração. No projeto de Viviane Amaral dos Santos, o uso dos azulejos une os ambientes

Área de serviço moderna

A principal característica do modelo de área de serviço moderna fica por conta da funcionalidade nesse ambiente. Além do armário de área de serviço moderna que costuma vir com divisórias planejadas para atender suas necessidades, esse modelo de área de serviço moderna também pode contar com varal motorizado que sobe e desce apenas quando você precisar. 

Além disso, a área de serviço moderna também deve contar com bom eletrodomésticos como uma lava e seca e ainda com uma bancada que você poderá usar para passar roupas ou ainda para separar a roupa suja da roupa limpa.

Área de serviço integrada à cozinha com armário flutuante Projeto de Zark Studio Lab Serviços
10. Mesmo tento pouco espaço, o projeto de Zark Studio usou um armário flutuante para ter algum espaço de armazenamento

Confira nossa galeria com mais modelos de área de serviço para se inspirar

Área de serviço com varal de teto Projeto de Fatima Camach
11. Área de serviço com varal de teto. Projeto de Fatima Camach
Área de serviço com armário com cabideiro Projeto de Ana Luisa Previde
12. O armário de área de serviço com cabideiro otimiza o espaço. Projeto de Ana Luisa Previde
Área de serviço com porta dobrável Projeto Condecorar
13. Se não tiver muito espaço, mas ainda assim quiser separar os espaços, a porta dobrável é uma alternativa. Projeto Condecorar
Área de serviço branca com revestimento listrado Projeto de Idealizzare Arquitetura
14. Cores claras dão maior sensação de amplitude, mas nada impeça que você brinque um pouco, como neste projeto de Idealizzare Arquitetura que tem a parede listrada
Área de serviço com armários Projeto de Danyela Correa
15. Aproveite os espaços que tiver disponíveis para aumentar seu poder de armazenamento e organização. Projeto de Danyela Correa
Área de serviço com tanque branco Projeto de Studio Ecoara
16. Aqui, vemos uma área de serviço compacta, mas bonita. Projeto de Studio Ecoara
Área de serviço em tons de cinza Projeto de Condecorar
17. O uso de plantas pode dar mais vida ao ambiente. Projeto de Condecorar
Área de serviço com móvel sob medida Projeto de Enzo Sobocinski
18. No projeto de Enzo Sobocinski, área de serviço conta com um móvel feito exatamente para a máquina de lavar
Área de serviço com móvel sob medida Projeto de Enzo Sobocinski
19. Outro ângulo do projeto de Enzo Sobocinski
Área de serviço com móvel sob medida Projeto de Enzo Sobocinski
20. Com a tampa fechada, não há como saber que a máquina de lavar se esconde ali
Área de serviço com várias pequenas prateleiras Projeto de Helena Rodrigues Cavalcanti
21. Área de serviço com várias pequenas prateleiras. Projeto de Helena Rodrigues Cavalcanti
Área de serviço integrada com cozinha Projeto de Archduo
22. Aqui, a área de serviço é integrada à cozinha, mas há uma divisão mais natural pois a planta é em L. Projeto de Archduo
Área de serviço com armário embutido Projeto de Condecorar
23. O armário embutido economiza espaço. Projeto de Condecorar
Área de serviço com armários de estilos diferentes. Projeto de Larissa
24. Você pode brincar com os materiais e cores dos armários, dando mais estilo à área de serviço. Projeto de Larissa
Área de serviço com parede com textura Projeto de Maira Ritter
25. Área de serviço com parede com textura. Projeto de Maira Ritter
Área de serviço escondida por armário Projeto de Maria Paula Zorowich
26. Uma opção que tem sido bastante usada é a área de serviço dentro de um armário. Projeto de Maria Paula Zorowich
Área de serviço com armário de madeira amplo Projeto de Ina Arquitetura
27. Com um armário tão amplo, com certeza há espaço de sobra para organização e armazenamento. Projeto de Ina Arquitetura
Área de serviço com armário em toda a parede Projeto de Cyntia Sabat
28. Entretanto, ter a possibilidade de ter um armário em toda a parede é a realidade de poucos. Projeto de Cyntia Sabat
Área de serviço com armário grande Projeto de Patricia Azoni
29. Mas, se você pode ter um, com certeza sua área de serviço será mais facilmente organizada e até mesmo aproveitada. Projeto de Patricia Azoni
Área de serviço com móveis planejados Projeto de BL Arquitetura Interiores
30. Porém, mesmo com pouco espaço, é possível usar bem os poucos metros quadrados disponíveis. Projeto de BL Arquitetura Interiores
Área de serviço entre cozinha e banheiro Projeto de Patricia Kolanian
31. Áreas de serviço costumam ser dominadas por tons claros. Projeto de Patricia Kolanian
Área de serviço simples Projeto de Marel
32. Se a sua área de serviço for servir apenas ao objetivo de lavar roupas, algo simples assim já basta. Projeto de Marel
Área de serviço com armários brancos e bancada preta Projeto de Condecorar
33. Decoração em preto e branco. Projeto de Condecorar
Área de serviço com armários e cestos organizadores Projeto de Marel
34. O uso de cestos organizadores pode ser bem útil. Projeto de Marel
Área de serviço com armários nicho e bancada Projeto de Joel Caetano Paes
35. A bancada pode servir também como uma superfície para passar as roupas. Projeto de Joel Caetano Paes
Área de serviço com muitos armários Projeto de Marel
36. Neste projeto de Marel, o espaço é limitado, mas muito bem aproveitado
Área de serviço Projeto de Condecorar
37. Aproveitando o espaço vertical, de um lado o armário flutuante e do outro o varal de teto. Projeto de Condecorar
Área de serviço com janela para a cozinha Projeto de Meyer Cortez
38. Olha que ideia interessante, a área de serviço tem uma janela para a cozinha. Projeto de Meyer Cortez
Área de serviço com armário azul e branco Projeto de Anny Maciel
39. O armário de área de serviço armário e azul fez toda a diferença no ambiente. Projeto de Anny Maciel
Área de serviço com armário flutuante. Projeto de Teresinha Nigri
40. O armário flutuante com cabideiro pode ser exatamente o que você precisa. Projeto de Teresinha Nigri
Área de serviço com armários Projeto de Serra Vaz Arquitetura
41. Além de aproveitarem bem os espaços, os armários flutuantes também liberam o chão, facilitando a limpeza. Projeto de Serra Vaz Arquitetura
Área de serviço com bancada de mármore Projeto de Marcelo Rosset
42. A bancada de mármore deu mais sofisticação ao cômodo. Projeto de Marcelo Rosset
Área de serviço com cabideiro extenso Projeto de Tetriz Arquitetura
43. Área de serviço com cabideiro extenso. Projeto de Tetriz Arquitetura
Área de serviço com porta de correr Projeto de Juliana Pippi
44. Área de serviço com porta de correr. Projeto de Juliana Pippi
Área de serviço azul com pastilhas brancas Projeto de Studio Due Arquitetura
45. O azul na parede ficou bonito em contraste com as pastilhas brancas. Projeto de Studio Due Arquitetura
Área de serviço com máquina de lavar e bancada de granito Projeto de Condecorar
46. A bancada de granito sobre a máquina e o armário é uma superfície estra para guardar coisas. Projeto de Condecorar
Área de serviço com papel de parede com estampa de bolhas Projeto de Lugama
47. Você pode também usar papel de parede na sua área de serviço. Projeto de Lugama
Área de serviço com pastilhas azuis Projeto de Juliana Pippi
48. Veja a diferença que as pastilhas azuis fazem. Projeto de Juliana Pippi
Área de serviço com piso preto Projeto de Laura Santos
49. Há também a possibilidade de ter um piso diferente. Projeto de Laura Santos