Muitas vezes deixada de lado na hora de pensar a decoração da casa, a área de serviço é sim um local importante na residência. E apesar dos moradores não passarem tanto tempo por ali, é inegável o papel da área de serviço na limpeza e organização do lar.
A grande maioria das áreas de serviço decorada tem poucos metros quadrados, principalmente nos apartamentos mais novos onde é projetada a cozinha com área de serviço. E isso pode acabar dificultando de certa forma o uso desse local, pois corre o risco de se tornar um “cantinho da bagunça”, com objetos diversos misturados.
Por isso, hoje vamos dar dicas de como organizar a área de serviço decorada para trazer mais funcionalidade e beleza para esse ambiente.
1. Saiba como ter uma área de serviço organizada. Projeto de Ornare
Leia mais:
Como fazer uma boa área de serviço?
Para fazer uma boa área de serviço é preciso levar uma série de fatores em consideração como o tamanho disponível, tipos de móveis, se ela é integrada a outros ambientes da casa e assim por diante.
Mas para tirar suas dúvidas de como fazer uma boa área de serviço basta acompanhar nossas dicas abaixo.
2. O tamanho da área de serviço também pode ser levado em conta nesse primeiro momento. Projeto de Universo Decor
Defina as funções da sua área de serviço
É bem comum encontrar quem use a área de serviço como um espaço para guardar coisas aleatórias, e é aí que está o grande erro para uma área de serviço decorada bem organizada.
Para evitar bagunça e tornar a sua área de serviço um espaço mais funcional é importante definir exatamente para quais atividades vai utilizar esse espaço. Vai ser apenas um ambiente para instalar a máquina lava e seca, algo como uma lavanderia? Vai armazenar produtos de limpeza? Também vai passar suas roupas na área de serviço? É uma cozinha com área de serviço integrada?
Essa dica é muito importante, pois é a partir dessa definição que você começará a pensar em formas de aproveitar cada metro quadrado que tem disponível nesse ambiente, conseguindo assim focar exatamente nos seus objetivos.
3. Este armário de área de serviço é útil de várias maneiras. Projeto de Ana Luisa Previde
Escolha móveis para área de serviço multifuncionais
Como o espaço da área de serviço costuma ser bem limitado, o uso de móveis para móveis para área de serviço e objetos multifuncionais é algo muito bem-vindo. Por exemplo, hoje em dia é possível encontrar no mercado modelos de armário de área de serviço que já vem com cabideiro e até mesmo com tábua de passar roupa embutida, o que deixa a sua área de serviço simples e organizada muito mais funcional.
E além do armário de área de serviço você também pode usar ganchos, prateleiras e suportes para colocar roupas passadas ou ainda para guardar itens como vassouras e rodos. E lembre-se de que os organizadores também são super úteis para essas finalidades, desde guardar produtos de limpeza até para separar roupas limpas e sujas.
4. Área de serviço integrada à cozinha. Projeto de Sartori Design
E como falamos acima, há diferentes modelo de área de serviço que são integradas à cozinha ou mesmo ao banheiro de serviço. Nesse caso o mais interessante é saber aproveitar ambos os espaços para aumentar o poder de organização e armazenamento nos ambientes.
Aproveite o espaço vertical da área de serviço
Outro ponto a ser levado em consideração na hora de organizar sua área de serviço planejada é saber usar o espaço vertical, ou seja, as paredes e até mesmo o teto. Para isso, é interessante escolher modelos de armário multiuso altos e também é válido instalar itens como prateleiras, nichos e porta-objetos nas paredes.
Além disso, invista em modelos de varal de teto ou aqueles que são sanfonados de parede, pois eles não vão atrapalhar o aproveitamento de espaço da área de serviço simples e pequena.
5. Aqui, vemos armários de área de serviço que vão praticamente até o teto. – Foto: Ana Luisa Previde
Modelos de área de serviço
Pode ser que você não saiba, mas há vários modelos de área de serviço como a cozinha com área de serviço, a área de serviço externa, área de serviço planejada e assim por diante.
E claro que cada um tem suas próprias peculiaridades que podem se encaixar melhor em suas necessidades. Por isso, veja abaixo, os modelos de área de serviço.
6. Nem sempre o espaço será suficiente para colocar os eletrodomésticos lado a lado. Projeto de Casa Cor 2016
Cozinha com área de serviço
A cozinha com área de serviço é muito comum em apartamentos devido a falta de área externa, e ao contrário do que você possa imaginar, é sim possível unir esse dois ambientes e criar uma decoração bonita e harmônica.
Aqui o mais interessante é investir em uma área de serviço planejada, pois assim os armários de cozinha e o armário da área de serviço vão ser projetados na mesma cor, design e acabamento dando continuidade aos ambientes.
No entanto, você também pode investir em um projeto de área de serviço planejada com divisória entre os ambientes que pode ser feita de vidro, cobogó, porta de correr entre outros. Por isso escolha a que tem mais a ver como seu estilo de decoração.
7. Em alguns apartamentos, mal existe uma área de serviço propriamente dita. Projeto de Danyela Correa
Área de serviço externa
A grande vantagem da área de serviço externa é que comumente é uma área de serviço no quintal amplo sobrado muito mais espaço para instalação de armários o que ajuda na organização do ambiente.
Mas algo muito importante na área de serviço externa é montar uma parte coberta para você instalar a máquina de lavar roupas e também para colocar varais extras que podem ser usados em dia de chuva.
8. Decoração para área de serviço externa com varanda gourmet – Foto: Pinterest
Área de serviço simples
Não é porque você tem uma área de serviço simples que ela precisa ser mal decorada ou mal organizada, não é mesmo? Para a área de serviço simples a principal dica é investir em armários multiuso com espaço já reservado para guarda vassouras, baldes e rodos.
Além disso, o mais interessante para decoração da área de área de serviço simples e organizada é investir em cores claras e neutras que vão trazer sensação de amplitude e de um ambiente mais limpo.
E lembre-se também de usar nichos, prateleiras e ganchos que vão garantir uma área de serviço simples e organizada com tudo sempre no seu devido lugar.
9. Caso não dê para separar, abrace a integração. No projeto de Viviane Amaral dos Santos, o uso dos azulejos une os ambientes
Área de serviço moderna
A principal característica do modelo de área de serviço moderna fica por conta da funcionalidade nesse ambiente. Além do armário de área de serviço moderna que costuma vir com divisórias planejadas para atender suas necessidades, esse modelo de área de serviço moderna também pode contar com varal motorizado que sobe e desce apenas quando você precisar.
Além disso, a área de serviço moderna também deve contar com bom eletrodomésticos como uma lava e seca e ainda com uma bancada que você poderá usar para passar roupas ou ainda para separar a roupa suja da roupa limpa.
10. Mesmo tento pouco espaço, o projeto de Zark Studio usou um armário flutuante para ter algum espaço de armazenamento
Confira nossa galeria com mais modelos de área de serviço para se inspirar
11. Área de serviço com varal de teto. Projeto de Fatima Camach
12. O armário de área de serviço com cabideiro otimiza o espaço. Projeto de Ana Luisa Previde
13. Se não tiver muito espaço, mas ainda assim quiser separar os espaços, a porta dobrável é uma alternativa. Projeto Condecorar
14. Cores claras dão maior sensação de amplitude, mas nada impeça que você brinque um pouco, como neste projeto de Idealizzare Arquitetura que tem a parede listrada
15. Aproveite os espaços que tiver disponíveis para aumentar seu poder de armazenamento e organização. Projeto de Danyela Correa
16. Aqui, vemos uma área de serviço compacta, mas bonita. Projeto de Studio Ecoara
17. O uso de plantas pode dar mais vida ao ambiente. Projeto de Condecorar
18. No projeto de Enzo Sobocinski, área de serviço conta com um móvel feito exatamente para a máquina de lavar
19. Outro ângulo do projeto de Enzo Sobocinski
20. Com a tampa fechada, não há como saber que a máquina de lavar se esconde ali
21. Área de serviço com várias pequenas prateleiras. Projeto de Helena Rodrigues Cavalcanti
22. Aqui, a área de serviço é integrada à cozinha, mas há uma divisão mais natural pois a planta é em L. Projeto de Archduo
23. O armário embutido economiza espaço. Projeto de Condecorar
24. Você pode brincar com os materiais e cores dos armários, dando mais estilo à área de serviço. Projeto de Larissa
25. Área de serviço com parede com textura. Projeto de Maira Ritter
26. Uma opção que tem sido bastante usada é a área de serviço dentro de um armário. Projeto de Maria Paula Zorowich
27. Com um armário tão amplo, com certeza há espaço de sobra para organização e armazenamento. Projeto de Ina Arquitetura
28. Entretanto, ter a possibilidade de ter um armário em toda a parede é a realidade de poucos. Projeto de Cyntia Sabat
29. Mas, se você pode ter um, com certeza sua área de serviço será mais facilmente organizada e até mesmo aproveitada. Projeto de Patricia Azoni
30. Porém, mesmo com pouco espaço, é possível usar bem os poucos metros quadrados disponíveis. Projeto de BL Arquitetura Interiores
31. Áreas de serviço costumam ser dominadas por tons claros. Projeto de Patricia Kolanian
32. Se a sua área de serviço for servir apenas ao objetivo de lavar roupas, algo simples assim já basta. Projeto de Marel
33. Decoração em preto e branco. Projeto de Condecorar
34. O uso de cestos organizadores pode ser bem útil. Projeto de Marel
35. A bancada pode servir também como uma superfície para passar as roupas. Projeto de Joel Caetano Paes
36. Neste projeto de Marel, o espaço é limitado, mas muito bem aproveitado
37. Aproveitando o espaço vertical, de um lado o armário flutuante e do outro o varal de teto. Projeto de Condecorar
38. Olha que ideia interessante, a área de serviço tem uma janela para a cozinha. Projeto de Meyer Cortez
39. O armário de área de serviço armário e azul fez toda a diferença no ambiente. Projeto de Anny Maciel
40. O armário flutuante com cabideiro pode ser exatamente o que você precisa. Projeto de Teresinha Nigri
41. Além de aproveitarem bem os espaços, os armários flutuantes também liberam o chão, facilitando a limpeza. Projeto de Serra Vaz Arquitetura
42. A bancada de mármore deu mais sofisticação ao cômodo. Projeto de Marcelo Rosset
43. Área de serviço com cabideiro extenso. Projeto de Tetriz Arquitetura
44. Área de serviço com porta de correr. Projeto de Juliana Pippi
45. O azul na parede ficou bonito em contraste com as pastilhas brancas. Projeto de Studio Due Arquitetura
46. A bancada de granito sobre a máquina e o armário é uma superfície estra para guardar coisas. Projeto de Condecorar
47. Você pode também usar papel de parede na sua área de serviço. Projeto de Lugama
48. Veja a diferença que as pastilhas azuis fazem. Projeto de Juliana Pippi
49. Há também a possibilidade de ter um piso diferente. Projeto de Laura Santos
50. Aqui, a área de serviço divide espaço com a cozinha. Projeto de Archduo
51. Os armários baixos e o flutuante aproveitam o espaço disponível. Projeto de Danyela Correa
52. Esses armários verdes deram um charme a mais para o ambiente
53. Área de serviço com cabideiros. Projeto de Cristina Lembi
54. Abundância de armários. Projeto de Archdesign
55. Papel de parede florido, delicado e diferente. Projeto de Iara Kilaris
56. Área de serviço com parede verde. Projeto de Laura Santos
57. Algumas pessoas aproveitam a área de serviço também como espaço para pets. Projeto de Lucia Stuhlberger
58. Armários planejados ajudam a aproveitar melhor o espaço. Projeto de Janaina Leibovitch
59. Se tiver espaço suficiente, por que não fazer um jardim vertical? Projeto de Marilia Pellegrini
60. Neste projeto, os armários aéreos têm nichos embutidos. Projeto de Joia Bergamo
61. Área de serviço com mensagem divertida na parede. Projeto de Karol Suguikawa
62. O vidro estampado deixa a área muito mais bonita. Projeto de Aquiles Nicolas Kilaris
63. Área de serviço com armário de madeira. Projeto de Marel
64. Área de serviço com bancada e cabideiro. Projeto de Marel
65. Área com decoração branca. Projeto de Marel
66. Decoração minimalista. Projeto de Marel
67. Área de serviço colorida com máquina de lavar embutida. Projeto de Juliana Pippi
68. Armários e bancada pretos. Projeto de Natalia Siper
69. Armários cinzas e cestas organizadoras. Projeto de Fabricio Cardoso
70. Os armários brancos são uma escolha segura para a área de serviço. Projeto de Paula Correa Pereira