Viva Decora Home Shop

Use a Tinta Lousa e Ganhe Criatividade nos Ambientes

Categorias: Tendências

Dá para ter um quadro negro igual ao da escola dentro da sua cozinha. Calma, ninguém está querendo te forçar a estudar — trata-se de decoração. É a tinta lousa, que pode ser usada em vários ambientes da casa, de acordo com o gosto de cada um. Ela traz um ar de inovação e permite modificar o espaço todos os dias de acordo com a criatividade que o morador tem com o giz, desenhando ou escrevendo.

1. A tinta lousa permite mudar a decoração sempre

“Usando na cozinha, pode deixar anotado o cardápio da semana, fazer a lista de compras, escrever receitas, desenhos e inclusive frases bacanas. As áreas de lazer e espaços gourmet ganham um toque de modernidade e identidade. Caso tenha o perfil de receber em casa, os amigos podem deixar recados ou fazer desenhos nessa parede”, explica a arquiteta Gabriela Brasil.

2. Você também pode usar a tinta lousa no quarto

Segundo ela, o banheiro e o lavabo são ambientes inusitados e interessantes para aplicar a tinta lousa e fazer ilustrações. “A vantagem da tinta lousa é ser totalmente mutável, de acordo com a intenção do momento. Pode apagar sempre que quiser e colocar outra coisa no lugar”.

Para o arquiteto Fábio Moraes de Oliveira, a aplicação na cozinha alegra o ambiente. “Mas pode, também, ser usada em uma das paredes do escritório, onde desenhos ou informações sobre o ofício podem ser deixadas para integração com os clientes. Outro lugar bem interessante é aquele ambiente de meditação ou leitura na casa”.

Oliveira lembra que jamais essa tinta deve ser aplicada em ambientes externos, enquanto Gabriela acha que a sala de estar também não é apropriada. “Mas, no geral, a tinta lousa pode ser usada em praticamente todos os ambientes, porém não é indicada para superfícies plásticas ou metálicas”.

3. Com a tinta lousa, você tem a possibilidade de escrever suas receitas nas paredes da cozinha

O arquiteto diz que aplicar em portas é uma boa: “Tanto nas dos armários, quanto nas dos ambientes”. Já a arquiteta vai além: “Se o espaço for pequeno e não tiver como pintar uma parede, pode usar a porta ou um dos lados de um móvel para aplicar a tinta lousa”.

4. Da parede às portas, descubra onde fica melhor aplicar a tinta lousa no seu ambiente

Como escolher a tinta lousa

Gabriela Brasil ensina que a tinta lousa mais indicada é a acrílica fosca, preferencialmente nos tons verde ou preto. “O uso de tons mais escuros são os mais indicados, pois permitem que o giz apareça melhor na hora de desenhar. Caso a pessoa tenha alergia ao pó do giz, existem canetas de giz e giz antialérgico”.

5. Seus amigos também podem deixar recados na parede pintada com tinta lousa

Fábio Moraes de Oliveira vai na mesma linha. “Ela é um elemento na decoração, pode ser uma cor de destaque, normalmente mais escura do que a do ambiente”.

6. Você pode fazer arte com a base de tinta lousa

Texto feito em parceria com o Zap em Casa.

Voltar ao topo -.-