Cores de Tintas: Como Combinar Cores nos Ambientes
Construção e ReformaPara combinar cores nos ambientes você precisa conhecer um pouco o círculo cromático e ter em mente que móveis e objetos de decoração também fazem parte do processo; mas como escolher entre tantas opções de cores de tintas disponíveis no mercado? E quais são os melhores tons para cada ambiente? Separamos algumas dicas e ferramentas para facilitar sua escolha, afinal uma nova pintura pode ser a solução ideal para repaginar a decoração da casa sem ter de fazer uma reformar ou trocar móveis; além de ser uma opção bastante econômica.

Cores de parede podem ser escolhidas usando paletas guia
A escolha de cores de tinta para as paredes pode transformar completamente os ambiente, assista ao video e aprenda os truques!
Harmonizando as cores com o círculo cromático
O círculo cromático é uma ferramenta de estudo e harmonização de cores. Nele, as cores ficam lado a lado dentro de um círculo, na mesma ordem que aparecem no espectro cromático. As cores são classificadas dentro desse formato e essa classificação nos ajuda a entender como uma cor pode ser combinada com a outra. Essa mesma classificação pode ser utilizada na hora de decorar ambientes e escolher as cores parede.

Para harmonizar diferentes cores de casas e ambientes, guie-se com o círculo cromático.
Classificação das cores no círculo cromático
Cores primárias: São elas o azul, o amarelo e o vermelho; recebem esse nome pois dão origem as demais cores. Como na escolinha infantil, quando misturávamos cores de guache. Elas podem ser combinadas com tons neutros como o cinza, o branco, o preto, tons de madeira e marrom.

As cores de parede ou de móveis podem ser primárias e vibrantes. Projeto de Enzo Sobocinski.

Mais discretas, as cores primárias não precisam ser cores de parede, e sim em elementos pontuais.
Cores Secundárias: Laranja, Verde e Roxo. São a mistura entre duas primárias (amarelo + vermelho = laranja, etc). Podem ser combinadas com cores terciárias, cores neutras ou combinadas tom sob tom.

As secundárias laranja e verde foram harmonizadas nessa área externa.
Cores Terciárias: São as cores obtidas da mistura entre duas cores secundárias, as variações de tons. Elas podem ser harmonizadas entre si, de maneira monocromática ou combinadas utilizando tríades.

Os tons terciários encontram-se no projeto de Lore Arquitetura.
Cores Análogas: São as cores próximas a uma cor no círculo cromático, por exemplo: As cores análogas do amarelo são o vermelho e o laranja; as cores análogas ao rosa são o vermelho e o roxo, etc. Essa harmonização resulta em combinações mais suaves.

As análogas rosa e roxo foram a aposta de Carlos Zaranzza em seu projeto.

As análogas amarelo, laranja e verde encontram-se na varanda de Adriana Fontana.
Cores Complementares: Esse nome é dado a duas cores opostas dentro do círculo cromático: Vermelho e verde, Laranja e Azul, Amarelo e Roxo, etc. Essa combinação resulta em um máximo contraste entre cores, produzindo um efeito vivo e forte nos ambientes.

A vibrante combinação das complementares laranja e azul encontra espaço no projeto de Maria Eunice Fernandes.
Cores Frias X Cores Quentes: Como o nome diz, são as cores que transmitem ou não a sensação de calor; imagine uma linha dividindo o circulo cromático ao meio. As cores quentes são o vermelho, amarelo, laranja e tons próximos como o rosa. As frias são o verde, os tons de azul, roxo e tons mais escuros como azul marinho e marrom. As cores de casas quentes deixam o ambiente mais vivo, enérgico enquanto as cores de casas frias deixam o clima mais aconchegante.

O projeto da Casa de Veraneio de Rico Mendonça harmoniza as cores frias: azul, verde e roxo.

Outra combinação de cores de parede frias, projeto de Estúdio Sespede Arquitetos.

Cores quentes encontram-se no projeto da Lore Arquitetura.
Cores Neutras: Essa harmonização é a grande preferência na hora da decoração de cozinha, seja na escolha de cores de paredes ou de móveis. Isso justamente por possibilitar diferentes combinações de acessórios e objetos de diversas cores e nunca enjoar o morador de sua escolha. As cores neutras são o branco, o cinza, o preto, o bege e o marrom. Um bom exemplo é a sala de estar abaixo.

A clássica combinação de cores neutras foi a escolha de Patricia Kolanian Pasquini para seu projeto de 220m² em Campo Belo.
Monocromia: Consiste na escolha de diferentes tons de uma mesma cor. Por exemplo, o azul e suas variações do mais claro ao mais escuro, com o marinho e o azul turquesa, por exemplo.. É outra técnica de harmonização de cores queridinha na decoração, pela sua facilidade de aplicação.

Monocromia de azul foi a escolha do Estudio Sespede.
Assista a esse vídeo com dicas de cores de tintas
As sensações e significados das cor
As diferentes cores de tinta, cores de casas, cores de parede e mesmo de objetos provocam sensações psicológicas diferentes, instigando sentidos, habilidades de comunicação ou mesmo favorecendo um humor mais calmo ou agressivo. Veja abaixo um resumo do significado das cores e saiba escolha como as cores de casas para o seu lar, inclusive de objetos de decoração como os quadros para sala, com base naquilo que quer passar visualmente para sua família e para os seus convidados.
Vermelho
Forte e marcante, é uma cor que traz vitalidade e eleva a autoestima nas pessoas e nos ambientes. A dica é mesclar diferentes tons para não sobrecarregar o espaço. O vermelho na cozinha, como na bancada de cozinha abaixo, aguça o paladar, instiga a fome e traz mais prazer no momento das refeições.
Palavras-chave: CALOR , PAIXÃO, VIGOR, FORÇA, ENERGIA

Cores de casas podem ser variadas conforme o ambiente. Projeto de Carolina Mota.

Se não quiser investir nos tons de vermelho para cores de parede, aposte nos detalhes. Projeto de Marcelo Rosset.
Laranja
Essa cor aquece e alegra os espaços; estimula a comunicação e criatividade e também o apetite. Utilize em acessórios e objetos para não pesar o ambiente.
Palavras-chave: ALEGRIA, ENERGIA, VITALIDADE, CRIATIVIDADE

As cores de casas podem ser baseadas em tons quentes, como o laranja. Projeto de Rico Mendonça

Para cores de paredes de casas de praia, escolha o laranja! Projeto de Pepita Vidal Bacchin
Amarelo
Cor da luminosidade e da juventude, o amarelo transmite energia e estimula a concentração, comunicação e inspiração. O amarelo é a cor do sol, investir em cores para casa amarelas é ideal para ambientes escuros ou sem janelas.
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO, OTIMISMO, INSPIRAÇÃO, ENERGIA

Aposte em cores de casas amarelas para um efeito luminoso. Projeto de Casa Aberta.

Você pode escolher cores de parede ou pastilhas amarelas no banheiro. Projeto de Marina Carvalho.

Os azulejos podem ser uma opção criativa para cores de parede na cozinha. Projeto de Adriana Fontana.
Verde
É a cor da natureza, da fertilidade e do crescimento. Ótima para renovar as energias, também está associada à boa saúde. Combinada com outros tons terrosos, como o marrom, o terracota o bege, pode ficar mais discreta.
Palavras-chave: RECOMEÇOS, CRESCIMENTO, PROSPERIDADE, SAÚDE

Escolha cores de parede verde para um ambiente diferente. Projeto de Brunete Fraccaroli.

Escolha os verdes como cores de casas para diferenciar os ambientes. Projeto de Camila Chalon.
Azul
O azul transmite tranquilidade, harmonia e paz. A cor está associada também à sensação de segurança e ao lado mais racional e técnico.Os tons de azul são bem vindos nas cores de parede do quarto de casal e no quarto de bebê, para transmitirem o relaxamento e sensação de descanso necessários para o ambiente.
Palavras-chave: SERENIDADE, IMAGINAÇÃO, RELAXAMENTO, SEGURANÇA

As cores de parede azuis ficam bem na sala de jantar. Projeto de Luciane Mota.

Cores de casas nos tons de azul são boas para o relaxamento do quarto. Projeto de Anne Báril.
Roxo
A cor está associada às transmutações e ciclos de mudança, ao luxo, sobriedade e feminilidade. Invista em cores para casa e cores de parede roxas se você quer um ambiente suntuoso e bem fora do comum. Alie ao dourado para transmitir riqueza.
Palavras-chave: LUXO, INTUIÇÃO, TRANSMUTAÇÃO, MEDITAÇÃO

As cores de parede roxas na sala de jantar remetem à elegância. Projeto de Milla Holtz.

Cores de casas e cozinha em tons roxos fazem a diferença. Projeto de Camila Chalon.
Rosa
Cor do amor incondicional e da felicidade, o rosa é predominantemente feminino, está associado ao romantismo e transmite simpatia e delicadeza aos ambientes. O tradicional rosa é ideal para quartos de menina. Tons mais sóbrios são neutros e podem ficar bem em qualquer ambiente.
Palavras-chave: FEMINILIDADE, DOÇURA, FELICIDADE, DELICADEZA

Cores de parede nos tons de rosa são delicadas e harmoniosas. Projeto de Camila Chalon.

As cores de casas em tons rosados podem aparecer em detalhes que podem ser mudados depois. Projeto de Leticia Almeida.
Cinza
Símbolo de equilíbrio e solução de conflitos, nos ambientes internos vale mesclar o cinza com detalhes ou objetos coloridos dando um tom jovem à decoração. O cinza é uma tendência atual e muito procurado para cores de casas e aparece desde as cores de parede até móveis, objetos de decoração e pequenos detalhes.
Palavras-chave: EQUILÍBRIO, NEUTRALIDADE, AUTOCONTROLE, INDEPENDÊNCIA

Aposte no cinza para cores para casas. Remete à elegância e beleza clássica. Projeto de Kali Arquitetura.

Cores de parede cinza claro dão cor ao ambiente de forma discreta; Projeto de Rico Mendonça.

Combine os cinzas com cores mais vivas para destacar as cores de parede. Projeto de Conceição Estrela Pinto.
Marrom
Geralmente essa cor é utilizada através dos tons de madeira e revestimentos, mas pode marcar presença também com objetos de decoração. Transmite conforto e estabilidade e é excelente para diversas combinações em suas tonalidades – desde o bege ao marrom mais escuro. Também faz parte das cores de parede mais neutras e disponibiliza muitas opções de cor se escolhida para cores de casas.
Palavras-chave: ELEGÂNCIA, DISCRIÇÃO, CONFORTO, ESTABILIDADE

Tons de marrom e bege são ideais para cores de parede no quarto de casal. Projeto de Estúdio Sespede.

As cores de casas em tons de marrom combinam com verde mais terroso, branco e bege. Projeto de André Lenza.
Preto
Elegante e sofisticado. É um grande coringa quando usado nos detalhes, para destacar cores fortes ou combinado a cores neutras. Nas cores para casas, é indicado para ambientes maiores, pois tem a capacidade de diminuir. Transmite a mesma sensação nas cores de parede.
Palavras-chave: INTELIGÊNCIA, ELEGÂNCIA, FORÇA, PROTEÇÃO

O preto é uma das cores de parede com mais personalidade. Ideal para ambientes grandes. Projeto de Karen Pisacane.

O preto é neutro e combina com as demais cores para casas escolhidas por você. Projeto de Vivian Coser.

Aposte no preto para cores de casas em ambientes mais masculinos. Projeto de Kali Arquitetura.

O preto na cozinha substitui as cores de parede. Projeto de Fernanda Duarte.

Combinar o preto com outra cor mais viva é uma excelente alternativa na hora de escolher cores de casas. Projeto de Érica Salguero.

Invista em móveis coloridos combinados ao preto. Projeto de Mauricio Karam
Branco
O branco traz sensação de limpeza, claridade e amplitude. Pode ser usado para potencializar as outras cores da decoração do ambiente e trazer uma “sensação clean”. Entre as cores de casas, o branco é um dos mais escolhidos quando a intenção é transmitir luxo em ambientes total white.
Palavras-chave: PUREZA, HONESTIDADE, INOCÊNCIA, AMPLITUDE

Cores de parede e azulejos brancos ficam incríveis no banheiro. Projeto de 3K Arquitetura e Interiores

O papel de parede branco é uma ótima opção de cores de casas. Projeto de Deborah Basso

A sala estreita fica mais ampla com cores de parede brancas. Projeto de Dado Castello Branco

Escolher cores para casa em tons de branco e off white é uma opção bonita e segura. Projeto de Aquiles Nicolas Kilaris.
Facilite a escolha de cores de tintas através de aplicativos
Agora que você já sabe como combinar cores de parede e cores para casa e conhece as sensações que cada uma transmite falta escolher os tons exatos das cores de tintas para sua casa, o que ainda sim não é tão fácil, não é mesmo? Mas a tecnologia pode dar uma mãozinha! Alguns aplicativos para celulares apresentam paleta de cores de tintas, além de permitir a simulação através de uma foto da parede de sua casa.
Coral Visualizer
O aplicativo da coral permite a simulação de todo seu catálogo de cores de tintas. Basta tirar uma foto da sua parede utilizando seu smartphone e abrí-la com o aplicativo. Depois é só brincar e escolher as cores! O app está disponível tanto para iPhone quanto para Android.
Cores Suvinil e Crie Suvinil

O aplicativo Suvinil Cores está disponível para iPhone e Android.
A Suvinil dispões de dois aplicativos bem legais com suas cores para parede. O Cores Suvinil mostra todas as cores de tintas da Suvinil, seus nomes, a história de cada cor e as sensações que cada uma transmite. Já o Crie Suvinil permite a simulação das cores de tintas através da foto da parede da sua casa.
Paint Tester
O Paint Tester embora em inglês é bem simples de usar e assim como os outros aplicativos, ele simula as cores de tintas utilizando uma foto tirada com seu celular. A paleta de cores não é a mesma encontrada em lojas brasileiras mas você pode ter uma boa noção de como ficará a cor na sua casa.
Aplique Feng Shui
Você pode também escolher as cores de tintas das paredes baseando-se no Feng Shui: Cada cor está associada a um guá e é responsável por ativar a energia correspondente a ele. Acompanhe o infográfico abaixo e descubra a cor de cada guá:
Quer inserir esse infográfico de cores em seu blog ou site? Copie o Código Abaixo:
<a href="https://imagens-revista.vivadecora.com.br/uploads/2016/04/cores-de-tintas-feng-shui-infografico.jpg” alt="Aprenda a organizar seu guarda roupa com o Viva Decora"/></a></br> <p align="center">Publicado originalmente por <a href="https://www.vivadecora.com.br">Viva Decora</a></p>
Como escolher cores para cozinha
Agora que você já aprendeu bastante sobre as cores de tinta, vamos aprender um pouco como escolher cores para cozinha?
Ao escolher cores para cozinha você consegue deixa-la com uma decoração muito mais bonita e dependendo da cor é possível até deixar a cozinha mais iluminada. Como nós vimos acima, o amarelo traz mais energia e também auxilia na iluminação em ambientes mais escuros. Escolher cores para cozinha como o preto e o amarelo faz uma combinação muito legal.

Combinar cores para cozinha como preto e amarelo pode deixa-la mais elegante e iluminada
O vermelho também está entre as cores para cozinha que são muito utilizadas, afinal, ele aguça a fome e também traz mais prazer. Como o vermelho é uma cor muito forte, tente fazer combinações de cores para cozinha com o preto ou branco, assim, o local fica mais equilibrado.

O vermelho aguça o apetite, portanto, é uma das cores para cozinha mais utilizadas.
Abaixo você confere uma cozinha em tons de roxo e branco. A escolha de cores para cozinha deixou-a mais ampla, moderna e sofisticada.

A combinação de cores para cozinha deixou-a bem moderna e sofisticada.
Como nós vimos as cores para cozinha geralmente são as mais quentes, pois, elas aguçam o apetite e estimulam a criatividade, porém, se você quer uma cozinha com cores mais neutras e frias, não tenha medo de se arriscar. É possível encontrar cores para cozinha que sejam mais frias e que deixem o ambiente bem confortável e sofisticado. O marrom é uma dessas cores, ele remete a um ambiente elegante e bem aconchegante, ótimo para fazer refeições.

O marrom pode trazer o conforto e elegância que você busca para a sua cozinha
Como escolher cores para sala
Antes de escolher as cores para sala é necessário observar alguns detalhes como: o tamanho da sala, como são os móveis e que tipo de ambiente você está buscando.
Se você quer ter uma sala bem aconchegante e que transmita tranquilidade opte por cores para sala como o marrom e o azul, a combinação fica bem interessante como você pode observar abaixo, se possível utilize móveis de madeira para deixar o local ainda mais harmônico.

O azul junto com o marrom são cores para sala que refletem um ambiente confortável e relaxante.
O azul e o branco também são cores para sala bem neutras e que combinam super bem. A sala fica bem serena e intimista devido ao azul e o branco ajuda o ambiente ficar visualmente mais amplo e iluminado, é uma ótima combinação de cores para sala pequena.

A combinação de cores para a sala como o azul e branco dão sensação de serenidade e amplitude.
Se você quer uma sala que seja sofisticada e que também remeta a um ambiente delicado procure usar tons de rosa na decoração. A cor de rosa remete a feminilidade e nas cores para sala basta fazer um mix do rosa com o cinza, o preto ou o branco para trazer um pouco mais de sofisticação ao ambiente.

As cores para sala neutra juntas com o rosa garante um ambiente sofisticado e delicado ao mesmo tempo.
Também é possível usar cores quentes na sala. Tente combinar cores para sala como o vermelho e o branco e a harmonia fica muito bonita, pois, o branco vai trazer mais serenidade ao ambiente enquanto o vermelho trás mais alegria e vibração.

Você pode misturar cores quentes e frias para a sala balancear as energias da sala.
Confira mais inspirações de cores para cozinha e cores para sala

O branco como uma cor neutra garante uma cozinha bonita e bem elegante

O laranja trás mais alegria à decoração da cozinha

Utilizar o vermelho e detalhes de madeira na cozinha garante um ambiente moderno e confortável

As paredes amarelas deram mais vida e iluminação para a cozinha

A sala também pode usar o amarelo para parecer mais iluminada e alegre

A sala com cores neutras com o branco fica visualmente mais ampla

O tapete roxo garantiu um pouco um ambiente mais confortável para a sala em tons neutros

A parede preta deixou a sala com um ar muito sofisticado
Confira uma seleção de cores para se inspirar e deixar sua casa ainda mais bonita!

Infográfico – Cores de Tinta
Deixe um comentário
3 Comentários em "Cores de Tintas: Como Combinar Cores nos Ambientes"
[…] as cores podem ser combinadas entre si, com paredes pintadas em tons diferentes, e a mobília também pode fazer esse papel, mesclando-se […]
[…] decoração e circulação da casa. Ao optar por esse modelo de cozinha, é importante pensar nas cores para sala e nas cores para cozinha, afinal, elas devem estar em harmonia, mas não necessariamente precisam […]
Acho que o que mais falta nessas matérias é dizerem o nome das cores e de qual marca são. Chega na hora nem os arquitetos sabem dizer, Aí tem que fazer uma cor +/- parecida…