Viva Decora Home Shop

Apê Aposta em Paleta de Cores que Faz Referência ao Pássaro Canário

Categorias: Relato de Projeto

O “Apartamento Canário”, projeto assinado pela Rawi Arquitetura + Design, foi batizado com esse nome por conta da paleta de cores escolhida que traz uma mistura de tons de amarelo, verde e branco. Somado a essas cores, o escritório de arquitetura também remodelou alguns cômodos do imóvel e criou layouts mais flexíveis, modernos e integrados.

1. A paleta de cores escolhida traz uma mistura de tons de amarelo, verde e branco. Foto: Juliana Deeke

Análise do layout original e adequação de alguns ambientes

Localizado no bairro Vila Mariana – São Paulo, o apartamento de 75 m² tinha como layout original uma sala de estar estreita conectada a varanda, uma cozinha linear integrada a lavanderia, um banheiro e três quartos, sendo que um dos dormitórios se tratava de uma pequena suíte destinada a empregada, com acesso a lavanderia.

Logo, com base no layout original percebeu-se a necessidade de remodelar e adequar a função de alguns ambientes do apê, de maneira a torná-los mais flexíveis e dinâmicos.

2. O escritório de arquitetura remodelou alguns cômodos do imóvel e criou layouts mais flexíveis e integrados. Foto: Juliana Deeke

Por sua vez, a suíte destinada à lavanderia foi dividida em três espaços. Uma parte do dormitório foi transformada em um escritório e a porta de acesso foi realocada próxima a sala de jantar.

3. A suíte destinada à lavanderia foi dividida em três espaços. Foto: Juliana Deeke
4. Parte da suíte foi transformada em um escritório e a porta de acesso foi realocada próxima a sala de jantar. Foto: Juliana Deeke

Já a outra parte foi integrada ao banheiro que ao ter seu acesso voltado para outro quarto favoreceu a criação de uma suíte. Vale comentar, que a ampliação do banheiro permitiu a instalação de uma armário embutido com acabamento branco, ao qual serve de apoio para a sala de jantar, uma vez que sua estrutura ajuda na organização de livros e xícaras, além de servir de apoio para a cafeteira.

5. A ampliação do banheiro permitiu a instalação de uma armário embutido, ao qual serve de apoio para a sala de jantar. Foto: Juliana Deeke

Sala de estar, sala de jantar e cozinha integradas

Com a reforma, foi possível também aumentar a área de circulação do imóvel. A sala de estar ficou mais larga e o novo layout criado proporcionou uma maior integração entre as salas (sala de estar e jantar) e a cozinha. A ilha de concreto vazada e o pilar de concreto descascado agregou valor estético e favoreceu a conexão entre os cômodos.

6. A sala de estar ficou mais larga e o novo layout criado proporcionou uma maior integração. Foto: Juliana Deeke
7. A ilha de concreto vazada e o pilar de concreto descascado agregou valor estético ao imóvel. Foto: Juliana Deeke

Pisos e marcenarias auxiliam na composição do espaço

Tons de verde, amarelo e branco podem ser observados tanto nos pisos como nas marcenarias que auxiliam na composição da cozinha e dos dois banheiros do apartamento. 

Cozinha repaginada

O revestimento de piso para cozinha recebeu um ladrilho hidráulico na cor verde e a marcenaria responsável pela criação dos armários de cozinha foi dividida da seguinte forma: na parte inferior foi usada MDF fórmica na cor verde pastel, enquanto que na parte superior foi usado um MDF em carvalho, ao qual se conecta com o assoalho da sala.

8. A cozinha foi repaginada e recebeu ladrilho hidráulico na cor verde. Foto: Juliana Deeke

Banheiro clean e moderno

Os dois banheiros receberam ladrilhos hidráulicos amarelos no piso e a marcenaria feita sob medida também usou MDF carvalho, ou seja, seguindo o mesmo acabamento dos armários da cozinha.

9. Os dois banheiros receberam ladrilhos hidráulicos amarelos e marcenaria sob medida. Foto: Juliana Deeke

Guarda-corpo amarelo guia a decoração do apê

O apartamento canário está localizado no 12° andar e possui uma varanda aconchegante de onde é possível ter uma vista privilegiada do bairro. Porém neste espaço, além da vista deslumbrante, quem marca presença também é o guarda-corpo amarelo, característica estrutural do prédio, ao qual foi responsável por guiar a paleta de cores do apartamento.

10. O guarda-corpo amarelo, foi responsável por guiar a paleta de cores do apartamento. Foto: Juliana Deeke
Voltar ao topo -.-