Viva Decora Home Shop

Rosa: Como Cuidar, Significado da Flor e +10 Arranjos Lindos

Categorias: Flores e Plantas

A rosa é uma das flores mais cultivadas no mundo. Tradicional e símbolo do amor, é usada na decoração de jardins, para compor lindos arranjos, enfeitar festas de casamento e até ser um belo presente para seu amor. É a flor mais versátil que existe! 

A flor rosa pertence à família Rosaceae e conta com mais de 100 espécies e milhares de variações. Existe uma grande variedade de cores e tonalidades de rosas lindas para todos os gostos, como pode conferir a seguir. 

Quais significados correspondem às cores das rosas?

Cada cor possui um simbolismo especial. Por isso, é importante conhecer cada um deles na hora de escolher as melhores cores da rosa para decorar sua casa ou para presentear um amigo especial. Confira os principais!

Rosa vermelha

1. Rosas vermelhas são clássicas e simbolizam paixão e amor – Foto: Unsplash

As tradicionais rosas vermelhas simbolizam paixão e amor profundo. São perfeitas para entregar ao amor da sua vida!

Rosa amarela

2. Rosa amarela é perfeita para presentear amigos – Foto: Unsplash

Linda e alegre, a rosa amarela transmite amor platônico e amizade eterna. Sabe aquele amigo especial? As rosas amarelas são a escolha ideal para presentear essa pessoa.

Rosa azul

3. Rosas azuis são obtidas por meio de modificações genéticas ou coloração azul – Foto: Shutterstock

A rosa azul simboliza confiança, fidelidade, afeto, discrição, mistério, a busca pelo inatingível e amor.  

Rosas azuis podem ser criadas artificialmente através de modificações genéticas ou coloração de rosas brancas com pigmento. 

É possível encontrá-las em floriculturas especializadas e lojas online com preços que variam conforme a quantidade e o tipo de arranjo.

Rosa branca

4. A rosa branca pode ser usada para criar arranjos com outras flores – Foto: Unsplash

A rosa branca transmite pureza, paz e inocência. É perfeita para compor arranjos mais elaborados com outras flores e cores, trazendo equilíbrio para o décor com flores.  

Rosa cor de rosa

5. Rosa cor de rosa pode ser usada para presentear amigos, familiares e aquele grande amor – Foto: Unsplash

Super charmosa, a rosa cor-de-rosa representa gratidão, admiração, apreço e amor. São uma escolha popular para quem deseja expressar essas emoções para amigos, familiares ou aquele grande amor. 

Rosa violeta

6. Realiza, encanto e magia estão associados à rosa violeta – Foto: Unsplash

A rosa violeta significa encanto, magia e amor à primeira vista. Também está associada à realeza. 

Rosa laranja

7. Rosas laranjas sinalizam atração e interesse romântico – Foto: Unsplash

A rosa laranja simboliza entusiasmo, desejo e fascínio. Ela expressa uma energia vibrante e uma paixão intensa, sendo muitas vezes dada como um sinal de atração ou para expressar um interesse romântico. 

Como plantar rosas lindas? 

8. Antes do plantio das rosas, é preciso prepare o solo cavando um buraco de 40cm de fundo e 50cm de largura e enriqueça com composto orgânico ou adubo – Foto: Unsplash

Agora que você já sabe mais sobre as cores, chegou o momento de aprender como plantar rosas lindas no jardim. O primeiro passo é escolher o local do cultivo. O ideal é que seja um ambiente ensolarado e tenha uma boa drenagem. 

Depois, você pode seguir este passo-a-passo para plantar semente de rosas. Confira a seguir: 

  1. Misture 1 a 2 colheres de chá de água oxigenada 3% em 250 ml de água. Deixe as sementes rosas de molho nessa solução por uma hora para ajudar a reduzir a formação de fungos.
  2. Envolva as sementes umedecidas em papel toalha úmido e coloque na geladeira. Esse processo, conhecido como estratificação, é necessário para quebrar a dormência das sementes e prepará-las para a germinação.
  3. As sementes começam a germinar em entre quatro e 16 semanas. Durante esse tempo, mantenha o papel toalha úmido.
  4. Após a germinação, transfira as sementes para um copo com terra, se certificando de que haja um furo no fundo para drenagem. Quando as mudinhas atingirem cerca de 10 cm de altura, passe para um vaso maior ou para o local definitivo no jardim.

Além de seguir esse passo-a-passo, saiba que é preciso preparar a terra. Cave um buraco com uns 40 cm de fundo e 50 cm de largura e adicione composto orgânico ou adubo para enriquecer o solo.

Lembre-se de que o melhor período para o plantio de rosas é na primavera ou no outono, afinal, o clima é mais fresco e a terra está úmida. Então, escolha um lugar no seu jardim que pegue bastante sol e se prepare para ver as rosas florescerem. 

Como fazer muda de rosa? 

9. É preciso escolher um galho grosso para fazer a muda de rosa – Foto: Unsplash

Ganhou um buquê de flores de rosas vermelhas e quer transformá-la numa linda muda para deixar no vaso de casa? 

Para fazer uma muda de rosa de forma fácil, comece escolhendo um galho da sua roseira que seja grosso como um lápis. Depois, siga estes passos:

  1. Corte três estacas de cerca de um palmo de comprimento.
  2. Limpe as estacas, deixando duas folhas em cada uma.
  3. Corte garrafas pet ao meio e faça furos no fundo.
  4. Preencha com areia de construção ou terra e coloque a estaca bem no meio.
  5. A primeira rega deve ser abundante para assentar a areia ou a terra. Depois, mantenha úmido, mas sem encharcar.
  6. Coloque em local com luz indireta.
  7. Após dois meses, faça o transplante da muda. 

Como cuidar de rosas da forma certa? 

10. Soluções naturais podem ser eficazes contra doenças e fungos em rosas – Foto: Unsplash

O segredo para cultivar rosas saudáveis e exuberantes está na atenção aos detalhes, desde a escolha da variedade certa até a proteção durante os meses mais frios. Aqui vão algumas dicas para te ajudar:

Escolha da rosa

Primeiro, selecione variedades que se adequem ao seu clima e ao propósito desejado, seja para corte ou decoração. 

Preparo do solo

O solo ideal para rosas deve ser rico em nutrientes e bem drenado, com pH entre 6,0 e 6,5. Enriqueça o solo com composto orgânico ou esterco bem decomposto e um fertilizante de baixo teor de nitrogênio.

Rega

As rosas precisam ser regadas regularmente, mantendo as raízes úmidas, mas não as folhas. Use uma mangueira ou um esguicho para direcionar a água no solo, evitando molhar a folhagem para prevenir doenças fúngicas.

Poda

Realize podas anuais no final do inverno ou início da primavera para estimular o crescimento saudável e a floração. Remova galhos mortos ou doentes, além de aparar para manter a forma.

Proteção contra pragas e doenças

Cuide para evitar pragas, como pulgões, e doenças, como o oídio. Tratamentos naturais, como a mistura de 5% de leite de vaca cru e 95% de água, podem ser eficazes contra fungos. 

Fertilização

Fertilize as suas rosas a cada quatro a seis semanas durante a primavera com um fertilizante específico para rosas, seguindo as instruções do fabricante.

Proteção para o inverno

Em climas frios, proteja a base das plantas com palha ou materiais isolantes para evitar danos por conta da geada.

Pronto, você já sabe como cuidar de rosas! Esperamos que nossas dicas transformem seu jardim em um espaço de beleza e harmonia, repleto de cores e perfumes. 

E se precisar de ajuda, consulte um paisagista. Saiba que esse profissional pode selecionar as espécies certas de rosas para o seu jardim, além de criar um projeto para realçar a beleza do espaço. 

Agora que sabe mais sobre o assunto, aproveite que está por aqui e conheça a Viva Decora, a melhor loja online para construir e reformar a casa dos seus sonhos!

Voltar ao topo -.-