Viva Decora Home Shop

A Sala de Jantar : inspirações criativas

Categorias: Sala de Jantar

Texto escrito por  Ana Novak,  arquiteta do Studio Novak

Nada mais gostoso do que um bom papo, uma boa comida, um bom vinho, ótimas companhias e uma decoração maravilhosa envolvendo tudo isso. Essa área nobre da casa merece um cuidado todo especial. Engana-se quem pensa que basta escolher uma bela mesa e algumas cadeiras bonitas. A sala de jantar é muito mais que isso!

Para começar, o seu espaço vai ditar o tamanho e formato da mesa. Existem vários modelos, como as ovais e retangulares, para salas mais estreitas; as quadradas, para espaços mais amplos; e as redondas que ajudam na circulação.  Seja qual for a escolha, algumas medidas básicas devem ser levadas em conta, para garantir o conforto e a circulação necessários.

Certifique-se de ter um espaço entre o tampo da mesa e as paredes, de pelo menos 0,90 m. Se a sua sala comporta um aparador, o ideal é que entre o tampo e o móvel tenha um espaço de 1,20 m. Assim, temos o suficiente para afastamento confortável das cadeiras e para a circulação.

E a iluminação?

Essa é uma conversa a parte. O pendente pode ser o item mais impactante da sala. Apenas cuidado, para escolher uma peça (ou um mix) que não fique pequena ou grande demais para ao tamanho da mesa. A falta de proporção pode arruinar o ambiente. Seja qual for o pendente escolhido, a dica é que: a base dele esteja a mais ou menos a 1,50m do piso.

Quem disse que só de cadeiras vive uma sala de jantar? Dê vez aos bancos e poltronas. Se sua mesa for generosa, eles podem ser usados nas cabeceiras também.

O banco também é um artifício que pode ser usado quando falta espaço. Com a peça encostada a uma parede, ganhamos espaço para circulação.

 

As cadeiras podem reinar absolutas no ambiente, se forem diferentes. Seja nas cores, nos modelos ou as duas coisas. Mesa de jantar colorida pode? Sim! Desde que todo o resto seja neutro. Veja como é possível ousar sem ficar ‘over’:

Todas as cadeiras brancas, porém modelos diferentes.

 

Cadeiras diferentes e coloridas, lindo!

A casa pode e deve refletir o seu estilo. Do mais conservador ao moderno, passeando pelo contemporâneo, até o rústico.

Veja essa sala super correta e aconchegante, com aparador fininho ao fundo e composição de quadros.

Ambiente com mesa redonda, cadeiras e grande pendente com uma proposta mais industrial:

No apartamento com atmosfera mais masculina, foi usado o preto e o inox, mas com piso de madeira para aquecer e espelho para ampliar.

Sua sala é integrada com a cozinha? Perfeito. Da sua bancada, pode surgir uma mesa maravilhosa!

Mantendo as proporções das peças, as medidas mínimas de conforto e circulação e uma boa dose de bom gosto, não acharia estranho que a sala de jantar se tornasse o ambiente mais importante da casa, já que nasce com a vocação de unir a família e os amigos.

Voltar ao topo -.-