Viva Decora Home Shop

Varandas Decoradas: Profissionais dão Dicas Essenciais

Categorias: Piscina e Jardim

Ter um cantinho a céu aberto em grandes cidades torna-se um sonho de consumo. Por isso, as varandas são cada vez mais requisitadas nos apartamentos. Integradas ou muitas vezes transformadas em extensão do living, as varandas decoradas são verdadeiros espaços de convívio, mas para fazer jus a este status devem contar com alguns elementos.

A iluminação, por exemplo, deve ser tratada de forma diferente dos ambientes internos. Lanternas, arandelas, spots, pendentes, luminárias de piso e até mesmo velas deixam as varandas decoradas e muito mais charmosas e aconchegantes para receber.

Projeto de varanda decorada da dupla Gerson Dutra de Sá e Ana Lucia Salama

A escolha dos móveis também merece atenção. Se a varanda não tiver vidros, for toda aberta, é preciso investir em materiais resistentes às intempéries, próprios para áreas externas. As chaises são muito bem-vindas e são perfeitas para dar aquele toque especial às varandas decoradas. Há modelos para duas pessoas ou bem maiores, comportando até cinco pessoas de uma vez.

Pufes e banquetas são perfeitos para espaços compactos e varanda gourmet. Aposte em cores alegres para dar um ar descontraído ao ambiente. Se o espaço for maior, vale investir em espreguiçadeiras. Elas são muito confortáveis e algumas podem ser até desmontadas depois.

Varanda decorada coberta projetada por Gerson Dutra de Sá e Ana Lucia Salama

Se o tamanho da área não for empecilho, vale também lançar mão de uma mesa quadrada, que permite acomodar mais pessoas. Se o espaço for reduzido, a mesa redonda é a melhor opção, pois permite maior circulação.

O importante mesmo, antes de optar pela mobília para as varandas decoradas, é pensar em quantas pessoas vão utilizar esse espaço. Se a família é grande, é essencial planejar um espaço que acomode bem a todos. Nesse caso, por que não criar um espaço gourmet, com churrasqueira e até um bar se a área permitir?

O projeto luminotécnico e a decoração valorizaram a varanda decorada por Gerson Dutra de Sá e Ana Lucia Salama

Para quem mora em apartamento, a varanda representa também a possibilidade de ter mais contato com a natureza. Além de deixarem as varandas decoradas, as plantas e flores trazem mais qualidade de vida. Mas não é qualquer verdinha que se adapta a ambientes com pouca claridade.

A abertura da varanda ampliou o espaço da sala de estar. Projeto por Gerson Dutra de Sá e Ana Lucia Salama

Se a varanda estiver em um andar alto, com certeza terá sol, aí é mais fácil. Mas se não tiver muita luz, é preciso escolher espécies que se adaptam melhor à meia-sombra, como Palmeira-Ráfis, Pata de Elefante e Lança-de-São-Jorge. Agora, se o local contar com uma boa iluminação, vale investir em frutíferas como jabuticabeiras e outras plantas de sol como Palmeiras Fênix, Pleomele e Moreia Bicolor, que trará mais cor e vida ao jardim.

Varanda gourmet é um espaço a mais para você receber amigos e convidados. Projeto por Gerson Dutra de Sá e Ana Lucia Salama

 

Gerson Dutra de Sá e Ana Lucia Salama , autores deste texto, não costumam adotar um estilo único em seus projetos. Pelo contrário, procuram mesclar diversas referências, do clássico ao contemporâneo. Parceiros também na vida pessoal, Gerson e Ana formam uma dupla de sucesso. Para eles, cada projeto é único!

 

Veja mais algumas inspirações de  varandas decoradas

 

Varandas decoradas com elementos naturais trazem aconchego para o lar. Projeto por Krakowiak Tavares Arquitetura
Varandas Decoradas com plantas e móveis são aconchegantes
Varandas decoradas pequenas podem ser aconchegantes
Varandas decoradas com itens de madeira trazem um pouco da natureza para a sua casa
Varandas decoradas com futons são modernas e confortáveis
Varandas decoradas com piso de madeira e móveis de vime
Varanda com o pé direito duplo e fechamento de vidro
As salas com varandas decorada podem se tornar um cômodo a mais da casa
A varanda decorada é uma extensão do quarto de casal
Ter um espaço gourmet nas varandas decoradas é uma ótima opção para os apartamentos maiores
Varanda decorada com uma vista exclusiva
Os móveis de madeira e de vime são os preferidos para as varandas decoradas
Voltar ao topo -.-