1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Cobogó: 62 Maneiras de Deixar a Casa Mais Iluminada

Cobogó: 62 Maneiras de Deixar a Casa Mais Iluminada

Tipicamente brasileiro, o cobogó se popularizou na década de 1950, mas surgiu no Recife lá para o fim da década de 1920. O nome curioso é atribuído às primeiras sílabas dos sobrenomes dos criadores desse elemento vazado tão popular nas casas brasileiras. Amadei Coimbra (Co), Ernest Boeckman (bo) e Antônio de Góis (gó) eram engenheiros pernambucanos e projetaram um tipo de tijolo vazado, ideal para cobrir fachadas, mas permitindo a passagem de ar.

Aqui você vai ver dicas de como utilizar o cobogó na decoração e transformar os espaços deixando-os mais bonitos e bem decorados. Confira!

cobogó cerâmico preto Foto Anna Paula Moraes.

1. O cobogó deixa os ambientes diferentes e incríveis – Foto: Foto Anna Paula Moraes.

Saiba mais sobre a decoração com cobogó

O cobogó nada mais é que um tipo de revestimento vazado que hoje pode ser encontrado em diversas formas e cores, e também pode ser encontrado em diversos materiais como o cobogó de concreto – o mais tradicional – o de cerâmica e até mesmo o cobogó de vidro.

A principal vantagem do cobogó na decoração é que ele permite que a luminosidade passe para os ambietnes da casa, além disso, seus desenhos permitem que a luz do sol, se incidindo diretamente sobre ele, crie desenhos e padrões nas paredes e no chão, criando um bonito e diferente efeito nos ambientes, e o mais legal é que ele se adapta facilmente a diversos estilos de decoração tanto de casas mais sofisticadas quanto de casas simples.

área externa decorada com parede de cobogó e piscina Foto Neu dekoration stile

2. Nas áreas externas o cobogó completa e moderniza a decoração – Foto: Neu dekoration stile

O cobogó é um item decorativo perfeito para ser usado como divisória de ambientes, porque além de ser super charmoso, ele evita que a luminosidade se perca totalmente, assim você consegue separar as áreas da casa aproveitando a luz natural.

cozinha com lavanderia integrada separada com parede de cobogó cerâmico e revestimento em ladrilho hidráulico Foto Caio Jose Andrade

3. Aqui o cobogó cerâmico se harmonizou à decorando feita com ladrilho hidráulico e separou de maneira charmosa a cozinha da lavanderia – Foto: Caio Jose Andrade

Vantagem de usar cobogó na decoração

Como você já sabe, o cobogó é um item decorativo que pode acrescentar muita personalidade a decoração de vários ambientes e ele pode ser encontrado em materiais diferentes, uma grande vantagem por ser mais fácil conseguir combiná-lo com diferentes estilos decorativos.

O cobogó de vidro, por exemplo, é perfeito para quem quer levar mais leveza aos ambientes, principalmente em ambientes com um estilo mais moderno e clean, já o cobogó cerâmico pode ser encontrado em diversas cores, uma vantagem para colocar mais cor na decoração de ambientes neutros, além de combinar com diversos estilos de decoração, enquanto isso o cobogó de concreto é muito utilizado em decoração de ambientes com estilo industrial, rústico e também para áreas externas.

cozinha decorada com cobogó cerâmico amarelo e armário com portas azuis Foto Blog Grifina

4. O cobogó cerâmico pode ser encontrado em diversas cores – Foto: Blog Grifina

Outra grande vantagem do cobogó – provavelmente a principal –  é que ele é um elemento que além de ajudar a dividir ambientes, ele também ajuda na iluminação, porque por ser vazado ele separa os ambientes mas a luz continua pelos seus recortes criando um ambiente mais bem iluminado e aconchegante.

decoração para sala sofisticada com cobogó branco e puff colorido Foto Stace King

5. A principal vantagem do cobogó é que ele ajuda na claridade dos ambientes – Foto: Stace King

Como decorar usando cobogó

Como já falado, o cobogó era comumente usado em fachadas de casas, porém, hoje ele se tornou um elemento decorativo que você pode usá-lo em praticamente qualquer ambiente do seu lar ou mesmo escritório. Os cobogós são capazes de deixar o quarto mais interessante, a sala mais criativa e a cozinha mais bem iluminada e a seguir vamos mostrar algumas maneiras de utilizar esse item para compor a decoração de sua casa.

decoração com cobogó para área gourmet Foto Rodrigo Maia

6. Na área gourmet o cobogó ajuda a aproveitar a luminosidade do dia – Foto: Rodrigo Maia

Cobogó para fachada de casas

Para a fachada de casa o cobogó de concreto é o mais tradicional. Ele ajuda a construir muros que permitem a passagem de ar e pode ser usado tanto em fachadas mais tradicionais quanto em fachadas de casas modernas.

Na foto abaixo a fachada utiliza um modelo de cobogó amarelo que ganha bastante destaque e por seus recortes mais modernos, o cobogó amarelo se harmonizou perfeitamente a arquitetura moderna da residência.

fachada de casa moderna com muro de cobogó amarelo Foto Ney Lima

7. Fachada moderna com muro de cobogó amarelo – Foto: Ney Lima

Cobogó para hall de entrada

Caso a sua casa não tenha um hall de entrada, porém, você gostaria muito de ter um, uma parede de cobogó pode ser uma solução simples e de baixo custo  para criar esse pequeno ambiente na entrada, trazendo um ar de mistério para os convidados e separando a porta da sala de estar.

decoração em cores neutras para sala de estar com parede de cobogó cerâmico branco Foto D2N Arquitetura + Interiores

8. Uma parede de cobogó é uma solução simples para criar um hall de entrada – Foto: D2N Arquitetura + Interiores

Além de ter a possibilidade de criar um hall de entrada, o cobogó também pode ser usado para fazer corredores de casa, pois, normalmente são lugares monótonos e sem graça, mas com a cor e aparência não usual das peças vazadas, vai se tornar uma área mais interessante e criativa.

divisória de loft com cobogó de concreto Foto Filipe Ramos

9. O cobogó é uma ótima maneira de dividir lofts e studios sem perder a luminosidade – Foto: Filipe Ramos

Cobogó para cozinha

O cobogó também é muito utilizado para compor a decoração de cozinha, e nesse ambiente existem formas diversas de como utilizá-lo. A mais comum é quando o cobogó cerâmico é utilizado para criar uma separação entre a cozinha e a lavanderia, mas além disso ele também é utilizado para separar cozinha com sala de jantar e até mesmo como base para um balcão como você pode ver na foto abaixo.

cozinha decorada com balcão de cobogó preto Foto Viviana Reis Design de Interiores

10. Decoração para cozinha com cobogó como base para balcão – Foto: Viviana Reis Design de Interiores

Cobogó para quarto

O cobogó não é tão utilizado no quarto, porém, ele pode sim acrescentar muito a decoração desse ambiente. Em quartos amplos há a possibilidade de utilizar o cobogó para criar uma divisória e montar um closet, nesses casos o cobogó cerâmico ou o cobogó de vidro são mais interessante, pois eles dão um toque mais delicado e leve ao espaço.

quarto feminino decorado com divisão de cobogó para closet Foto Pinosy

11. Decoração com cobogó cerâmico para quarto feminino todo cor de rosa – Foto: Pinosy

Cobogó para banheiro

Assim como acontece no quarto e na cozinha, o cobogó cerâmico e o de vidro também é mais utilizado para compor a decoração do banheiro, e a forma mais tradicional de utilizá-lo nesse ambiente é fazendo uma parede estreita entre a área do box e o restante do banheiro, como acontece na foto abaixo.

decoração com cobogó cerâmico colorido para banheiro todo branco Foto Air Freshener 12. Decoração em tons claros com cobogó cerâmico para banheiro – Foto: Air Freshener">

12. Decoração em tons claros com cobogó cerâmico para banheiro – Foto: Air Freshener

Como você pode ver o cobogó é um elemento que além de muito útil também pode ser utilizado para decorar diversos ambientes da casa, desde o banheiro, home office até a fachada. E existem diversos modelos de cobogó: os clássicos que dão um ar retrô aos ambientes, até os mais inovadores que contam com desenhos mais retos e contemporâneos, basta escolher o modelo que mais se harmoniza com a sua decoração.

Confira nossa galeria com mais vários modelos de cobogó

ambiente moderno decorado com cobogó cerâmico preto e parede de cimento queimado com quadro grande e poltrona vermelha Foto Arquitetura e Urbanismo - Pini

13. O cobogó cerâmico é encontrado em diversas cores – Foto: Arquitetura e Urbanismo – Pini

área externa com cobogó de concreto Foto Yta Arquitetura

14. O cobogó de concreto é o mais utilizado em áreas externas – Foto: Yta Arquitetura

área externa decorada com cobogó amarelo Foto Archdaily

15. Decoração para área externa com cobogó de concreto pintado de amarelo – Foto: Archdaily

área externa decorada com cobogó de concreto e vasos de cactos Foto Neu dekoration stile

16. Área externa decorada com parede de cobogó de concreto e vasos de cactos – Foto: Neu dekoration stile

cobogó cerâmico branco para decoração de hall de entrada com aparador preto Foto Move Móvel

17. Decoração para hall de entrada com cobogó cerâmico branco e aparador preto – Foto: Move Móvel

cobogó cerâmico para decorada de sala de estar com sofá cinza Foto Bose Bento

18. Aqui a decoração da sala ganhou uma divisória de cobogó cerâmico da mesma cor da parede da cozinha – Foto: Bose Bento

cobogó cerâmico preto para banheiro pequeno decorado com pastilhas de vidro Foto Clélia Regina Angelo

19. Decoração de banheiro com cobogó cerâmico preto e pastilhas de vidro – Foto: Clélia Regina Angelo

cobogó de concreto para área externa Foto Pinterest

20. Decoração para área externa com cobogó de concreto pintado de branco – Foto: Pinterest

cobogó de concreto para decoração de área externa Foto Arte Em Ladrilhos

21. Decoração para área externa com cobogó e jardim vertical ao fundo – Foto: Arte Em Ladrilhos

comércio decorado com cobogó de concreto pintado de branco Foto Maria Mole

22. Comércio decorado com cobogó de concreto pintado de branco – Foto: Maria Mole

corredor com cobogó de vidro Foto Studio MK27

23. Decoração para corredor com cobogó de vidro – Foto: Studio MK27

cozinha ampla decorada com cadeiras coloridas e cobogó de vidro Foto Condecorar

24. Decoração para cozinha ampla com cadeiras coloridas e cobogó de vidro – Foto: Condecorar

cozinha pequena decorada com divisória de cobogó Foto Neu dekoration stile

25. Além de prático o cobogó também ajuda na decoração dos ambientes – Foto: Neu dekoration stile

cozinha pequena decorada com parede de cobogó Foto Neu dekoration stile

26. Cozinha pequena decorada com cobogó e pequeno balcão azul claro – Foto: Neu dekoration stile

decoração clean para cozinha pequena com parede de cobogó branco Foto Pinterest

27. Decoração para cozinha clean com mesa pequena e divisória de cobogó cerâmico branco – Foto: Pinterest

decoração com cobogó branco para divisão de ambientes Foto Pinterest

28. Decoração com parede de cobogó branco para divisão de salas – Foto: Pinterest

decoração de área externa com parede de cobogó branca Foto Mauricio Gebara Arquitetura

29. Decoração para área externa com parede de cobogó branco – Foto: Mauricio Gebara Arquitetura

decoração de banheiro com parede de cobogó de concreto e azulejo colorido Foto Pinterest

30. Decoração de banheiro com divisória de cobogó de concreto e azulejo colorido – Foto: Pinterest

decoração de banheiro pequeno com divisória de cobogó branco Foto MdeMulher

31. A parede feita de cobogó é perfeita para dividir e decorar ambientes integrados – Foto: MdeMulher

decoração de cozinha com cimento queimado e cobogó cerâmico vermelho Foto Papo de Design

32. O cobogó é uma excelente opção para dividir ambientes e ainda incrementar a decoração – Foto: Papo de Design

decoração de cozinha com sala de jantar integrada com divisória cobogó branco Foto TT Interiores

33. Em ambientes pequenos também é possível utilizar divisórias de cobogó – Foto: TT Interiores

decoração de loft com divisórias de cobogó Foto Soup - Soup Everyone

34. Decoração para loft com divisórias de cobogó – Foto: Soup – Soup Everyone

decoração de sala com cobogó de concreto para divisão de ambientes Foto Viviana Reis Design de Interiores

35. O cobogó pode ser utilizado apenas como um elemento estético nos ambientes – Foto: Viviana Reis Design de Interiores

decoração de sala moderna com parede de cobogó como divisória para cozinha Foto Pinterest

36. Cobogó utilizado como divisória para sala de estar e cozinha pequena com parede de tijolinho – Foto: Pinterest

decoração moderna para sala com parede de tijolinho e cobogó cerâmico Foto Decora Gi

37. A divisória de cobogó também pode ser utilizado para ambientes com estilo moderno e rústico – Foto: Decora Gi

decoração para cozinha amarela com parede de cobogó cerâmico Foto Malu Junqueira

38. Decoração para cozinha amarela com parede de cobogó cerâmico – Foto: Malu Junqueira

decoração para cozinha americana com subway tile e cobogó preto Foto Marcela Madureira

39. Decoração para cozinha planejada com armário aéreo de madeira, bancada preta, subway tile e parede de cobogó preto – Foto: Marcela Madureira

decoração para cozinha com parede de cobogó e adesivo de azulejo Foto Neu dekoration stile

40. Misture revestimentos que combinem com o modelo de cobogó escolhido para o ambiente – Foto: Neu dekoration stile

decoração para cozinha integrada com lavanderia com cobogó cerâmico amarelo Foto SoDecor

41. A divisória de cobogó amarelo para a lavanderia com cozinha integrada deu mais alegre ao ambiente todo cinza – Foto:SoDecor

decoração para jardim de inverno com cobogó branco Foto Webcomunica

42. Decoração para jardim de inverno com revestimento de pedra canjiquinha e parede de cobogó cerâmico branco – Foto: Webcomunica

decoração para sala toda branca com cobogó cerâmico vermelho Foto Glaucio Gonçalves

43. Em ambientes com decoração toda em tons neutros o cobogó cerâmico pode deixar o toque de cor que faltava – Foto: Glaucio Gonçalves

decoração rústica com cobogó Foto Stephanie Bradshaw

44. Decoração rústica com divisória de madeira – Foto: Stephanie Bradshaw

decoração toda branca para sala de estar e jantar com parede de cobogó de concreto Foto Alan Chu

45. Clássica parede de cobogó para decoração de sala de jantar – Foto: Alan Chu

divisão de cozinha com sala de jantar com cobogó cerâmico Foto Vitral Arquitetura

46. Decoração simples para sala de jantar com cozinha integrada separadas com divisória de cobogó – Foto: Vitral Arquitetura

divisória de cobogó para decoração de apartamento com ambientes integrados Foto Blog da Arquiteta

47. Utilizar cobogós é uma ótima maneira de integrar ambientes e aproveitar ao máximo a iluminação – Foto: Blog da Arquiteta

divisória de escritório com cobogó cerâmico amarelo Foto Viviana Reis Design de Interiores

48. A cor a mais no ambiente pode ser acrescentado através de uma divisória cobogó – Foto: Viviana Reis Design de Interiores

escada com guarda corpo e cobogó de vidro Foto Brunete Fraccaroli.

49. Decoração para escada com guarda corpo e guarda corpo de vidro – Foto: Brunete Fraccaroli.

escritório decorado com cobogó cerâmico amarelo Foto Pinterest

50. Decoração para escritório moderno com detalhe em cobogó cerâmico amarelo na parede – Foto: Pinterest

fachada de casa com cobogó de concreto pintado de branco Foto Zouk Architects

51. Fachada de casa decorada com cobogó de concreto pintado de branco – Foto: Zouk Architects

fachada de casa decorada com cobogó de concreto pintado de vermelho Foto Pinterest

52. Decoração de varanda com cobogó pintado de vermelho e várias plantas – Foto: Pinterest

lavanderia decorada com parede de cobogó de vidro Foto Condecorar

53. Decoração de lavanderia pequena com cobogó de vidro – Foto: Condecorar

parede de cobogó para sala ampla Foto Studio MK27

54. A parede de cobogó ajuda na decoração dos ambientes e ainda projeta images nos chão – Foto: Studio MK27

sala de estar decorada com parede de cobogó de concreto Foto Filipe Ramos

55. Decoração para sala de estar com parede de cobogó de concreto – Foto: Filipe Ramos

sala decorada com cobogó cerâmico branco Foto Gabriela Marques

55. O cobogó cerâmico pode ser usado apenas como um item decorativo no ambiente – Foto: Gabriela Marques

sala decorada com parede de cobogó de concreto Foto Greg Natale

56. Parede de cobogó de cimento para decoração de sala com sofá preto – Foto: Greg Natale

sala decorada com parede de cobogó e piso de madeira Foto Pinterest

57. Ambiente decorado com almofadas de crochê e parede de cobogó azul – Foto: Pinterest

sala decorada com piso colorido espelho redondo e parede de cobogó brando Foto Neu dekoration stile

58. Modelo simples de cobogó branco para sala decorada com espelho redondo e piso estampado – Foto: Neu dekoration stile

sala e cozinha pequena com divisória de cobogó branco Foto Stephanie Esposito

59. Decoração simples para sala e cozinha pequena com divisória de cobogó cerâmico – Foto: Stephanie Esposito

varanda de casa com cobogó de concreto Foto Paola Bassani Louzada

60. O cobogó de concreto é garantia de uma fachada de casa muito bonito – Foto: Paola Bassani Louzada

varanda decorada com cobogó branco Foto Viviana Reis Design de Interiores

61. Varanda decorada com parede de cobogó branco e puff verde de crochê – Foto: Viviana Reis Design de Interiores

varanda decorada com divisória de cobogó preto Foto Anna Paula Moraes

62. Varanda decorada com divisória de cobogó preto – Foto: Anna Paula Moraes

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

cerâmica para parede - parede de azulejo escuro, cuba embutida e fogão - Amanda Pagliarini Macedo

Cerâmica Para Parede: Confira Todos os Modelos e +43 Referências

telha-shingle-marrom

Telha Shingle: O que é, Qual o Preço +42 Telhados Lindos

Modernidade e sofisticação para a sala de estar

Placa de Gesso 3D: Saiba Tudo Sobre e +84 Projetos Inspiradores

esquadrias de alumínio - casa de esquina - Revistta Viva Decora.

Esquadrias de Alumínio: Conheça os Tipos, Veja Como Limpar e +46 Fotos

Deixe um comentário

2 Comentários em "Cobogó: 62 Maneiras de Deixar a Casa Mais Iluminada"

[…] chamado de cobogó, é um recurso para melhorar a ventilação e a iluminação dos ambientes. Também é um recurso […]

[…] chamado de cobogó, é um recurso para melhorar a ventilação e a iluminação dos ambientes. Também é um recurso […]

wpDiscuz