Ma Yansong: uma das personalidades chinesas mais importantes da arquitetura mundial

ilhas-flutuantes

Ma Yansong: Ilhas Flutuantes

Ma Yansong é uma voz importante da nova geração de criativos, é o primeiro arquiteto chinês a realizar um projeto de alta relevância no exterior. Ma Yansong tem ideias visionárias para o futuro das cidades. Ele vem seguindo uma concepção apelidada de “Cidade Shan Shui”, que visa equilibrar sociedade, cidades e meio ambiente através da arquitetura.

Um exemplo prático é o projeto experimental das “Ilhas Flutuantes”, elaborado pelo arquiteto no ano de 2002 – o que lhe garantiu uma maior notoriedade no mercado mundial.

A China atingiu certa “maturidade arquitetônica” para permitir uma maior liberdade de expressão de seus artistas. O resultado disso está explícito nas excelentes produções construtivas realizadas no país nos últimos anos, com destaque para Ma Yansong.

Confira a biografia de outros arquitetos de destaque no cenário mundial:

Conheça a trajetória de Ma Yansong na arquitetura 

 

Ma Yansong se formou em arquitetura pela Universidade de Tsinghua, mas concluiu seus estudos de pós-graduação pela Universidade de Yale, em 2002.

Depois disso, ele teve o prazer de trabalhar para profissionais proeminentes, como Peter Eisenman e Zaha Hadid.

Também lecionou na Universidade de Engenharia Civil e Arquitetura de Pequim.

Em 2004, foi vez de Ma Yansong fundar seu próprio estúdio, a MAD Architects.

Paralelamente à prática de design, sua equipe explorou diferentes nichos do mercado, inclusive promovendo exposições, publicações e obras de arte nacionais e internacionais.

Em 2014, a empresa foi selecionada para trabalhar com o projeto do Lucas Museum of Narrative Art, em Chicago – um feito de destaque na história da empresa.

Ma Yansong também participou de centenas de competições e recebeu prêmios e homenagens ao redor do mundo.

Em 2006, ganhou o Concurso Internacional de Arquitetura do Canadá com a proposta para as Absolute Towers, dois arranha-céus, localizados na cidade de Mississauga.

Assim, ele provou que uma empresa com pouca experiência é capaz de fazer um grande projeto.

E você, também quer ser um profissional de sucesso? Então dê uma olhada em nosso material:

ciclo-do-encatamento

Os projetos futuristas de Ma Yansong

 

A arquitetura de Ma Yansong e da MAD Architects é caracterizada por uma abordagem futurista, de interpretação contemporânea, ligada à questão da relação da “natureza versus civilizações” e os preceitos do antigo oriente.

Seus projetos são frequentemente comparados aos de Zaha Hadid, por ter formas livres e curvilíneas – uma clara reação à rígida geometria da maioria dos planejamentos urbanos.

O novo conceito de cidades – supostamente criado por Ma Yansong – trata de, primeiramente, não se copiar a arquitetura americana.

O profissional acredita na importância do resgate das velhas tradições e na aplicação de seus ensinamentos em pequena e larga escala, como foi feito em algumas megalópoles chinesas.

Não se trata de duplicar a natureza, mas de compreender as emoções humanas e saber traduzir isso em boas soluções projetuais.

Para Ma Yansong, sustentabilidade deve estar acima de tudo!

(…) ao invés de fazer grandes estruturas e edifícios bonitos, devemos nos concentrar no meio ambiente e no espaço urbano, e como você incentiva as pessoas a viver.

Arquiteturalmente, devemos descobrir novas maneiras de aproximar os seres humanos e a natureza, não puramente dependentes da tecnologia.

– Ma Yansong, em reportagem de Archinect.

E se tratarmos a arquitetura como uma organização orgânica? E se vemos um prédio alto como uma paisagem? Não só para funcionar como recipientes. Os seres humanos precisam de espaço físico, mas o que diz respeito ao espaço emocional? Os seres humanos são uma parte da natureza, e especialmente agora, eu diria – no final da era industrial – as pessoas realmente querem voltar para a natureza.

– Yansong, em reportagem de Architizer.

Obras mais importantes de Ma Yansong

 

Ao longo de sua carreira, Ma Yansong projetou em várias escalas diferentes, desde edifícios individuais até cidade inteiras.

Seus trabalhos estão espalhados por vários países do mundo, como França, Itália e Estados Unidos.

Claro que os exemplares mais esplêndidos estão mesmo na China, o seu país de origem.

Projetos de destaque do portfólio da empresa MAD Architects:

 

  • Alguns arranha-céus em Manhattan, e um complexo de apartamentos e varejos em Beverly Hills;
ma-yansong-absolute-towers

Ma Yansong: Absolute Towers

  • A proposta utópica experimental da cidade chamada “Superstar”;
ma-yansong-superstar-city

Ma Yansong: Superstar City

  • O Hutong Bubble 32;
ma-yansong-hutong-bubble-32

Ma Yansong: Hutong Bubble 32

  • O Chaoyang Park Plaza;
ma-yansong-chaoyang-park-plaza

Ma Yansong: Chaoyang Park Plaza

  • O Museu de Ordos;
ma-yansong-ordos-museum

Ma Yansong: Ordos Museum

  • O Museu de Escultura em Madeira da China;
ma-yansong-museu-esculturas-madeira-harbin

Ma Yansong: Museu de esculturas em madeira

  • O Sheraton Huzhou Hot Spring Resort ou Hotel Luna, na China.
ma-yansong-sheraton-huzhou-hot-spring-resort

Ma Yansong: Sheraton Huzhou Hot Spring Resort

Depois de conhecer as obras e ideias de Ma Yansong, que tal conhecer algo mais sobre arquitetura, diferente do estudo das formas e espaços?

Como você conquista clientes para o seu escritório?

Viste a Viva Decora PRO Academy e descubra cursos online especialmente desenvolvidos para arquitetos e designers de interiores que também são empreendedores.