Ralo de Banheiro: Confira os 4 Tipos Mais Usados por Especialistas

Ralo de banheiro é um dos materiais menos lembrados pelos clientes durante a obra, não é mesmo? Mas todo arquiteto sabe que escolher a peça errada ou ter algum problema com esse item traz muita dor de cabeça.

Escolher o ralo de banheiro certo evita infiltrações, entupimentos e maus odores no ambiente. Além disso, existem modelos modernos que fazem diferença na estética do ambiente e deixam o espaço mais elegante.

Mas, afinal, como escolher a peça certa e evitar erros na instalação hidráulica? No post de hoje, vamos mostrar 4 tipos de ralos para banheiro que vão facilitar a obra e encantar o cliente. Acompanhe!

Qual a função de um ralo?

A função de um ralo é fazer com que a água ou outros detritos sejam escoados pela tubulação e cheguem ao esgoto. Eles estão presentes em cozinhas, lavabos, varandas, terraços, área de serviço, piscinas e banheiro.

Antes de nos aprofundarmos nos tipos de ralo de banheiro, é importante destacar que existem dois tipos de ralos:

Ralos secos 

Os ralos secos não têm sifão e, por isso, não podem ser ligados diretamente no sistema de esgoto, pois isso permitiria o retorno de mau cheiro da rede.

Sendo assim, a água escoa logo quando entra pelo ralo e deixa o caminho livre para que os gases subam. Por esse motivo, ele é indicado apenas para o box do banheiro.

Ralo de banheiro: ralo seco redondo (foto: Estoque Atacadista)

Ralo de banheiro: ralo seco redondo (foto: Estoque Atacadista)

Ralos sifonados

O ralo sifonado recebe várias tubulações de esgoto. Esse tipo de ralo tem uma caixa receptora sifonada que impede que o mau cheiro retorne para o ambiente.

Ele funciona como um sifão de pia, pois tem uma bolsinha de água que fica parada e evita que o odor suba para o cômodo. O ralo sifonado geralmente fica próximo do vaso sanitário, na cozinha ou na área externa.

Se o cliente já tem um ralo de banheiro seco e quer fazer a mudança para o sifonado, é necessário trocar o encanamento e quebrar o piso para a substituição da peça.

Ralo de banheiro sifonado (foto: Madeben)

Ralo de banheiro sifonado (foto: Madeben)

Veja os 4 tipos de ralo de banheiro mais usados

 

1- Ralo simples (ou seco)

Vamos começar falando sobre um dos tipos de ralos para banheiro mais utilizado nas casas brasileiras.

Ele pode ter diversos formatos (redondo, quadrado, retângulo) e também vários tipos de grelhas. Em relação aos materiais, os mais usados são o plástico e o inox, mas você também pode encontrar modelos de ABS, polipropileno, alumínio, ferro fundido ou bronze.

Um ralo de banheiro simples costuma ter a medida de 10 cm x 10 cm , 15 cm x 15 cm ou 20 cm x 20 cm.

Ralo de banheiro simples de plástico (foto: Blog Sincenet)

Ralo de banheiro simples de plástico (foto: Blog Sincenet)

Ralo de banheiro simples redondo (foto: Karina Korn)

Ralo de banheiro simples redondo (foto: Karina Korn)

2- Ralo click

Esse ralo de banheiro é muito prático! Ele é feito de inox e tem uma tampa estilo click que abre com a pressão do pé para escoar a água. Para fechar, é só pressioná-lo novamente.

Ralo de banheiro tipo click (foto: Fors Arquitetura)

Ralo de banheiro tipo click (foto: Fors Arquitetura)

3- Ralo linear

Esse tipo de ralo de banheiro deixa o ambiente elegante, moderno e confortável. Devido ao seu formato, ele ajuda a compor melhor a paginação do piso do banheiro, evita cortes muito expostos e facilita a caída da água com a instalação de revestimentos com peças de grandes formatos.

O ralo linear pode ter vários tipos de grelhas e materiais. Em relação ao tamanho, ele pode variar entre 40 cm até um 1 metro, mas também é possível comprar modelos feitos sob medida.

É essencial que o ralo de banheiro linear fique no mesmo nível do revestimento para garantir a queda d’água. Ou seja: o contrapiso do box precisa ter um rebaixo para fazer o encaixe da peça. Os ralos lineares precisam ser ligados à caixa sifonada e, preferencialmente, devem ser instalados no canto do box.

Ralo de banheiro linear - detalhes (foto: Fors Arquitetura)

Ralo de banheiro linear – detalhes (foto: Fors Arquitetura)

Ralo de banheiro linear em piso branco (foto: Revista Viva Decora)

Ralo de banheiro linear em piso branco (foto: Revista Viva Decora)

Ralo de banheiro linear em box com revestimento cinza (foto: Pinterest)

Ralo de banheiro linear em box com revestimento cinza (foto: Pinterest)

Uma vantagem desse tipo de ralo de banheiro é que ele tem uma grande detentora que previne o entupimento da caixa sifonada. Sendo assim, ele consegue reter fios de cabelo e pequenas sujeiras. Além disso, o ralo linear também evita que insetos subam para o box pelo ralo.

Outra característica positiva desse ralo de banheiro é que ele garante maior escoamento de água e também é mais fácil de limpar.

O ralo linear pode ter uma tampa de inox ou ficar oculto no box. Entenda mais como funciona o ralo oculto.

4- Ralo oculto

O ralo oculto (ou invisível), com próprio nome diz, fica escondido sob uma tampa que é revestida com o mesmo material do piso.

Criar essa tampa é simples: basta cortar um pedaço do revestimento com as mesmas medidas do ralo e encaixar na peça. Uma dica para garantir mais aderência é usar silicone para a fixação.

Ralo de banheiro oculto: detalhes (foto: Casa Mimosa Hidráulica)

Ralo de banheiro oculto: detalhes (foto: Casa Mimosa Hidráulica)

Ralo de banheiro oculto invisível (foto: Bela Metais)

Ralo de banheiro oculto invisível (foto: Bela Metais)

Esse tipo de ralo de banheiro pode ter o formato quadrado ou linear, tudo vai depender do tipo de revestimento usado e objetivos do projeto.

Caso o cliente tenha um ralo daqueles antigos de inox e quer trocar por um ralo invisível, as chances de não encontrar o mesmo revestimento do piso são grandes.

Nesses casos, é possível utilizar um ralo invisível de inox.

Dicas rápidas para instalar ralo de banheiro sem erros

  • Antes de assentar o revestimento, verifique com um nível se o ralo está no ponto mais baixo do box
  • Certifique-se de que o ralo não fique em locais onde as pessoas caminham muito (na frente da pia do banheiro, por exemplo)
  • Caso seja usado um piso de grandes dimensões no box, o ralo de banheiro simples não são recomendados, pois o caimento da água pode ser prejudicado. Nesse caso, o ralo linear é mais interessante.
Ralo de banheiro redondo em banheiro branco (foto: Deborah Basso)

Ralo de banheiro redondo em banheiro branco (foto: Deborah Basso)

Qual desses tipos de ralo de banheiro você costumar usar em seus projetos? Compartilhe com a gente nos comentários!