Encanamento de Banheiro: Veja Como Fazer + 4 Dicas Para Evitar Problemas

Encanamento de banheiro é um sistema de abastecimento, distribuição e escoamento de água nas residências. Ele faz parte da instalação hidráulica e garante o uso adequado das peças sanitárias, além de permitir o descarte correto do esgoto.

Esse é um assunto que gera dúvidas em clientes e até mesmo profissionais, não é mesmo? São tantos elementos e funções que é comum se sentir perdido(a), mas não se preocupe! No post de hoje, vamos explicar como fazer encanamento de banheiro e dar 4 dicas para evitar dor de cabeça. Boa leitura!

Veja também: 7 Dicas Para Construir um Banheiro Externo Perfeito +17 Projetos

O que é encanamento de banheiro?

Encanamento de banheiro é um sistema de abastecimento, distribuição e escoamento de água nas residências. Ele faz parte da instalação hidráulica e garante o uso adequado das peças sanitárias, além de permitir o descarte correto do esgoto.

O que é encanamento de banheiro foto iStock

O que é encanamento de banheiro (foto: iStock)

Qual a importância do encanamento de banheiro?

É por meio do encanamento de banheiro que acontece o transporte e distribuição da água limpa para uso na torneira ou chuveiro. Além disso, o sistema hidráulico tem a função de escoar detritos para o esgoto.

Diante desse contexto, é importante que o encanamento de banheiro seja planejado e executado por profissionais especializados, sempre com materiais de boa qualidade.

Um encanamento de banheiro feito sem os cuidados necessários pode causar contaminação da água, infiltrações, vazamentos, entupimentos e outras consequências graves a curto e a longo prazo.

Veja também: Cuba Suspensa: O Que é e Quando Usar no Projeto? +20 Modelos

O que precisa para fazer encanamento do banheiro?

A instalação hidráulica é composta por vários elementos, mas quando falamos especificamente sobre o encanamento de banheiro, os materiais usados são:

  • Caixa d’água
  • Caixa sifonada
  • Registro e tubulação
  • Tubos de esgoto
  • Ralos de banheiro
  • Planta hidráulica

Por que o cano de PVC é o mais usado em encanamento de banheiro?

Você sabia que os canos de PVC são os mais usados em encanamento de banheiro? Eles oferecem diversas vantagens como o fácil manuseio e resistência. Além disso, por serem longos, evitam emendas e agilizam a instalação.

Normalmente, os canos de PVC têm 100mm por norma técnica para permitir o escoamento para vaso sanitário.

Encanamento de banheiro - cano de PVC foto Krona

Encanamento de banheiro: cano de PVC (foto: Krona)

Veja também: Como Instalar Vaso Sanitário – Confira o Passo a Passo Mais Fácil da Internet

Como fazer encanamento de banheiro?

 

Tenha o projeto hidráulico em mãos

Quando falamos sobre como fazer encanamento de banheiro, ter o projeto hidráulico em mãos é um dos passos mais importantes.

É nesse documento que está o posicionamento dos canos e tubulações, o dimensionamento dos componentes para instalação, os materiais que serão usados, entre outras informações essenciais.

Veja também: Caixa de Inspeção: Entenda Por Que Ela é Essencial em Toda Obra

Como fazer encanamento de banheiro projeto hidráulico foto Engenheiro Civil Londrina

Como fazer encanamento de banheiro: projeto hidráulico (foto: Engenheiro Civil Londrina)

Inclua os registros e a tubulação

Nesta etapa é hora de adaptar a tubulação que conecta a caixa d’água ao banheiro. É necessário inserir um registro na saída das tubulações.

Para vasos sanitários com caixa de descarga, você pode usar uma tubulação que sai da caixa d’água com ¾ de polegada.

Já para os modelos com válvula de pressão, prefira o tubo de l e ½ polegada.

O restante do sistema hidráulico pode ser com tubulação de ¾” ou você poderá reduzir para ½” em itens como a pia do banheiro, o lavatório e o bidê.

Inclua os canos posicionados de acordo com o projeto

Com o projeto hidráulico em mãos, faça a marcação nas paredes e no piso para posicionar os canos corretamente. Geralmente, a caixa sifonada é instalada primeiro, mas não é uma regra.

Trata-se da abertura onde instalamos o ralo. Ela é responsável por barrar os maus odores de esgoto e evitar que eles se espalhem para o banheiro ou o restante da casa.

Vale destacar que para fazer o encaixe correto dos canos utiliza-se cola e um anel de vedação. Ele ajuda a prevenir que as peças desencaixem com a movimentação do solo e ocorra vazamentos.

Após finalizar o encanamento de banheiro, é só partir para os acabamentos do ambiente e pronto, obra finalizada 🙂

Como evitar problemas no encanamento de banheiro? Veja 4 dicas indispensáveis 

 

1. Confira periodicamente a eficiência da drenagem

O sistema de drenagem da pia, composto pelo ralo, sifão e o cano de escoamento, precisa ser checado de tempos em tempos à procura de bloqueios, acúmulos de detritos, furos, vazamentos e qualquer outro sinal de problema.

2. Evite o acúmulo de cabelos e pelos no ralo

É natural que caiam fios durante o banho, mas o excesso de material biológico pode causar entupimentos e dor de cabeça para o morador. Uma dica é usar ralos especiais que “peneiram” cabelos e pelos, impedindo que eles obstruam a tubulação.

3. Não jogue materiais dentro do vaso

Essa é uma dica óbvia, mas vale lembrar que o encanamento de banheiro pode ser facilmente obstruído com a presença de papel higiênico, absorvente, fio dental, entre outros objetos. Por isso, nunca descarte esse materiais no vaso sanitário.

4. Troque válvulas e registros de torneiras em casos de vazamento

Quem nunca viu uma torneira vazando e ficou adiando a troca ou fez uma gambiarra, não é mesmo? Apesar de comum, dar esse “jeitinho” pode gerar desperdício de água, danificar os revestimentos ao redor e até mesmo facilitar a proliferação de fungos. Diante desse contexto, aos primeiros sinais de vazamento já verifique a possibilidade da troca dos materiais.

Encanamento de banheiro torneira com vazamento foto Triider

Encanamento de banheiro: torneira com vazamento (foto: Triider)

Gostou de aprender mais sobre encanamento de banheiro? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Comentários

Não há comentários em "Encanamento de Banheiro: Veja Como Fazer + 4 Dicas Para Evitar Problemas"