Estilo nos detalhes: veja como escolher torneira para banheiro

como-escolher-torneira-para-banheiro

Como escolher torneira para banheiro

Escolher o modelo ideal para a torneira de um banheiro pode não ser uma tarefa tão simples quanto parece à primeira vista.

A infinidade de modelos de torneiras existentes hoje no mercado gera uma série de dúvidas quanto à especificação correta desse item de projeto, até mesmo para os profissionais da área.

Pensando nisso, elaboramos um pequeno guia com os principais pontos de atenção para decidir qual a melhor torneira para banheiro.

Acompanhe!

Leia mais dicas sobre projetos de banheiro:

Qual a melhor torneira para banheiro?

 

Primeiramente deve-se decidir o melhor local para a instalação da torneira, que pode ser na parede, na bancada ou mesmo no piso ou teto. Cada uma dessas possibilidades apresenta vantagens e desvantagens, como veremos a seguir.

Torneira de bancada ou de mesa 

 

As torneiras de bancada ou de mesa são as torneiras mais tradicionais e mais utilizadas no mercado.

Essas torneiras podem ser instaladas diretamente na bancada ou na própria cuba, quando o modelo contar com mesa (espaço existente na própria cuba para a instalação da torneira).

A grande vantagem das torneiras de bancada ou de mesa, além do custo, que costuma ser mais baixo em comparação a outros tipos de torneiras, é que possuem alturas variadas, permitindo escolher o modelo mais adequado de acordo com as características da cuba escolhida.

como-escolher-torneira-para-banheiro-Torneira-de-bancada

Como escolher torneira para banheiro: Torneira de bancada

Torneira de parede

 

As torneiras instaladas na parede são muito utilizadas em pias que apresentam maior altura, como as cubas de apoio, por exemplo.

Esse tipo de torneira possibilita que a bancada seja uma peça inteira, com a cuba apenas apoiada sobre ela. As torneiras de parede são uma boa opção para banheiros pequenos, pois otimizam o espaço da bancada.

Ao especificar uma torneira de parede, é importante verificar se o encanamento já está preparado para recebê-las no local previsto, pois caso não esteja, será necessário fazer uma nova instalação ou desvio do ponto de água para o novo local.

Um dica importante é sempre verificar na embalagem se o modelo escolhido é indicado para ser instalado na parede ou na bancada.

como-escolher-torneira-para-banheiro-torneira-de-parede

Como escolher torneira para banheiro: Torneira de parede

Torneira de piso

 

As torneiras de piso vem ganhando muito espaço em projetos que buscam ousadia e design diferenciado.

A utilização desse tipo de torneira também requer instalação hidráulica mais específica, em que os pontos de água devem estar localizados no piso. Deve-se atentar também para a escolha da cuba, pois as torneiras de piso demandam modelos especiais de lavatórios.

como-escolher-torneira-para-banheiro-Torneira-de-piso

Como escolher torneira para banheiro: torneira de piso

Torneira de teto

 

Assim como as torneiras de piso, as torneiras de teto apresentam um design arrojado, sendo muito utilizadas em projetos que buscam soluções mais criativas e originais.

Da mesma maneira que as de piso, as torneiras de teto também exigem condição de instalação hidráulica especial, pois a torneira é fixa no teto ou forro.

Ergonomicamente, as torneiras de piso ou de teto são menos recomendadas para banheiros de uso cotidiano, em que serão realizadas tarefas como lavar o rosto, fazer a barba, entre outras.

Como-escolher-torneira-para-banheiro-torneira-de-teto

Como escolher torneira para banheiro: Torneira de teto

Torneira, Misturador ou Monocomando

 

Existem outras especificidades que também devem ser levadas em conta na hora de escolher torneira para banheiro. O morador pode querer usar apenas a água fria ou também a água quente. Confira qual o tipo de peça indicada para cada situação:

Torneira tradicional

 

É o tipo mais convencional, que possui um só registro que realiza o controle da saída d’água.

O uso da torneira tradicional é restrito apenas à saída de água fria, portanto ambientes que contam também com água quente demandam outro tipo de torneira, que pode ser do tipo misturador ou monocomando, cujas definições serão dadas a seguir.

como-escolher-torneira-para-banheiro-Torneira-convencional

Como escolher torneira para banheiro: Torneira convencional

Misturador

 

O misturador permite a saída de água fria e água quente da torneira individualmente ou misturando as duas temperaturas.

A instalação conta com dois registros, em que cada um controla a saída das temperaturas separadamente – uma alavanca para a quente e outra para a fria. Dessa forma, o usuário pode abri-las separadamente ou as duas ao mesmo tempo, regulando a temperatura desejada.

como-escolher-torneira-para-banheiro-Torneira-tipo-misturador

Como escolher torneira para banheiro: Torneira tipo misturador

Monocomando

 

O monocomando também é um tipo de misturador, porém conta com apenas uma alavanca para o controle da saída de água quente e fria. Dependendo do movimento, a água sai fria ou quente. Este modelo tem a vantagem de ser mais prático, pois permite facilmente regular a temperatura e vazão da água.

como-escolher-torneira-para-banheiro-Torneira-tipo-monocomando

Como escolher torneira para banheiro: Torneira tipo monocomando

Altura da torneira

 

Torneira de bica alta

 

A bica da torneira refere-se à altura da peça. As torneiras de bica alta são indicadas para cubas que tenham maior altura, como as cubas de apoio, por exemplo.

Esse modelo também pode ser instalado com outro tipo de cuba, porém deve-se sempre buscar manter uma distância adequada e confortável entre a torneira e a cuba para evitar respingos e o desconforto físico. Portanto, se for utilizar torneira com bica alta, evite cubas com pouca altura.

como-escolher-torneira-para-banheiro-Torneira-de-bica-alta

Como escolher torneira para banheiro: Torneira de bica alta

Torneira de bica baixa

 

As torneiras de bica baixa são recomendadas para uso de cubas mais baixas, como as de embutir, de sobrepor ou de semiencaixe. Por ter menos altura, esse modelo de torneira tem a vantagem de evitar respingos.

como-escolher-torneira-para-banheiro-Torneira-de-bica-baixa

Como escolher torneira para banheiro: Torneira de bica baixa

Dimensões ergonômicas

 

Uma questão primordial na escolha da torneira é considerar dimensões ergonômicas para o conjunto torneira e cuba. É fundamental existir espaço suficiente para as mãos e o movimento em direção ao sabonete e ao registro.

Dessa forma, o tamanho da torneira deve ser proporcional ao da cuba ou lavatório.

A distância entre a saída de água e a borda da cuba deve ser adequada para que a cuba seja utilizada de maneira confortável. A altura da torneira deve ser proporcional à da cuba, respeitando-se uma distância de 10 a 15cm entre o bocal da torneira e a borda da cuba.

Para evitar respingos, a saída de água deve ser direcionada para o ralo, respeitando-se a distância de até 4cm. Se o jato avançar demais, é provável que respingará água na bancada.

Materiais

 

Podem ser encontrados no mercado misturadores e torneiras de metal ou plástico ABS. No caso do metal, o miolo pode ser feito de latão, liga de cobre, liga de zinco ou aço inoxidável, sendo o latão o mais resistente à corrosão. O acabamento externo mais comum, e também o mais resistente ao desgaste, é o cromado.

O ABS é também chamado de plástico de engenharia e apresenta cor branca, podendo receber pintura metalizada. As torneiras em ABS costumam apresentar menor custo em relação às de metal, porém são menos resistentes.

Tecnologias sustentáveis

 

como-escolher-torneira-para-banheiro-Torneira-com-sensor-de-movimento-e-temporizador

Como escolher torneira para banheiro: Torneira com sensor de movimento e temporizador

Todos os anos, inúmeras são as novidades apresentadas pelos fabricantes de torneiras em termos de tecnologia. Cada vez mais o mercado busca soluções sustentáveis que reduzam o consumo de água.

Entre essas tecnologias destacam-se as torneiras temporizadas, que podem ser acionadas por um botão ou por meio de um sensor de movimento.

Após determinado tempo de uso, o fornecimento de água é interrompido automaticamente. Esse tipo de torneira é muito utilizado em locais de grande fluxo como shoppings, banheiros públicos, etc.

Outro recurso ecológico é o uso de arejador na torneira. Trata-se de uma peça que fica na ponta da bica na saída de água e adiciona ar ao jato, diminuindo o volume do líquido.

O arejador diminui o volume do jato em até 50%, mas garante a saída de água suficiente para o uso. Muitas torneiras já contam com o arejador, mas é possível também adquirir a peça avulsa, desde que o encaixe seja compatível com a torneira instalada.

Manutenção e garantia

 

Atentar para questões como manutenção e garantia de fábrica são cuidados importantes a se levar em conta para escolher qual a melhor torneira para banheiro. Dê preferência à marcas de confiança no mercado e que disponham de assistência técnica, evitando assim futuros inconvenientes.

Mais do que a estética, deve-se zelar também pela qualidade do produto e dos seus componentes, já que são peças que serão utilizadas com intensa frequência.

Além dos critérios funcionais, a escolha da torneira também deve ser compatível com a linguagem geral do banheiro, clássica, contemporânea, rústica, etc. Dê preferência aos modelos que encaixem as necessidades funcionais ao estilo desejado na decoração do ambiente.

Agora que você aprendeu a escolher as melhores torneiras, veja os 11 pontos de atenção na hora da instalação dos produtos para o banheiro.

Este post foi escrito pela Deca, maior fabricante de louças e metais sanitários do Hemisfério Sul.