Energia Solar Fotovoltaica: O Que é, Como Funciona + Vantagens e Desvantagens

Energia solar fotovoltaica é aquela produzida por meio de placas solares que captam a luz do sol durante o dia e a transformam em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico. Com ela, é possível abastecer casas e até mesmo estabelecimentos comerciais.

O Brasil foi o 4º país do mundo que mais adicionou capacidade de energia solar fotovoltaica em 2021, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) com base em dados atualizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a recente publicação da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA).

Por isso, é importante que profissionais da construção civil conheçam cada vez mais essa solução para criar projetos modernos e sustentáveis. Pensando nisso, no post de hoje vamos mostrar como funciona a energia solar fotovoltaica, suas vantagens e desvantagens. Boa leitura!

Veja também: Casa Sustentável – Veja Quais Materiais Usar + 6 Ideias Perfeitas

O que é energia solar fotovoltaica?

Energia solar fotovoltaica é aquela produzida por meio de placas solares que captam a luz do sol durante o dia e a transformam em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico. Com ela, é possível abastecer casas e até mesmo estabelecimentos comerciais.

O que é Energia solar fotovoltaica foto Portal Solar

O que é Energia solar fotovoltaica (foto: Portal Solar)

A energia solar fotovoltaica é um dos principais tipos de energia solar, ao lado da térmica (aquecedor solar) e heliotérmica (também chamada de energia solar concentrada ou termossolar).

O armazenamento de energia solar fotovoltaica está cada vez mais presente na vida dos brasileiros, pois gera redução de custos com conta de luz e também torna a casa mais sustentável.

Agora que você já sabe o que é energia solar fotovoltaica, veja com mais detalhes como é o seu funcionamento.

Veja também: Energia Eólica dá certo no Brasil? Descubra suas vantagens e desvantagens

Como funciona a energia solar fotovoltaica?

O sistema de energia solar fotovoltaica apresenta vários componentes, mas existem dois que são os principais responsáveis pelo seu funcionamento: as placas solares e o inversor interativo.

A placa solar é a peça mais visível do sistema e exerce uma função essencial, pois é ela que transforma a energia solar fotovoltaica em eletricidade.

O que é Energia solar fotovoltaica detalhamento da placa solar foto oca solar energia

O que é Energia solar fotovoltaica: detalhamento da placa solar (foto: oca solar energia)

O que faz uma placa solar gerar eletricidade é o efeito fotovoltaico, que é o aparecimento de uma diferença de potencial (ou seja, uma tensão, popularmente conhecida como voltagem) em seu interior, causado pela ação dos fótons (partículas de luz) que interagem com os elétrons dos átomos do material utilizado para a produção da placa solar.

O efeito fotovoltaico gera uma corrente de energia contínua, que até pode ser usada por equipamentos específicos, mas não é a empregada no sistema elétrico tradicional.

Para converter essa corrente, é usado um inversor interativo que vai gerar a corrente alternada. Aí sim, essa energia vai para o quadro de luz e poderá ser distribuída por toda a casa.

Como funciona a Energia solar fotovoltaica foto NeoSolar

Como funciona a energia solar fotovoltaica (foto: NeoSolar)

Explicando mais sobre o inversor interativo, é como se ele fosse o cérebro do sistema de energia solar fotovoltaica. Ele é o responsável por transformar os 12 V de corrente contínua (CC) das baterias em 110 ou 220 V de corrente alternada (AC), ou outra tensão desejada.

O sistema de energia solar fotovoltaica também conta com a bateria, que armazena a energia solar para ser usada quando não há sol (à noite ou em dias nublados, por exemplo). Outro componente é o controle de carga, que evita sobrecargas ou descargas exageradas na bateria.

Vale lembrar que, para instalar e utilizar um sistema de energia solar fotovoltaica no Brasil, é preciso seguir as normas da ANEEL e da distribuidora local que irá receber a conexão do gerador.

Veja também: Como fazer instalação elétrica? Confira o passo a passo completo!

Qual a diferença de energia solar e fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica capta a luz do sol para gerar energia elétrica e abastecer casas, estabelecimentos comerciais, entre outros locais. Já a energia solar térmica é utilizada para aquecer líquidos, como a água do chuveiro, por exemplo.

Quais as vantagens e desvantagens da energia solar fotovoltaica?

 

Vantagens

 

Reduz a emissão de CO2 para a atmosfera

O dióxido de carbono (CO2), também conhecido como gás carbônico, é o principal responsável pelo efeito estufa. Diante desse contexto, existe um esforço de países do mundo todo para diminuir a emissão dessa substância tão perigosa.

Por isso, a energia solar fotovoltaica é positiva para o meio ambiente, pois ela reduz a emissão de CO2 para a atmosfera, já que não emite gases em nenhuma das suas fases.

Energia solar fotovoltaica reduz a emissão de CO2 foto Green Savers - SAPO

Energia solar fotovoltaica reduz a emissão de CO2 (foto: Green Savers – SAPO)

É uma fonte de energia renovável

O Brasil é um país ensolarado, mesmo com as mudanças de estação. Sendo assim, o armazenamento de energia solar fotovoltaica sempre estará disponível de forma eficaz e limpa.

Gera redução de custos com energia elétrica

A conta de luz dos brasileiros está cada vez mais cara, não é mesmo? Diante desse contexto, a energia solar fotovoltaica é uma excelente alternativa para reduzir os custos com energia elétrica.

Além disso, o sistema de armazenamento de energia solar fotovoltaica pode gerar créditos extras. E como isso funciona? É simples! Se o imóvel gerar mais energia do que pode consumir, é possível aproveitá-la em outros momentos, como em dias nublados.

Outra possibilidade é distribuir essa energia solar fotovoltaica em outros imóveis que estejam no nome do morador na mesma área da distribuidora, como uma casa na praia, por exemplo.

Desvantagens

 

Investimento inicial alto

O preço da energia solar fotovoltaica pode variar de acordo com o perfil de consumo do imóvel, mas o valor médio fica entre R$ 15 mil a R$ 50 mil reais. Trata-se de um investimento inicial alto, mas que é recuperado ao longo do tempo.

Necessidade de manutenção 

É recomendado que o sistema de energia solar fotovoltaica tenha uma manutenção anual, que inclui a limpeza dos painéis solares. Essa pode ser uma desvantagem para algumas pessoas, já que gera um custo que será permanente durante o uso do sistema.

energia solar fotovoltaica limpeza foto Banco BV

Energia solar fotovoltaica: limpeza (foto: Banco BV)

Gostou de aprender mais sobre a energia solar fotovoltaica? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais! = )

Comentários

comentários em "Energia Solar Fotovoltaica: O Que é, Como Funciona + Vantagens e Desvantagens"