O Que é Escada Enclausurada? Tudo Que Você Precisa Saber!

Escada enclausurada protegida é um dos tipos de escadas de emergência que são usadas em edificações. Ela deve ser protegida do entorno por paredes corta-fogo com resistência mínima de duas horas, ter aberturas para ventilação, entre outras normas determinadas na legislação do Corpo de Bombeiros de casa estado.

Infelizmente, as faculdades de arquitetura e urbanismo não trazem orientações sobre saídas de emergência e isso gera muitas dúvidas para profissionais na hora de projetar uma edificação. É importante que todo arquiteto conheça a legislação do corpo de bombeiros do seu respectivo estado para criar projetos seguros e dentro das normas.

Pensando nisso, no post de hoje vamos mostrar o que é escada enclausurada e outros tipos de escadas de emergência. Boa leitura!

Importante: nesse post, vamos dar destaque à legislação do corpo de bombeiros do estado de São Paulo, informada na Instrução Técnica nº11/2019 . Se você realiza projetos em outros estados, consulte quais são as normas vigentes.

Qual a importância das escadas de emergência?

Elas oferecem segurança aos usuários da edificação em casos de emergência ou pânico. Além disso, as escadas de emergência auxiliam os bombeiros e equipes de resgate a socorrer as pessoas com mais agilidade.

A NBR 9077 (Saídas de emergência em edifícios) traz as normas vigentes para a criação de escadas de emergência seguras. Além disso, é necessário consultar as IT’s (instruções técnicas dos bombeiros) de cada estado.

Agora que você já relembrou a importância das escadas de emergência, confira o que é a escada enclausurada.

Veja também: Cálculo de Rampa – Aprenda a Fazer de um Jeito Simples

O que é escada enclausurada protegida?

Escada enclausurada protegida é um dos tipos de escadas de emergência que são usadas em edificações. Ela deve ser protegida do entorno por paredes corta-fogo com resistência mínima de duas horas, ter aberturas para ventilação, entre outras normas determinadas na legislação do Corpo de Bombeiros de casa estado.

O que é escada enclausurada foto Thórus Engenharia

O que é escada enclausurada (foto: Thórus Engenharia)

Veja também: As 7 Etapas de um Projeto de Arquitetura – da Primeira Reunião Até o Final da Obra

Quais são os tipos de escada de emergência?

 

Escadas não enclausuradas (NE)

É o tipo comum, que tem poucas exigências além dos requisitos básicos de toda escada. Ela é usada em prédios com, no máximo, 12 metros de altura e população reduzida.

Escada enclausurada protegida (EP)

A escada enclausurada protegida é usada em edificações entre 12 e 30 metros, mas vale destacar que ela também já é exigida em edificações com menos de 12 metros (dependendo da sua ocupação).

Trata-se de um dos tipos com mais exigências, por isso é importante estar atento(a) à IT dos Bombeiros do seu estado para garantir um projeto sem erros. Confira alguns requisitos da escada enclausurada protegida em São Paulo:

  • Precisa estar em uma caixa de escada com paredes resistentes ao fogo em que o acesso é feito com paredes corta-fogo.
  • As paredes devem ter tempo requerido de resistência ao fogo de, no mínimo, 120 minutos, além de acabamento liso.
  • Não deve haver aberturas para tubulações de lixo, passagem para rede elétrica, centros de distribuição elétrica, armários para medidores de gás e assemelhados, entre outros.
  • Deve ter portas de acesso do tipo corta-fogo (PCF) com resistência de 90 minutos de fogo.
  • É obrigatório a presença de área de resgate para pessoas com deficiência.
  • É necessária a colocação de janela para ventilação em todos os pavimentos ou outro tipo de ventilação de acordo com as diretrizes das alíneas “e” e “f” do item 5.7.9.1. da Instrução Técnica nº11/2019 dos bombeiros do estado de São Paulo.
  • Não pode ser utilizada como depósito, lixeira, localização de móveis ou equipamentos, mesmo que por um curto espaço de tempo, exceto os previstos especificamente pela IT.
  • Entre outras exigências.

Veja também: Cálculo de Escada: Veja o Passo a Passo Completo Para Seu Projeto

escada enclausurada protegida imagem retirada da IT

Planta baixa de escada enclausurada protegida (imagem retirada da IT nº11/2019 do Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo)

Escada enclausurada à prova de fumaça (PF)

Usada em edificações mais altas, é bastante semelhante à escada enclausurada protegida, mas tem um cuidado especial quanto à entrada de fumaça no seu exterior.

Esse controle é feito por meio de antecâmaras ventiladas dotadas de dois dutos: um que permite a entrada do ar externo e o outro que retira o ar viciado. Esses dutos, quando em pleno funcionamento, propiciam que qualquer vestígio de fumaça que penetre na antecâmara seja sugado por efeito chaminé, evitando que a mesma chegue aos lances.

Uma outra diferença em relação à escada EP é que as paredes da escada PF precisam resistir à, no mínimo, 4 horas de fogo contínuo.

Escada enclausurada à prova de fumação imagem retirada da IT

Planta baixa de escada enclausurada à prova de fumaça (imagem retirada da IT nº11/2019 do Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo)

Escada à prova de fumaça pressurizada (PFP)

Esse tipo de escada de emergência está se tornando comum em edificações mais novas. Pode substituir tanto as escadas PF como as escadas EP. Para manter a fumaça do lado de fora do edifício, ela conta com um sistema que bombeia ar, através de um compressor, para seu interior.

Dessa maneira, a pressão interna fica constantemente superior à externa, impedindo a fumaça de entrar quando as portas são abertas.

Escada Pressurizada PFP Diagrama explicativo do funcionamento de uma escada pressurizada à prova de fumaça foto Construtiva - Aprimoramento Profissional

Escada Pressurizada PFP: diagrama explicativo do funcionamento de uma escada pressurizada à prova de fumaça (foto: Construtiva – Aprimoramento Profissional)

Escada aberta externa (AE)

Fica localizada do lado de fora do prédio e é pouco comum no Brasil. Ela é utilizada principalmente em edificações readaptadas que não permitem a inclusão de escadas de emergência no lado de dentro.

Escada aberta externa AE imagem retirada

Planta baixa de escada aberta externa AE (imagem retirada da IT nº11/2019 do Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo)

Quando a escada tem que ser enclausurada?

A escada enclausurada protegida é usada em edificações entre 12 a 30 metros, mas ela também já é exigida em edifícios com menos de 12 metros (dependendo da sua ocupação).

O que é escada enclausurada foto iStock

O que é escada enclausurada (foto: iStock)

Gostou de aprender mais sobre a escada enclausurada? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Comentários

comentários em "O Que é Escada Enclausurada? Tudo Que Você Precisa Saber!"