Espaço Público: 5 Fatores Que Melhoram a Vida nas Cidades

Espaço público é o lugar onde a população pode aproveitar momentos de lazer gratuitamente e interagir com a comunidade de forma livre. Ruas, calçadas, praças públicas, museus e bibliotecas são alguns exemplos.

Refletir sobre o funcionamento do espaço público é um exercício que todo profissional de arquitetura deve fazer. Dessa forma, é possível propor soluções para o melhor uso das cidades e de obras arquitetônicas.

Pensando nisso, no post de hoje vamos mostrar o que são os espaços públicos, diferentes visões sobre o tema e 5 pontos essenciais para um espaço público de qualidade. Acompanhe!

O que é um espaço público?

Espaço público é o lugar onde a população pode aproveitar momentos de lazer gratuitamente e interagir com a comunidade de forma livre. Ruas, calçadas, praças públicas, museus e bibliotecas são alguns exemplos.

O que são espaços públicos: Praça Mauá, no Rio de Janeiro (foto de Carla Lencastre - Blog Pan Rotas)

O que são espaços públicos: Praça Mauá, no Rio de Janeiro (foto de Carla Lencastre – Blog Pan Rotas)

Quando falamos sobre o que é um espaço público, existem diversas formas de defini-lo de acordo com a visão sobre o tema. Por exemplo, para algumas pessoas um dos fatores que determinam o que é um espaço público é se ele é aberto ou fechado. No entanto, museus e bibliotecas administradas pela prefeitura também são espaços públicos.

Espaços com certa restrição de acesso e circulação, como supermercados, hospitais privados, entre outros, também pertencem à esfera do público. Teoricamente, qualquer pessoa pode entrar nesses locais sem nenhum impedimento durante seu horário de funcionamento.

Outra abordagem sobre o assunto está relacionada à exclusão de pessoas do espaço público devido a sua classe social, gênero, cor e orientação sexual. De acordo com levantamento do Instituto Patrícia Galvão, 77% das mulheres disseram sentir medo de sofrer alguma violência na rua.

A arquitetura hostil é mais uma situação que traz questionamentos sobre o real significado de espaço público, já que essa prática de segregação impede que uma parte da população utilize o espaço público livremente.

Diante desse contexto, é preciso analisar o que são espaços públicos buscando não apenas uma definição, mas também diferentes olhares sobre a questão.

Veja também: Quais são as 20 maiores cidades do mundo? Descubra se o Brasil está na lista!

Quais são os espaços públicos de lazer?

Praças públicas, museus, bibliotecas e centro culturais gratuitos são considerados espaços públicos de lazer. É comum que eles sejam cartões postais da cidade, atraindo tanto a comunidade local como turistas.

Quais são os espaços públicos de lazer? Espaço público em Florianópolis (foto: Prefeitura de Florianópolis)

Quais são os espaços públicos de lazer? Espaço público em Florianópolis (foto: Prefeitura de Florianópolis)

Agora que você já sabe quais são os espaços públicos de lazer, veja qual é a função de um espaço público.

Qual é a função de um espaço público?

  • promover o convívio entre os diferentes grupos que compõem o espaço urbano
  • criar a identidade da cidade
  • influenciar positivamente a saúde física e mental da população
  • facilitar mobilizações políticas e sociais
  • oferecer segurança para todos que circulam pela cidade
  • proporcionar atividades de lazer gratuitamente

O que são espaços públicos de qualidade? 5 fatores essenciais

 

1- Diversidade de uso

Imagine a seguinte situação: você sai do seu trabalho e em poucos minutos encontra seus amigos em um restaurante. O encontro pode durar até tarde, por que a distância entre o estabelecimento comercial e a sua casa é curta. Para muitas pessoas que mora em zonas urbanas, esse cenário é um sonho.

Espaços públicos de qualidade devem reunir em uma mesma área locais de trabalho, lazer e residenciais. A diversidade de uso atrai mais pessoas para a mesma região e tornam o local mais agradável e seguro.

Vale destacar que a diversidade de uso dos espaços públicos deve ser incentivada tanto durante o dia como à noite, por isso a iluminação urbana é um dos fatores mais importantes quando falamos de espaços públicos.

2 – Iluminação urbana

Infelizmente, a iluminação urbana deixa a desejar em vários locais das cidades, principalmente nas periferias. Essa é uma questão básica para a qualidade de vida em espaços públicos e deve ser priorizada pela gestão municipal.

Ruas bem iluminadas à noite aumentam a segurança da população e fazem com que o espaço público seja melhor aproveitado durante esse período. Dessa forma, é possível diminuir a criminalidade e incentivar o comércio local.

Espaço público: iluminação urbana em praça (foto: Shutterstock)

Espaço público: iluminação urbana em praça (foto: Shutterstock)

3 – Áreas verdes

Áreas verdes são capazes de transformar a qualidade de vida da população. Trata-se de um espaço público de lazer que humaniza as cidades, atrai as pessoas para a realização de atividades físicas e cria uma identidade para o município.

Diante desse contexto, praças e jardins são espaços públicos que contribuem para a saúde física e mental da população. Vale destacar também que espaços verdes contribuem para a melhoria da qualidade do ar, reduzindo os impactos das ilhas de calor e problemas respiratórios causados pela poluição.

Espaço público em Macapá (AP) (foto: Abinoan Santiago - Arquivo G1)

Espaço público em Macapá (AP) (foto: Abinoan Santiago – Arquivo G1)

4 – Via urbanas amigáveis para pedestres

Um espaço público de qualidade deve oferecer vias urbanas pensadas não somente para a circulação de carros, mas também de pessoas. A rua é de todos, por isso deve ter calçadas apropriadas, locais de descanso, boa iluminação, entre outros fatores.

Jan Gehl, considerado o urbanista mais influente do mundo, disse em entrevista para a WRI Brasil: “Na minha opinião, nós precisamos fazer bairros ou centros de cidades muito melhores, baseados na ideia de pessoas caminhando muito mais e pedalando muito mais quando isso for possível”.

5 – Participação social

Envolver a participação da população no planejamento urbano e administração dos espaços públicos é essencial para manter o bom funcionamento desses lugares. As cidades estão em constante mudança e, diante desse contexto, as necessidades da população também mudam ao longo do tempo.

Os espaços públicos têm usos e significados diferentes pra cada comunidade, por isso é importante ouvir quais são as necessidades delas. Do contrário, o espaço público não será utilizado.

Espaço público: atividades com a comunidade na praça Victor Civita

Espaço público: atividades com a comunidade na praça Victor Civita (foto: projetomulher.com.br)

Gostou de aprender mais sobre o que é um espaço público? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Comentários

Não há comentários em "Espaço Público: 5 Fatores Que Melhoram a Vida nas Cidades"