13 dicas para economizar dinheiro mudando seus hábitos

Você ainda se pergunta para onde seu dinheiro vai no fim do mês? É hora de considerar seus gastos e se organizar com essas dicas para economizar dinheiro.

Talvez você deva começar revendo seus gastos diários, como comer fora de casa todos os dias, você faz isso? E quanto a fazer compras que nem precisa por impulso, ou só para tentar ter o mesmo nível de vida que alguns amigos?

Você só passará a economizar de verdade quando se livrar dos maus hábitos e adquirir novos, que sejam bons. A mudança deve vir de dentro, se sua mentalidade for correta, você conseguirá poupar mais.

O passo mais difícil pode ser simplesmente começar. Você pode achar complicado e trabalhoso encontrar maneiras de cortar gastos ou talvez tenha preguiça de elaborar um orçamento e definir objetivos financeiros para saber para onde seu dinheiro vai, mas vamos te ajudar com algumas sugestões que vão facilitar estes processos e mostrar os hábitos que te ajudam a poupar. Confira essas dicas para economizar dinheiro!

Hábitos que te ajudam a guardar dinheiro

 

1. Automatize suas finanças

 

dicas-para-economizar-dinheiro-automacao

dicas para economizar dinheiro: automação

Tem muito trabalho para direcionar seu dinheiro todas as vezes que recebe seu salário? Está na hora de mudar isso!

Automatizando suas finanças, você começa a enviar dinheiro automaticamente para cada conta específica, seja de investimento, poupança, ou até mesmo pagamentos automáticos.

Dessa forma, você nunca vai atrasar um pagamento novamente e ainda vai ter certeza de que tem uma reserva na poupança.

2. O pensamento reverso

 

dicas-para-economizar-dinheiro-pensamento

dicas para economizar dinheiro: pensamento

Depois que todos os impostos e as contas estão pagas, seu salário pode parecer anêmico, e com isso te fazer sofrer ainda mais só de pensar em reservar uma quantia para a aposentadoria.

A ideia para mudar essa situação, é pensar “ao contrário”, em vez de guardar o que sobrou depois de tudo pago, guarde uma quantidade predeterminada antes de pagar ou gastar com qualquer outra coisa.

Não estou dizendo para você guardar metade do salário, você pode começar com um montante que te deixa confortável e depois seguir para algo mais desafiador.

O dinheiro que sobrar ficará livre e, se você acha que vai fazer falta no final do mês, acredite, logo você vai se adaptar e gastar apenas o que te sobrou sem ter a necessidade de mexer no que depositou. É uma questão de mudança de mentalidade.

3. Defina seu caminho

 

Saber exatamente quais suas metas e o que você deseja alcançar financeiramente te faz ter mais empenho e aumenta de maneira significativa a chance de atingir seus objetivos.

Você pode ter objetivos de todos os tamanhos, podem ser curtos (economizar alguns meses para ter um fundo de emergência disponível ou mesmo poupar para algum evento que esteja em sua lista de prioridades) ou longos (guardar dinheiro para comprar uma casa daqui a alguns anos, por exemplo).

Não importa qual seja seu objetivo, se você tem algo específico que quer alcançar, isso vai te ajudar e muito a economizar.

Veja também: Como fazer o controle financeiro do seu escritório de arquitetura e da sua vida pessoal

4. Pesquise antes de comprar

 

Você está se planejando para comprar algo grande? Uma tv maior, uma geladeira, ou até um carro quem sabe. Não se deixe guiar simplesmente pelos seus desejos de consumo imediato.

Faça antes uma pesquisa, compare preços, qualidade e custo-benefício dos produtos que está à procura. Com todas essas informações em mãos, você poderá tomar a melhor decisão de compra.

5. Evite suas fraquezas

 

dicas-para-economizar-dinheiro-fraquezas

dicas para economizar dinheiro: fraquezas

Todo mundo tem uma fraqueza, algo que te faz querer gastar um pouco mais e de forma desnecessária. Pode ser o cheiro que vem do seu fast food favorito, uma loja de sapatos que sempre traz novos produtos vistosos na vitrine (e eles incrivelmente combinam com algum objeto que você comprou semanas atrás).

Enfim, não importa qual a fraqueza, você deve fazer o possível para evitá-la. Procure passar longe de lugares que ativam sua vontade de gastar, afinal, ninguém quer estragar o orçamento por causa de um deslize.

6. Tome nota do seu orçamento

 

dicas-para-economizar-dinheiro-orcamento

dicas para economizar dinheiro: orçamento

Ter um orçamento ‘palpável’, seja numa agenda, planilha, no celular com o aplicativo Mobills ou onde você preferir, é indispensável!

Um orçamento te deixa ciente da quantia exata de dinheiro que você movimenta mensalmente, e assim você sabe o quanto está economizando e o quanto está gastando.

Veja também: Os 3 erros mais comuns que destroem a lucratividade de arquitetos e como resolvê-los

7. Dinheiro inesperado? Não gaste!

 

Recebeu uma bonificação no seu trabalho? Ganhou uma quantia de aniversário? Foi premiado em um sorteio na loteria? Pense que esse dinheiro extra não existe.

Crie o hábito de guardar esse ‘dinheiro surpresa’, mesmo que sejam R$ 5,00 que você achou no bolso de uma calça.

8. Leve almoço de casa

 

dicas-para-economizar-dinheiro-marmita

dicas para economizar dinheiro: marmita

Se você nunca tentou levar seu próprio almoço embalado para o trabalho, comece levando uma ou duas vezes por semana, até criar o hábito.

Compare as despesas de comer fora e de levar seus próprio almoço, você vai se surpreender com a economia. Se o tempo for curto, procure formas de embalar e congelar refeições para a semana inteira.

9. Troque por serviços de streaming

 

A tv a cabo, além de ditar o que você assiste, muitas vezes, tem intervalos na programação e é um gasto absurdamente desnecessário na sua vida, afinal, ninguém assiste 300 canais.

Serviços de streaming, além de mais baratos, têm o conteúdo que você quer assistir, na hora que você quer assistir, sem anúncios e sem intervalos, a vantagem é bastante notória.

10. Considere consultar um especialista

 

Esse é um momento decisivo, você pode estar bem com o quanto está economizando no momento, ou pode ter tentado de tudo e falhado. Consultar um especialista em finanças te ajudará em qualquer das opções, uma pessoa qualificada te auxiliará no planejamento financeiro e te colocará no caminho certo.

Às vezes, nós temos muitos apegos emocionais na vida para tomar decisões corretas, um profissional tem uma visão externa e holística dos seus problemas. Esse olhar de outro ângulo pode te ajudar a ter mais objetividade.

11. E que tal marcas genéricas?

 

Você já deve ter ido à farmácia e percebido que um remédio genérico é bem mais barato e faz o mesmo efeito da marca original, ou seja, não existe motivos para gastar mais só por causa de uma marca no nome.

O mesmo vale para outras situações da sua vida, como roupas e sapatos. Se tem um produto mais barato e tão bonito quanto um de marca, porque não apostar nele e guardar o dinheiro que sobrar para outras coisas?

12. Aprenda a dizer não

 

dicas-para-economizar-dinheiro-dizer-nao

dicas para economizar dinheiro: dizer não

Você se sente mal por recusar o convite de um amigo, mesmo quando seu orçamento praticamente te proíbe de fazer um gasto extra agora? Talvez esteja na hora de aprender a dizer não e manter o foco. No início vai ser difícil, não vai parecer natural, mas melhora com a prática.

No exemplo dos amigos, você pode esclarecer que adoraria sair, mas não tem condições no momento, ou também pode procurar outra saída mais econômica, como um convite para uma pizza em casa.

13. Estabeleça hábitos inteligentes

 

É fácil adquirir hábitos ruins quando o assunto é dinheiro, desenvolver bons hábitos é que é um desafio e o ideal é que você comece logo, quanto mais cedo, melhor.

Charles Duhigg, autor de “O Poder do Hábito“, diz que há um processo neurológico em três etapas para criar um hábito. O processo inclui: escolher uma sugestão, recompensar-se e executar sua rotina.

Por exemplo, é mais provável que você economize regularmente se você definir lembretes para si mesmo (como um alerta no celular no dia de pagamento), escolha uma pequena recompensa que motive você a continuar (assistir a um filme novo no cinema, talvez) e comprometer-se a seu plano por escrito.

A ideia de economizar e guardar dinheiro deve vir de dentro para se tornar um hábito saudável e duradouro, tenho certeza que com um pouco de esforço você vai conseguir e estará a caminho de realizar seus objetivos.

Gostou das dicas para economizar dinheiro e quer aprender ainda mais sobre este assunto? Leia a resenha Os segredos da mente milionário!

Esse post foi escrito por Victor Leitão, coordenador de marketing e especialista em finanças pessoais do Mobills Educação Financeira, além de ser o editor-chefe do Portal Mobills, o maior portal de finanças pessoais do Brasil.