Limpeza Pós-Obra: 8 Passos Importantes e Quais Produtos Usar

A limpeza pós-obra é uma etapa realizada após o término da reforma ou construção realizada no imóvel e sua função é remover toda a poeira, respingo de cimento, pó de gesso, manchas de tinta, produtos químicos e demais sujidades que possam ter ficado no ambiente, incluindo até mesmo o descarte de entulho em local correto.

No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como realizar a limpeza pós-obra. Pensando nisso, preparamos esse post repleto de dicas e passo sobre como fazer limpeza pós-obra e quais produtos para limpeza pós-obra utilizar. Confira!

O que é limpeza pós-obra?

A limpeza pós-obra é uma etapa realizada após o término da reforma ou construção realizada no imóvel e sua função é remover toda a poeira, respingo de cimento, pó de gesso, manchas de tinta, produtos químicos e demais sujidades que possam ter ficado no ambiente, incluindo até mesmo o descarte de entulho em local correto.

Logo, ao contrário do que muitos acreditam, atuar na limpeza pós-obra exige muito mais esforço físico do que executar uma simples faxina. Não é à toa que muitas pessoas acabam buscando profissionais específicos para estarem realizando essa atividade.

Como fazer uma limpeza pós obra de forma eficiente. Fonte: Loxam Degraus

1. Como fazer uma limpeza pós obra de forma eficiente. Fonte: Loxam Degraus

Qual o valor de uma limpeza pós-obra?

Normalmente, o valor atribuído à limpeza pós-obra quanto custa está atrelado ao tamanho da superfície a ser limpa, ou seja, os preços são quase sempre calculados a partir do metro quadrado do imóvel a ser limpo. Segundo informações no mercado, o preço deste tipo de serviço varia entre R$ 7 e R$ 20/m2.

Lembre-se, o profissional que irá realizar o serviço de limpeza pós-obra tem o objetivo de eliminar todos os resíduos que sobraram da construção ou reforma feita no imóvel. Neste caso, ele tem a função de retirar poeira, respingo de cimento, pó do gesso, bem como, realizar de maneira correta o descarte de entulho ainda existente no local.

O valor atribuído a limpeza pós-obra quanto custa esta atrelado ao tamanho da superfície a ser limpa. Fonte: Consulimp

2. O valor atribuído a limpeza pós-obra quanto custa esta atrelado ao tamanho da superfície a ser limpa. Fonte: Consulimp

Como fazer limpeza pós-obra? 8 passos para uma limpeza eficiente

Para que a limpeza pós-obra seja feita de maneira correta é fundamental que os envolvidos pela limpeza do ambiente tenham muito cuidado quanto às diferentes superfícies do imóvel, de forma a respeitar as características de cada material como madeira, pedra, ferro e assim por diante. Isso porque, cada superfície irá demandar um tipo de produto de limpeza pós-obra diferente, já que outros podem danificar sua estrutura.

Dessa forma, para te auxiliar nessa missão, separamos abaixo um passo a passo simples de como fazer limpeza pós-obra eficiente.

1. Use equipamentos de proteção individual (EPIs)

Os equipamentos de proteção individual são essenciais para que a limpeza pós-obra seja feita com o máximo de segurança. Dentre os EPIs necessários podemos destacar: óculos, luvas, máscaras e botas impermeáveis. Esses equipamentos trazem melhores condições de trabalho e minimizam as chances de um possível acidente.

Os equipamentos de proteção individual são essenciais para que a limpeza pós-obra. Fonte: Security Magazine

3. Os equipamentos de proteção individual são essenciais para que a limpeza pós-obra. Fonte: Security Magazine

2. Descarte o entulho em ambiente correto

É comum que ao final da reforma ou construção ainda tenha algum tipo de entulho para ser descartado, como pedaços de gesso, parafusos, tipos de buchas danificadas, pregos, madeira e demais outros materiais. Neste caso, faço uso de sacos de ráfia ou caixas de papelão e leve posteriormente até uma unidade de ponto de coleta para que o descarte do entulho seja feito de forma correta.

Descarte do entulho da limpeza pós obra de forma correta. Fonte: Hygibras

4. Descarte do entulho da limpeza pós-obra de forma correta. Fonte: Hygibras

3. Preserve as instalações elétricas e demais acabamentos

Proteja os móveis, eletrodomésticos e demais instalações elétricas do ambiente incluindo interruptores, tomadas e outras fiações. Para manter esses itens longe da água procure cobrir suas superfícies com pedaços de papelão, fitas crepes adesivas ou lonas.

Proteja tomadas, interruptores e demais instalações elétricas. Fonte: Casa e Jardim

5. Proteja tomadas, interruptores e demais instalações elétricas. Fonte: Casa e Jardim

4. Comece a limpeza pós-obra pela superfície superior

Comece a limpeza pós-obra pelas superfícies superiores, ou seja, pelos tetos, luminárias, janelas, esquadrias e paredes. Fique atento quanto ao uso correto de produtos para limpeza pós-obra para cada área. Se necessário, faça uso de panos e aspirador de pó para tirar a poeira acumulada.

Faça a limpeza pós-obra nas superfícies superiores. Fonte: ZAP Imoveis

6. Faça a limpeza pós-obra nas superfícies superiores. Fonte: ZAP Imoveis

5. Faça a limpeza pós-obra nas superfícies inferiores

Assim que a limpeza pós-obra das superfícies superiores for concluída, siga para as superfícies inferiores do imóvel o que inclui pisos, rodapés, escadas, corrimão e demais móveis do ambiente. Nesta etapa, mais do que fazer do vassoura ou aspirador de pó para retirar a poeira, certifique-se de remover respingos de tinta, cimento, cola ou qualquer outro material.

Utilize vassoura e aspirador de pó na hora de limpar as superfícies inferiores do imóvel. Fonte: Ville Serviços

7. Utilize vassoura e aspirador de pó na hora de limpar as superfícies inferiores do imóvel. Fonte: Ville Serviços

6. Utilize o produto específico para cada tipo de piso

A limpeza pós-obra sobre o piso de porcelanato, piso de cerâmico ou piso laminado varia, pois cada revestimento exige um cuidado diferenciado. Logo, esteja atento quanto aos produtos vendidos no mercado para que a solução remova a sujeira necessária sem prejudicar a qualidade do material.

Na limpeza pós-obra utilize o produto especifico para cada tipo de piso. Fonte: Angel Vianna

8. Na limpeza pós-obra utilize o produto especifico para cada tipo de piso. Fonte: Angel Vianna

7. Higienize com cuidado o lavabo e o banheiro do imóvel

Utilize produtos que respeitam as características dos revestimentos e metais sanitários instalados. Nesta etapa, lave bem o vaso sanitário, a cuba e higienize bem a área do box.

Durante a limpeza pós-obra lave bem o vaso sanitário, a cuba e higienize bem a área do box. Fonte: Triider

9. Durante a limpeza pós-obra lave bem o vaso sanitário, a cuba e higienize bem a área do box. Fonte: Triider

8. Dê uma atenção especial na cozinha

Mesmo após finalizar a limpeza das superfícies superiores e inferiores, como dica procure repetir a limpeza em todas as superfícies de preparação de alimentos e de locais onde as refeições serão consumidas. Utilize uma bucha ou pano com álcool, desengordurantes ou demais soluções que eliminem de maneira eficiente qualquer sujeira do local, assim o espaço estará pronto para uso.

Repita toda a limpeza nas superfícies de preparação de alimentos e pratica de refeições. Fonte: Triider

10. Repita toda a limpeza nas superfícies de preparação de alimentos e pratica de refeições. Fonte: Triider

Quais produtos para limpeza pós-obra usar?

Entenda que cada sujidade exige muitas vezes um produto de limpeza pós-obra específico, por isso antes de iniciar as etapas de limpeza pós-obra é fundamental identificar quais superfícies serão limpas. Contudo, é possível listar alguns acessórios e produtos básicos que são usados em qualquer limpeza pós-obra. Confira abaixo uma lista básica de acessórios e produtos para limpeza pós-obra.

  • Sacos de entulho
  • Vassouras de cerdas duras
  • Vassouras de cerdas moles
  • Pá de lixo
  • Rodo
  • Baldes
  • Panos
  • Aspirador de pó
  • Mangueira
  • Espátulas
  • Escada
  • Detergente neutro
  • Desinfetante
  • Limpa vidros
  • Limpa pedras
  • Removedor de ceras e respingos de tipos de tintas
  • Luvas
  • Botas de borracha

O que você achou das dicas compartilhadas sobre como fazer limpeza pós-obra e quais os produtos e acessórios básicos que não podem faltar? Gostou? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais para que familiares e amigos também possam realizar a limpeza dos seus imóveis de maneira eficiente.

Comentários

comentários em "Limpeza Pós-Obra: 8 Passos Importantes e Quais Produtos Usar"