Museu Oscar Niemeyer: História, Arquitetura + Curiosidades

O Museu Oscar Niemeyer, localizado em Curitiba (PR), é uma das obras mais impactantes de Oscar Niemeyer. O prédio, que parece uma obra de arte, é a união perfeita das arquiteturas moderna e contemporânea. Ficou curioso(a) para conhecer mais sobre ele? No post de hoje, vamos falar mais sobre a história do Museu Oscar Niemeyer. Boa leitura!

Museu Oscar Niemeyer: História e Arquitetura

O Museu Oscar Niemeyer concentra-se nas artes visuais, arquitetura e design e atrai centenas de visitantes do Brasil e do mundo. Sua história começa em 1967, quando Oscar Niemeyer criou o projeto do que é hoje o prédio principal, inaugurado apenas em 1978 e então chamado de Edifício Presidente Humberto Castelo Branco.

Em 2001, 23 anos depois de sua inauguração, as autoridades do Estado decidiram transformar a área em museu e, em 22 de novembro de 2002, o edifício deixou de ser sede de secretarias de Estado para se transformar no, inicialmente batizado, Novo Museu.

O prédio passou por adaptações e ganhou um anexo, popularmente chamado de Olho, também de autoria de Oscar Niemeyer. Reinaugurado em 8 de Julho de 2003, ele passa a ser chamar oficialmente Museu Oscar Niemeyer.

A obra tem 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área de exposição, considerada a maior da América Latina.

Museu Oscar Niemeyer vista aérea foto Jornal Plural- Joel Rocha

Museu Oscar Niemeyer: vista aérea (foto: Jornal Plural – Joel Rocha)

Agora vamos falar um pouco sobre a arquitetura e estrutura do Museu Oscar Niemeyer?

O prédio principal é distribuído em 3 pisos (subsolo, térreo e primeiro pavimento). Como não podia deixar de ser, ele tem estilo moderno e é totalmente estruturado a partir de linhas retas. Bem a cara de Oscar Niemeyer, não é mesmo?

A estrutura do prédio principal do Museu Oscar Niemeyer é de concreto protendido, que permite vencer os grandes vãos da edificação com um enorme arrojo estrutural.

Uma curiosidade é que o Museu Oscar Niemeyer tem um dos maiores vãos livres do Brasil, com uma distância de 65 metros entre os pilotis mais distantes um do outro.

Museu Oscar Niemeyer vão livre foto Wikipédia

Museu Oscar Niemeyer: vão livre (foto: Wikipédia)

Museu Oscar Niemeyer rampa foto Monique Renne

Museu Oscar Niemeyer: rampa (foto: Monique Renne)

A Torre do Museu Oscar Niemeyer, também conhecida popularmente como “Olho”, totaliza o complexo com seus quatro andares de espaço para exposições. A sua fachada é espelhada com vidros escuros e a base é revestida com azulejos amarelos. O painel que mostra uma bailarina de braços abertos segurando uma fita também faz parte da arquitetura desse prédio icônico.

Museu Oscar Niemeyer foto iStock

Museu Oscar Niemeyer (foto: iStock)

Inclusive, existe a interpretação de que o formato da torre do Museu Oscar Niemeyer é inspirado nessa imagem, pois representa o espaço entre os braços da bailarina e a fita. A torre seria seu tronco e as pernas seriam as rampas. Mas não existe uma confirmação oficial de qual foi a inspiração do arquiteto para a criação dessa obra.

Museu Oscar Niemeyer Bailarina foto Blog Fotografando Curitiba

Museu Oscar Niemeyer: bailarina (foto: Blog Fotografando Curitiba)

Veja também: 9 grandes obras de arquitetura em Curitiba que todo arquiteto precisa conhecer

O que tem no Museu Oscar Niemeyer?

Quem visita o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, pode conferir maquetes das obras mais importantes do arquiteto, croquis, salas expositivas e um acervo de cerca de 4 mil peças.

Entre as obras, estão trabalhos de grandes artistas paranaenses como João Turin, Theodoro De Bona e Guido Viaro, além de obras dos consagrados Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Andy Warhol, Di Cavalcanti e Francisco Brennand.

Museu Oscar Niemeyer exposição foto José Gomerindo

Museu Oscar Niemeyer: exposição (foto: José Gomerindo)

Museu Oscar Niemeyer exposição Afinidades foto Andre Nacli

Museu Oscar Niemeyer: exposição Afinidades (foto: André Nacli)

Qual a altura do Museu Oscar Niemeyer?

No total, o Museu Oscar Niemeyer tem 70 m de extensão por 30 m de largura, contendo balanços laterais de 30 m. A obra caracteriza-se pela utilização de concreto de alta resistência e apoia-se em uma torre com 21 m de altura.

Quanto custa entrar no Museu do Olho?

  • R$ 30,00 (inteira)
  • R$ 15,00 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação; doadores de sangue; pessoas com deficiência; titulares da ID Jovem; portadores de câncer com documento comprovatório)
  • Toda quarta-feira, entrada franca das 10h às 17h (permanência até 18h). Retirada de ingressos até 17h00.

Compre seu ingresso online clique aqui, ou diretamente na bilheteria do Museu do Oscar Niemeyer.

Entrada gratuita, mediante apresentação de documento comprovatório: menores de 12 anos, maiores de 60 anos, grupos pré-agendados de estudantes de escolas públicas do ensino médio e fundamental, guias de turismo acompanhados de grupos, jornalistas, taxistas credenciados à URBS, membros da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (APAP), membros do International Council of Museums (ICOM).

Gostou de aprender mais sobre o Museu Oscar Niemeyer em Curitiba? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Comentários

comentários em "Museu Oscar Niemeyer: História, Arquitetura + Curiosidades"