O Que é Parque Linear? Benefícios de Sua Implantação +7 Exemplos Reais

O parque linear, também conhecido como “corredor verde”, se trata de um tipo de parque cujo comprimento é maior que a largura, formando uma “linha” de área verde na paisagem urbana. Normalmente, o parque linear é construído paralelamente a cursos d’água, como rios, lagos e córregos, respeitando seus trajetos.

Dessa forma, o parque linear configura muito mais do que um simples espaço de lazer e descanso, ele também exerce funções importantes que intensificam a preservação dessas áreas, chamadas por especialistas como “fundos de vale”.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, vamos compartilhar informações sobre o que é parque linear, quais são os benefícios da sua construção e +7 parques lineares espalhados pelo Brasil e mundo afora. Confira!

O que é parque linear?

O parque linear, também conhecido como “corredor verde”, se trata de um tipo de parque cujo comprimento é maior que a largura, formando uma “linha” de área verde na paisagem urbana. Normalmente, o parque linear é construído paralelamente a cursos d’água, como rios, lagos e córregos, respeitando seus trajetos.

Dessa maneira, os parques lineares ou “greenway” (caminhos verdes), configuram muito mais do que um simples espaço de lazer, contemplação da natureza e descanso, eles também exerce funções importantes que intensificam a preservação dessas áreas, chamadas por especialistas como “fundos de vale (ponto mais baixo de um relevo acidentado, por onde escoam as águas das chuvas).

Veja também: Como Funciona a Arborização Urbana? Confira 15 Árvores Ideais Para Grandes Cidades

Parque linear High Line suspenso. Fonte: Visitando New York

1. Parque linear High Line suspenso. Fonte: Visitando New York

Veja também: O Que é Arte Urbana? +20 Murais de Grafite Que Você Precisa Ver

Quais os benefícios de implantar um parque linear?

Os benefícios da implantação de um parque linear são múltiplos e se configuram muito mais do que um simples espaço de lazer e descanso. Não é à toa que muitos países, nos últimos anos, vem adotando práticas que levem a discussão e a criação desses parques em suas regiões. Entre os benefícios levados a partir da implantação dos parques lineares destacam-se:

  1. Aumento de áreas verdes nas grandes cidades;
  2. Formação de corredores ecológicos;
  3. Conservação da biodiversidade e dos recursos naturais;
  4. Redução das chamadas ilhas de calor – fenômeno climático que acontece principalmente em cidades com elevado grau de urbanização;
  5. Melhor drenagem da água pluvial e por, consequência redução do risco de ocorrência de enchentes no bairro;
  6. Incentivo às práticas esportivas e de lazer ao ar livre;
  7. Solução eficaz que auxilia na mobilidade urbana da região;
  8. Valorização dos imóveis que circundam o parque linear.

Veja também: Qual a Maior Floresta do Mundo? Veja as 10 Maiores e Suas Características

Parque linear Tiquatira. Fonte: São Paulo Bairros

2. Parque linear Tiquatira. Fonte: São Paulo Bairros

Conheça 7 parques lineares no Brasil e no mundo

 

1. Parque linear High Line suspenso

O High Line Park, localizado em Nova York, é um dos parques lineares mais conhecidos do mundo. Construído em 2009 sobre uma antiga linha de trem, o parque linear High Line atravessa três bairros da cidade. O percurso a pé, pode durar até duas horas e, o público passante pode contemplar exemplares de árvores, enquanto caminha por entre edifícios novos e antigos.

Parque linear High Line suspenso criado em Nova York. Fonte: Urban Land Institute em flickr

3. Parque linear High Line suspenso criado em Nova York. Fonte: Urban Land Institute em flickr

2. Parque linear Domino Park

Localizado também em Nova York, o parque linear Domino Park foi construído em uma área de 24 mil metros quadrados, ao longo do East River. O parque linear criado traz uma nova vida ao espaço onde, décadas atrás, funcionava uma fábrica de açúcar. No local é possível ver tanques metálicos e outras estruturas preservadas, em meio às atrações que incluem restaurantes, playgrounds, quadras e demais áreas de lazer.

Parque linear Domino Park. Fonte: The Official Guide To New York City

4. Parque linear Domino Park. Fonte: The Official Guide To New York City

3. Parque linear BeltLine

O parque linear BeltLine, localizado nos EUA, é um forte exemplo de replanejamento urbano e de reaproveitamento das estruturas da cidade. Isso porque, o parque linear foi criado sobre mais de 35 quilômetros de vias férreas desativadas, que circulam pela cidade de Atlanta. O local que impactou positivamente mais 45 bairros da cidade conta com um enorme complexo de praças e trilhas.

Parque linear BeltLine. Fonte: Atlanta Magazine

5. Parque linear BeltLine. Fonte: Atlanta Magazine

4. Parque linear de La Família

A construção do parque linear de La Família, localizado na zona oeste de Santiago, teve como principal objetivo valorizar as margens do Rio Mapocho, bem como, reabilitar uma zona industrial degradada que se conecta por meio do canal de água. O parque linear por sua vez se comporta respeitando as curvas do rio, ou seja, desvia sua água e ao mesmo tempo rega a vegetação presente.

Parque de La Família. Fonte: ArchDaily

6. Parque de La Família. Fonte: ArchDaily

5. Parque linear Camboriú

O parque linear Camboriú está localizado no município de Balneário Camboriú, estado de Santa Catarina. Sua construção teve como principal objetivo diminuir os impactos causados pelas frequentes cheias que ocorrem no bairro da cidade.  Nos últimos anos, por meio de investimentos da própria prefeitura de Camboriú foi feito um processo de revitalização da área incluindo o plantio de 19 palmeiras, playground e muro de proteção para que as crianças não tivessem acesso direto ao lago do local.

Parque linear Camboriú. Fonte: F5 Brasil

7. Parque linear Camboriú. Fonte: F5 Brasil

6. Parque linear Tiquatira

Localizado na Penha, zona leste de São Paulo, o parque Tiquatira é um grande exemplo de parque linear no Brasil. O local ocupa uma faixa de 3 quilômetros de extensão que inclui o córrego que leva seu nome e duas pistas de uma avenida que cortam o bairro. O parque linear Tiquatira conta áreas gramadas, ciclovias e espaços para prática de esportes.

Parque linear Tiquatira sofre melhorias. Fonte: Gazeta do Tatuapé

8. Parque linear Tiquatira sofre melhorias. Fonte: Gazeta do Tatuapé

7. Parque linear Barueri

O parque linear Barueri também é um exemplo forte de como é possível modificar para melhor a paisagem urbana de uma região. O local ocupa uma área total de 16.738,93 metros quadrados na margem esquerda do Rio Tietê e conta com a presença de ciclovias, playground, bicicletário, duas praças de ginástica, estacionamento, área com mesas e bancos.

Parque linear Barueri. Fonte: Folha de Alphaville

9. Parque linear Barueri. Fonte: Folha de Alphaville

Agora que você já sabe o que é parque linear e os benefícios de sua implantação, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Parque Urbano: Tudo Sobre o Assunto +7 Áreas Verdes Para Visitar“. Descubra o que é parque urbano e conheça de perto 7 parques urbanos no Brasil.

Comentários

comentários em "O Que é Parque Linear? Benefícios de Sua Implantação +7 Exemplos Reais"