Pilar de Concreto: O Que É, Tipos, Como Dimensionar e Usar no Projeto

O pilar de concreto é um elemento estrutural vertical que possui resistência à tração, compressão, transporte, manuseio, estocagem, desforma e moldagem. Sua função é sustentar todas as paredes, pisos, vãos, revestimentos, coberturas e demais cargas da obra, repassando para as fundações todas as cargas que são da própria construção.

Logo, assim como a coluna vertebral é fundamental para a sustentação do corpo humano, o pilar de concreto é essencial para sustentar o projeto na área da construção civil.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, atente-se aos próximos tópicos. Neste post vamos abordar o que é pilar de concreto, quais são os tipos de pilares existentes e como dimensionar e usar no seu projeto. Confira!

O que é um pilar de concreto?

O pilar de concreto é um elemento estrutural vertical que possui resistência à tração, compressão, transporte, manuseio, estocagem, desforma e moldagem. Sua função é sustentar todas as paredes, pisos, vãos, revestimentos, coberturas e demais cargas da obra, repassando para as fundações todas as cargas que são da própria construção, oriundas principalmente das lajes, vigas e de fatores externos como o vento e as fortes tempestades.

Veja também: Concreto Aparente: O Que É, Vantagens e Dicas de Como Usá-lo no Projeto

O pilar de concreto é um elemento estrutural vertical. Fonte: Mapa da Obra

1. O pilar de concreto é um elemento estrutural vertical. Fonte: Mapa da Obra

Quais os tipos de pilares que existem?

Os pilares podem ser feitos de diferentes materiais. Os pilares dos famosos templos gregos, por exemplo, eram feitos com blocos de pedra. No mercado também é possível encontrar pilares de metal e madeira, no entanto, a estrutura mais usada nos dias de hoje, sem dúvidas, é o pilar de concreto feito com areia, cimento, aço e agregados.

Dada sua versatilidade, o pilar de concreto pode ser pré-moldado e assumir formas distintas como aquelas com formatos circulares, retangulares vazados ou retangulares maciços e em seção de cruz, ‘L’, ‘U’, ‘I’ ou ‘T’. Outros inclusive podem ter dutos para o escoamento de água ou consolos para apoiar vigas.

Logo, os tipos de pilar de concreto variam de acordo com a finalidade do projeto (casa, edifício, ponte…) e com a localização deste elemento estrutural na obra. Por exemplo, o pilar de concreto posicionado na parte interna dos edifícios normalmente recebe cargas verticais de compressão simples, enquanto o pilar de concreto de borda recebe flexo-compressão normal, como mostra na imagem abaixo.

Veja também: Concreto Armado: Entenda Quando é a Melhor Escolha Para o Projeto

Os tipos de pilar de concreto variam de acordo com a finalidade do projeto e com a localização deste elemento estrutural na obra. Fonte: Saber Mais Engenharia

2. Os tipos de pilar de concreto variam de acordo com a finalidade do projeto e com a localização deste elemento estrutural na obra. Fonte: Saber Mais Engenharia

Revestimento para pilar de concreto: aplicações e acabamentos

No projeto, além de usar o pilar de concreto no cimento cru, também é possível decorar o pilar de concreto circular, quadrado ou retangular com uma diversidade de acabamentos. 

Dentre as opções existentes a pintura é um dos acabamentos mais usados, mas saiba que é possível inovar e fazer uso da técnica de pátina, aplicar adesivos, ladrilhos, bem como, fazer uso de chapa de aço, madeira e demais materiais. Dada a infinidade de aplicações e acabamentos, o pilar de concreto facilmente irá se conectar com o estilo de decoração do imóvel.

Veja também: O Que é Concreto Celular? Onde Usar, Preço +6 Vantagens Importantes

Pilar de concreto revestido com tijolinho aparente. Fonte: Tijolos e Tecidos

3. Pilar de concreto revestido com tijolinho aparente. Fonte: Tijolos e Tecidos

Como dimensionar o pilar de concreto?

Para aqueles que desejam aprender como fazer pilar de concreto ou até mesmo como fazer pilar de concreto para varanda, saiba que esse elemento estrutural só deve ser calculado por engenheiros calculistas e, dependendo do projeto, por arquitetos. Isso porque, qualquer erro de dimensionamento pode comprometer a estabilidade da construção e por consequência prejudicar a segurança dos usuários do local. 

Existem fórmulas para o pré-dimensionamento de pilares que são utilizadas por esses profissionais em diferentes fases do projeto, as quais são baseadas em cargas conhecidas. No entanto, é necessário posteriormente realizar um dimensionamento exato de todos os elementos da respectiva construção para que os dados se tornem fidedignos e aplicáveis. Entenda que é por meio desse dimensionamento que será possível definir a quantidade de ferragens e até a proporção da “receita” do cimento.

Veja também: Como Calcular Concreto Para Lajes, Vigas e Pilares: Tudo Que Você Precisa Saber

Aprenda como fazer pilar de concreto. Fonte: @arquitetapage

4. Aprenda como fazer pilar de concreto. Fonte: @arquitetapage

Nas etapas de como fazer pilar de concreto, os engenheiros calculistas e os arquitetos costumam adotar no cálculo de dimensionamento, dados de um concreto de baixa resistência e um coeficiente de segurança igual a 10mpa ou 100kgf/cm². Além disso, também são consideradas medidas da seção transversal – a x b – versus a carga estimada contra isto.

Vale ainda ressaltar que não se pode considerar a mesma situação para todos os pilares da construção, afinal, cada pilar de concreto irá sofrer um tipo de carga no projeto. Logo, é fundamental calcular cada pilar de concreto de forma individual.

Além de realizar o dimensionamento do pilar de concreto corretamente é essencial se atentar às etapas de construção de armadura e concretagem das peças no terreno. Por isso, se você deseja obter mais informações sobre projetos e execução de estruturas de concreto, faça uma leitura das respectivas normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas:

  • NBR 6118 – Projeto de Estruturas de Concreto
  • NBR 14931 – Execução de Estruturas de Concreto

5. Pilar de concreto. Fonte: Cursos de Estruturas

Agora que você já sabe o que é pilar de concreto, os tipos existentes e as formas de dimensioná-lo, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Cálculo Estrutural: Entenda Como é Feito e Otimize a Obra” e descubra como funciona o cálculo de estrutura na prática e os programas mais utilizados para a sua criação.

Comentários

comentários em "Pilar de Concreto: O Que É, Tipos, Como Dimensionar e Usar no Projeto"