12 Plantas Tóxicas Que Devem Ser Evitadas no Paisagismo

As plantas tóxicas são aquelas plantas que, quando inaladas, ingeridas ou simplesmente mastigadas ou tocadas, podem despertar reações alérgicas, intoxicações mais graves ou levar até a morte de humanos e animais.

Por isso, é fundamental conhecer de perto quais plantas tóxicas existem na natureza antes de criar um projeto de paisagismo, seja ele público ou privado. Afinal, a escolha errada de espécies pode causar grandes problemas de saúde em humanos e animais. Pensando nisso, separamos abaixo uma lista com 12 plantas tóxicas que devem ser evitadas durante a criação do projeto de paisagismo. Confira!

Confira 12 plantas tóxicas que devem ser evitadas no projeto de paisagismo

1. Comigo-ninguém-pode

A planta Comigo-ninguém-pode pertence ao grupo das plantas tóxicas. Isso acontece devido a presença de oxalato de cálcio nas folhas. Essa substância quando em contato com a pele penetra nas células causando inchaço, irritação e pequenos sangramentos. Quando ingerida os problemas podem ser ainda mais graves. Por isso, mantenha essas plantas tóxicas longe de animais e crianças pequenas.

A planta Comigo-ninguém-pode pertence ao grupo de plantas tóxicas devido a presença de oxalato de cálcio nas folhas. Fonte: Sara Grendele

1. A planta Comigo-ninguém-pode pertence ao grupo de plantas tóxicas devido a presença de oxalato de cálcio nas folhas. Fonte: Sara Grendele

2. Dedaleira

A Dedaleira, também conhecida como “campainhas”, apesar de possuir lindas flores ornamentais, pertence ao grupo das plantas tóxicas. A planta, que pode chegar a 1 metro de altura, é tóxica por inteiro, com destaque principalmente para suas flores e frutos que se ingeridas afetam diretamente o coração.

Veja também: Qual a Maior Floresta do Mundo? Veja as 10 Maiores e Suas Características

A Dedaleira pertence ao grupo das plantas tóxicas. Fonte: Cluny

2. A Dedaleira pertence ao grupo das plantas tóxicas. Fonte: Cluny

3. Espirradeira

A espirradeira é um das plantas tóxicas que pode provocar lesões muito graves tanto nos animais como nos humanos. A intoxicação pode ocorrer por meio de suas folhas, galhos e flores e quando ingerida a planta pode resultar em enjoos, vômitos, excesso de salivação, diarréia, tonturas, redução acentuada da pressão arterial e diminuição dos batimentos cardíacos.

A espirradeira é um das plantas tóxicas que pode provocar lesões muito graves. Fonte: Revista Natureza

3. A espirradeira é um das plantas tóxicas que pode provocar lesões muito graves. Fonte: Revista Natureza

4. Bico de papagaio

O Bico de papagaio, também conhecido como Poinsétia ou flor de natal, pertence ao grupo das plantas tóxicas e portanto, deve-se evitar seu cultivo em projetos de paisagismo. 

A planta produz uma seiva leitosa branca venenosa que ao entrar em contato com a pele pode resultar em irritação, inchaço, coceira, bolhas avermelhadas e dor similar à queimadura. Quando ingerida essas plantas tóxicas podem resultar em vômitos, enjoos, excesso de saliva, inchaço dos lábios e língua e dificuldade em engolir.

O Bico de papagaio pertence ao grupo das plantas tóxicas. Fonte: Coisas de Roca

4. O Bico de papagaio pertence ao grupo das plantas tóxicas. Fonte: Coisas de Roca

5. Copo de leite

Todas as partes da planta Copo de Leite são consideradas tóxicas. Isso acontece devido a presença do oxalato de cálcio que se encontra por toda a estrutura da planta. Por meio da ingestão ou pelo simples ato de mastigar essas plantas tóxicas, é possível observar a aparição de inchaço nos lábios e língua com dor de queimação, irritação na pele, excesso de salivação, enjoos e vômitos.

Veja também: Como Funciona a Arborização Urbana? Confira 15 Árvores Ideais Para Grandes Cidades

Plantas tóxicas: a substância de oxalato de cálcio também está presente na planta copo de leite. Fonte: Guia de Jardinagem

5. Plantas tóxicas para humanos e animais: a substância de oxalato de cálcio também está presente na planta copo de leite. Fonte: Guia de Jardinagem

6. Tinhorão

O Tinhorão, também conhecido como taja, taiá e caládio, pertence ao grupo das plantas tóxicas. Isso porque, a planta conta com a presença da substância de oxalato de cálcio.A intoxicação quando dada por meio da ingestão pode resultar em náuseas, vômitos, inchaço dos lábios e língua, excesso de salivação e dores abdominais.

O Tinhorão, também conhecido como taja, taiá e caládio, pertence ao grupo das plantas tóxicas. Fonte: Faz Fácil

6. O Tinhorão, também conhecido como taja, taiá e caládio, pertence ao grupo das plantas tóxicas. Fonte: Faz Fácil

7. Antúrio

O Antúrio também faz parte da lista de plantas tóxicas. Isso acontece, pois seu caule, suas folhas e flores possuem oxalato de cálcio. Quando ingerida a planta pode resultar em dores abdominais, enjoos, vômitos, inchaço dos lábios e língua e excesso de salivação.

O Antúrio também faz parte da lista de plantas tóxicas. Fonte: Petz

7. O Antúrio também faz parte da lista de plantas tóxicas. Fonte: Petz

8. Coroa-de-cristo

A Coroa-de-cristo também faz parte da lista de plantas tóxicas. A planta possui caule rígido formado por diversos espinhos e flores pequenas amarelas e vermelhas. Contudo, quando o caule sofre um corte o mesmo solta um látex leitoso e tóxico. Essa substância por sua vez quando em contato com os olhos ou boca pode resultar em lesões graves incluindo sangramentos, diarréia e vômitos.

Veja também: Parque Urbano: Tudo Sobre o Assunto +7 Áreas Verdes Para Visitar

Plantas tóxicas: a Coroa-de-cristo possui caule rígido formado por diversos espinhos. Fonte: Blog da Plantei

8. Plantas tóxicas: a Coroa-de-cristo possui caule rígido formado por diversos espinhos. Fonte: Blog da Plantei

9. Mamona

A Mamona está presente em diferentes regiões do Brasil e também pertence ao grupo das plantas tóxicas. Graças ao seu aspecto lúdico é comum ver crianças e animais brincando com essa planta. No entanto, a semente da mamona é extremamente perigosa, pois possui ricina, uma substância tóxica. Dependendo da quantidade ingerida, a toxina pode causar coágulos sanguíneos e levar até a morte.

Plantas tóxica: a semente da mamona é extremamente perigosa. Fonte: AGROem DIA

9. Plantas tóxica: a semente da mamona é extremamente perigosa. Fonte: AGROem DIA

10. Beladona

A planta Beladona também faz parte da lista de plantas tóxicas. A substância tóxica está presente principalmente nas sementes e raízes da planta. Quando ingerida, essas plantas tóxicas podem resultar no aumento da frequência cardíaca, confusão mental, febre e dilatação das pupilas.

Plantas tóxicas para humanos e animais: A substância tóxica está presente principalmente nas sementes e raízes da planta. Fonte: Coisas de Roca

10. Plantas tóxicas para humanos e animais: A substância tóxica está presente principalmente nas sementes e raízes da planta. Fonte: Coisas de Roca

11. Azevinho

Muito associado à época de Natal, o Azevinho é um arbusto de médio porte que também pertence à lista de plantas tóxicas. O Azevinho quando ingerido pode causar náuseas, vômitos, diarréias e levar até a morte caso a pessoa ou animal consuma mais de 20 frutos.

Veja também: Os 5 melhores softwares de paisagismo para encher os olhos do seu cliente

Plantas tóxicas para cães e gatos e humanos: Azevinho é um arbusto de médio porte. Fonte: O Meu Jardim

11. Plantas tóxicas para cães e gatos e humanos: Azevinho é um arbusto de médio porte. Fonte: O Meu Jardim

12. Lírio-do-vale

O Lírio-do-vale apesar de destacar pela sua beleza e delicadeza, a planta representa um grande perigo. Isso porque, o Lírio-do-vale contém altas quantidades de cardenolídeos, um tipo de esteroide que causa problemas em diversos órgãos, inclusive o coração. Quando ingerido pode resultar em enjoos, vômitos, erupções cutâneas e redução da frequência cardíaca.

Plantas tóxicas para cães e gatos e humanos: o Lírio-do-vale contém altas quantidades de cardenolídeos. Fonte: Flores e Folhagens

12. Plantas tóxicas para cães e gatos e humanos: o Lírio-do-vale contém altas quantidades de cardenolídeos. Fonte: Flores e Folhagens

E aí, gostou desse post sobre plantas tóxicas? Sim?! Então, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “O Que é Design Biofílico? Entenda os Benefícios de Usá-lo no Projeto” e descubra de perto quais os benefícios e como aplicar o design biofílico no seu projeto arquitetônico.

Comentários

comentários em "12 Plantas Tóxicas Que Devem Ser Evitadas no Paisagismo"