Porcelanato Rústico: Confira Por Que Ele é Perfeito Para Área Externa

Porcelanato rústico é um revestimento antiderrapante com superfície de textura áspera e irregular. Ele é indicado para áreas externas e pode imitar a aparência de outros acabamentos como madeira, cimento queimado, entre outros.

Trata-se de uma opção excelente para projetos de área de lazer ou garagem, já que o porcelanato para área externa oferece segurança e resistência para os espaços. Para facilitar seus projetos e trazer inspiração, no post de hoje vamos mostrar com mais detalhes o que é porcelanato rústico e 7 inspirações de ambientes lindos. Boa leitura!

O que é porcelanato?

Porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico com baixa absorção de água (em média 0,5%). Ele é caracterizado pela sua forma de produção, que pode incluir misturas com argila, areias, caulins e aditivos, quando o fabricante julgar necessário.

Quais são as características do porcelanato?

Uma das principais características do porcelanato é a resistência mecânica. Sua queima durante o processo de produção pode chegar a 1.200 ºC. Dessa forma, ele passa a ser mais rígido do que outros tipos de materiais semelhantes.

Esse revestimento também tem alta resistência à abrasão física e química. A praticidade de instalação, uniformidade na coloração e versatilidade são outras características marcantes do porcelanato.

Quais são os tipos de porcelanato?

Existe uma variedade de tipos de porcelanato no mercado. O que diferencia cada um é o seu acabamento e pra qual tipo de ambiente ele é mais indicado. Os mais comuns são:

Vamos conhecer mais sobre o porcelanato rústico?

Veja também: Tamanho de Porcelanato – Veja as Medidas Mais Usadas + Dicas Essenciais

O que é porcelanato rústico?

Porcelanato rústico é um revestimento antiderrapante com superfície de textura áspera e irregular. Ele é indicado para áreas externas e pode imitar a aparência de outros acabamentos como madeira, cimento queimado, entre outros.

1. Porcelanato rústico cinza que imita concreto aparente (foto: foto Portobello S.A.)

Porcelanato rústico cinza da coleção Pizarra (foto: Ceusa)

Quando usar porcelanato rústico?

O porcelanato rústico é indicado principalmente para áreas externas ou descobertas, como piscinas. Devido à textura da sua superfície, que lembra uma lixa, o porcelanato rústico evita escorregões e acidentes.

No exemplo abaixo, o porcelanato rústico amadeirado foi usado na área da piscina. Além de trazer segurança para os usuários, o revestimento traz um estética bem interessante e pode substituir outros materiais (nesse caso, a madeira).

2. Porcelanato rústico para área externa amadeirado (foto: Decor Fácil)

Veja também: Iluminação de Piscina – Veja Como Fazer + 10 Inspirações Maravilhosas

Vale destacar que o porcelanato rústico também pode ser usado nas paredes. Ele é uma ótima escolha para ambientes que querem criar uma atmosfera aconchegante e moderna. No exemplo abaixo, o porcelanato rústico foi usado na parede da recepção de um consultório.

3. Porcelanato rústico: parede revestida com porcelanato rústico (foto: Simone Schneider)

O porcelanato rústico também é uma ótima escolha para projetos de garagem. Devido a sua resistência e ausência de polimento na superfície, o revestimento não é impactado pelo peso do carro.

Como limpar porcelanato rústico?

O porcelanato rústico é um pouco mais difícil de limpar, devido à alta aderência da superfície, mas algumas dicas podem ajudar. Durante a aplicação do piso, antes de aplicar o rejunte, a recomendação é passar uma cera específica para esse tipo de revestimento. Dessa forma, a remoção do rejunte é mais fácil.

Já no dia a dia, recomenda-se que a limpeza do porcelanato rústico seja feita primeiramente com uma vassoura de pelo para retirar as partículas maiores da sujeira.

Em seguida, faça uma mistura simples de água e detergente e aplique com um pano por todo o piso. Para finalizar, é só passar um pano seco e limpo para deixar o porcelanato rústico limpinho.

Veja também: O Que é Piso Fulget? Tipos, Preço, Onde Instalar +25 Fotos

Impermeabilizante para porcelanato rústico ajuda a preservar o revestimento

Não é por que o porcelanato rústico é resistente e antiderrapante que ele não precisa de cuidados, não é mesmo? Uma dica para prolongar a vida útil do piso é aplicar o impermeabilizante para porcelanato rústico. Ele ajuda a selar os poros que vão aparecendo na superfície do material e protege contra os efeitos da umidade e ações do tempo.

Veja mais +4 inspirações de ambientes com porcelanato rústico

4. Porcelanato rústico cinza que parece cimento queimado (foto: David Hertz & Studio of Environmental Architecture / Reprodução)

5. Porcelanato rústico que imita cimento queimado (foto: Biancogres)

6. Porcelanato rústico para área externa com efeito de pedra (foto: Eliane Revestimentos)

7. Porcelanato rústico com efeito de madeira escura (foto: Conexão Decor)

Qual dessas inspirações com porcelanato rústico mais chamou a sua atenção? Compartilhe com a gente nos comentários!