Iluminação de Piscina: Veja Como Fazer + 10 Inspirações Maravilhosas

Iluminação de piscina é importante para garantir a segurança dos banhistas e criar uma área externa elegante e convidativa. Existem vários tipos de iluminação de piscina e para acertar na escolha é importante estar atento(as) às características de cada uma.

Para facilitar seus projetos e encantar o cliente, no post de hoje vamos explicar como fazer iluminação de piscina e mostrar 10 inspirações elegantes. Boa leitura!

Quais são os tipos de iluminação para piscina?

 

1 – Iluminação subaquática

A iluminação de piscina subaquática é instalada dentro d’água. Geralmente, as luminárias são posicionadas nas laterais e trazem um efeito bastante interessante. Esse tipo de iluminação para área de piscina pode ser aplicado tantos em piscinas de fibra como nas piscinas de alvenaria ou vinil.

Iluminação de piscina e varanda (foto: Isabela Mayerhofer)

1. Iluminação de piscina e varanda (foto: Isabela Mayerhofer)

2 – Iluminação de piscina com LED

A iluminação de piscina com LED é uma opção prática e moderna para quem quer dar destaque para a área externa. Além disso, trata-se de uma alternativa mais econômica, já que os spots ou fitas de LED geram economia de energia.

Em relação a segurança dos banhistas, esse tipo de iluminação de piscina trabalha com tensão baixa, o que diminui o risco de curto-circuito. A instalação da iluminação de piscina com LED pode ser feita na parede lateral da piscina ou até mesmo submersa na água. Em piscinas mais irregulares, pode ser necessário mais spots de LED.

Iluminação de piscina: piscina com tons de roxo (foto: Pool Piscina)

2. Iluminação de piscina: piscina com tons de roxo (foto: Pool Piscina)

É possível usar um LED monocromático (que não muda de cor) ou modelos que permitem a troca de cores por meio de um controle remoto. Essa é uma boa ideia para clientes que querem uma iluminação para área de piscina personalizada e marcante.

3 – Iluminação de piscina com fibra ótica

A fibra ótica não conduz eletricidade e nem calor, diante desse contexto é um tipo de iluminação de piscina totalmente seguro e sem riscos de choque. A luz é gerada por meio de uma fonte que fica distante da piscina. Essa fonte tem uma única lâmpada que é capaz de alimentar diversos cabos de fibra ótica.

Iluminação de piscina com luminárias embutidas e jatos de água (foto: Blog HTH)

3. Iluminação de piscina com luminárias embutidas e jatos de água (foto: Blog HTH)

O feixe da fibra ótica pode ser instalado nas laterais ou na borda da piscina. Dessa forma, ele realça seu formato e dá um UP na área externa. Outra opção é usar um spot submerso para clarear a água de forma direta.

Para que o efeito dessa iluminação de piscina fique mais interessante, é importante que o revestimento interno seja feito com cores claras, pois elas refletem mais luminosidade.

4 – Iluminação externa

Não podemos esquecer da iluminação de piscina na parte externa, não é mesmo? Usar refletores bem posicionados valoriza os revestimentos e deixa a área externa ainda mais bonita.

Para uma iluminação de piscina mais tradicional, a dica é usar a iluminação branca. Recomenda-se que os fachos de luz sejam direcionados para pontos importantes da piscina, como os cantos e as curvas. Dessa forma, evita-se choques e acidentes.

Também é interessante instalar focos de luz próximos à escada, cascatas e pontos de maior profundidade.

Iluminação de piscina destaca revestimento verde (foto: Gustavo Martins Arquitetura)

4. Iluminação de piscina destaca revestimento verde (foto: Gustavo Martins Arquitetura)

5 – Iluminação de piscina com refletores

Outra opção interessante para a iluminação de piscina é o uso de refletores. Existem vários tipos no mercado, mas o mais indicado, pela questão da durabilidade das lâmpadas, são os dicróicos de 50 watts.

Os refletores fixos iluminam a água com um facho de luz branca e criam um efeito marcante na piscina. Recomenda-se deixar um espaço de 10 m² entre cada ponto de luz e o uso de um dispositivo DR para que, caso ocorra algum incidente, a corrente elétrica seja automaticamente interrompida.

Iluminação de piscina: piscina com refletores fixos (foto: Palácio das Lâmpadas)

5. Iluminação de piscina: piscina com refletores fixos (foto: Palácio das Lâmpadas)

Outra opção muito prática de iluminação de piscina são os refletores flutuantes. Eles ficam boiando na água, ou seja, não há a necessidade da instalação elétrica. Trata-se de uma ideia divertida que pode ser usada em festas para criar um clima especial. A luz do refletor flutuante dura, em média, 12 horas seguidas após o carregamento.

Iluminação de piscina com refletores flutuantes coloridos (foto: Amazon - Marca Esuper)

6. Iluminação de piscina com refletores flutuantes coloridos (foto: Amazon – Marca Esuper)

Como fazer iluminação de piscina?

A iluminação para área de piscina deve ser feita a partir de um projeto luminotécnico para garantir que não exista nenhum ponto cego. É possível utilizar spot de LED, refletores ou fibra ótica, a escolha vai depender do orçamento disponível, tamanho da piscina e necessidade de iluminação.

Vale destacar que o posicionamento estratégico da iluminação de piscina faz toda a diferença. Dar destaque para as curvas de bordas, escadas, fontes e outros elementos da piscina é uma dica coringa para acertar.

Se o cliente quer luzes coloridas no projeto, é importante que o revestimento da piscina tenha cores claras. Dessa forma, a mistura de cores ficará mais evidente e o resultado da iluminação de piscina será incrível.

Quando falamos de tipos de iluminação para piscina, não podemos esquecer do restante da área externa. Ter todo esse perímetro iluminado é importante para a segurança das pessoas que circulam por ali, além de trazer um toque especial para a área de lazer.

Veja também: Confira 9 tipos de iluminação de jardim e crie uma área externa surpreendente!

Veja +4 inspirações de iluminação em piscina

 

Iluminação em piscina e casa moderna (foto: Gil Carlos de Camillo)

7. Iluminação em piscina e casa moderna (foto: Gil Carlos de Camillo)

Iluminação de piscina com luz roxa (foto: NDA Arquitetura)

8. Iluminação de piscina com luz roxa (foto: NDA Arquitetura)

Iluminação em piscina com luminárias embutidas (foto: Iara Kilaris)

9. Iluminação em piscina com luminárias embutidas (foto: Iara Kilaris)

Iluminação de piscina com deck de madeira (foto: Entenda Antes)

10. Iluminação de piscina com deck de madeira (foto: Entenda Antes)

Gostou de aprender mais sobre iluminação de piscina? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Comentários

Não há comentários em "Iluminação de Piscina: Veja Como Fazer + 10 Inspirações Maravilhosas"