Tamanho de Porcelanato: Veja as Medidas Mais Usadas + Dicas Essenciais

Tamanho de porcelanato é um assunto que gera dúvidas na hora de escolher os revestimentos, não é mesmo? Existe no mercado uma variedade de peças que atendem todo tipo de projeto, por isso é importante estar atento(a) a alguns fatores para decidir qual é a escolha ideal.

Pensando nisso, no post de hoje vamos mostrar quais são as medidas mais comuns e o maior tamanho de porcelanato disponível no mercado brasileiro. Boa leitura!

O que é porcelanato?

Antes de falarmos sobre o tamanho do porcelanato, vamos relembrar as suas características.

O porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico com baixa absorção de água (em média 0,5%). Ele é caracterizado pela sua forma de produção, que pode incluir misturas com argila, areias, caulins e aditivos, quando o fabricante julgar necessário.

Tamanho de porcelanato: Porcelanato é revestimento resistente e tem variedade de cores (foto: 2 Quartos)

Tamanho de porcelanato: porcelanato é revestimento resistente e tem variedade de cores (foto: 2 Quartos)

Veja também: Como escolher porcelanato para cozinha? Veja o passo a passo completo!

Quais são as características do porcelanato?

Uma das principais características do porcelanato é a resistência mecânica. Sua queima durante o processo de produção pode chegar a 1.200 ºC. Dessa forma, ele passa a ser mais rígido do que outros tipos de materiais semelhantes. Esse revestimento também tem alta resistência à abrasão física e química. A praticidade de instalação, uniformidade na coloração e versatilidade são outras características marcantes do porcelanato.

Onde posso usar o porcelanato?

O porcelanato pode ser usado em projetos residenciais e comerciais, tanto nas áreas externas como internas. Ele fica ótimo em pisos, paredes e bancadas e combina com diversas paletas de cores.

Para cada finalidade ou ambiente, existe um tamanho de porcelanato ideal. Além disso, é importante escolher um tipo de porcelanato com características que vão ao encontro das necessidades do morador e daquele cômodo específico.

Veja agora quais são os tipos de porcelanato e para qual tipo de projeto eles são indicados.

Quais são os tipos de porcelanato?

 

Porcelanato Técnico

O porcelanato técnico, também conhecido como “Toda Massa”, é aquele que não recebe esmalte na superfície. Ele também tem menos absorção de água, de até 0,1%,

É ideal para áreas com alto tráfego de pessoas, por exemplo áreas comerciais, garagens, escada, entre outras. O porcelanato técnico se divide em 2 dois subgrupos: polidos e naturais.

O porcelanato polido, como o próprio nome diz, é aquele que recebe um polimento mecânico. Ele também leva uma camada protetora por cima. Dessa forma, o piso de porcelanato polido apresenta muito brilho, além de ser uma superfície bastante lisa. É indicado para ambientes internos, mas recomenda-se evitá-lo em áreas molhadas como banheiro e cozinha.

Já o porcelanato natural não recebe polimento. Devido à essa característica, ele é indicado tanto para ambientes secos como molhados, já que sua superfície evita escorregões.

Porcelanato Esmaltado

O porcelanato esmaltado recebe uma espécie de esmalte em sua superfície. É ela que define as características de cor e textura do material, além de oferecer a impermeabilização da peça. Ele tem até 0,5% de absorção da água, o que torna o material altamente compactado. Pode ser utilizado em qualquer ambiente, e ainda possui uma versão antiderrapante para uso em áreas externas.

Agora que você já sabe o que é porcelanato e quais são seus tipos, veja como escolher tamanho de porcelanato.

O que é um tamanho de porcelanato grande?

Os porcelanatos grandes formatos são peças com medidas amplas, totalmente capazes de contribuir com a sensação de amplitude e sofisticação de um ambiente, já que seu acabamento replica elementos de madeira, pedras e mármore.

Suas placas podem alcançar tamanhos entre 1,80 cm x 3,00 cm a 1,80 cm x 3,60 cm. Dessa forma, o porcelanato grande pode ser aplicado de maneira mais uniforme e elegante, revestindo paredes, pisos e até bancadas.

Tamanho de porcelanato grande: peças têm variedade de cores (foto: Folha Vitória)

Tamanho de porcelanato grande: peças têm variedade de cores (foto: Folha Vitória)

Qual o maior tamanho de porcelanato?

Já existem no mercado brasileiro lastras de porcelanato com até 1,80 cm x 3,60 cm.

Como escolher tamanho de porcelanato?

A escolha do tamanho de porcelanato vai depender do objetivo para o ambiente. É possível escolher desde peças pequenas, como um revestimento de 9,5 cm x 19,5 cm, até lastras de 1,20 cm x 2, 70 cm, que permitem cobrir uma parede inteira.

Antes de escolher o tamanho de porcelanato, é importante avaliar a metragem do espaço, a quantidade de peças que serão utilizadas e o orçamento definido. Além disso, o prazo disponível para a instalação dos revestimentos e a necessidade de mão de obra especializada são outros fatores que devem ser considerados. Vale lembrar que porcelanato grande formato exige mais cuidado no assentamento, pois, devido ao tamanho, é mais delicado.

Tamanho de porcelanato grande é interessante para bancadas (foto: Revestindo a Casa)

Tamanho de porcelanato grande é interessante para bancadas (foto: Revestindo a Casa)

Veja também: Porcelanato Acetinado – Entenda Por Que é Perfeito Para Cozinhas e Banheiros!

Tamanho de porcelanato para banheiro: dicas para você acertar

Qual é o melhor tamanho de porcelanato para banheiro? A resposta depende da metragem do espaço e o efeito desejado para o ambiente.

Estão surgindo no mercado peças de porcelanato cada vez maiores, mas elas não são interessantes em projetos de banheiro pequeno. Revestimentos grandes necessitam de mais cortes e podem prejudicar o acabamento do ambiente.

Nesse caso, prefira peças no formato quadrado e com dimensões de até 60 cm x 60 cm. Além de facilitar a instalação, elas mantêm a linearidade do espaço e trazem a sensação de amplitude.

Tamanho de porcelanato para banheiro: porcelanato acetinado em banheiro (foto: Espaço do Traço Arquitetura)

Tamanho de porcelanato para banheiro: porcelanato acetinado em banheiro (foto: Espaço do Traço Arquitetura)

Quais são os principais tamanhos de porcelanato?

  • 4,5×4,5cm
  • 6,5x23cm
  • 15,5×15,5cm
  • 9,5×19,5cm
  • 30x35cm
  • 15x60cm
  • 60x60cm
  • 80x80cm
  • 20x90cm
  • 30x90cm
  • 90x90cm
  • 20x120cm
  • 30x120cm
  • 60x120cm
  • 120x120cm
  • 90x180cm
  • 120x270cm (dimensão de lastra)
Tamanho de porcelanato: porcelanato grande preto traz sofisticação para a cozinha (foto: Decor Fácil)

Tamanho de porcelanato: porcelanato grande preto traz sofisticação para a cozinha (foto: Decor Fácil)

Gostou de aprender mais sobre os tamanhos de porcelanato? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Comentários

comentários em "Tamanho de Porcelanato: Veja as Medidas Mais Usadas + Dicas Essenciais"