Sauna Seca: Benefícios, Funcionamento e Dicas de Como Construir

A sauna seca se trata de uma sala toda revestida em madeira, com ambiente muito aquecido, onde o calor não possui umidade. Logo, o segredo está na fonte de calor que diferente das saunas à vapor, não é a água, mas pedras, materiais ou equipamentos que não liberam umidade no ambiente.

De origem Finlandesa, o espaço quando utilizado propicia ótimos benefícios para saúde, indo desde emagrecimento, limpeza de pele até melhora na circulação sanguínea.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, atente-se aos próximos tópicos e fique por dentro de todas as informações sobre sauna seca. Confira e crie uma sauna seca residencial no seu próximo projeto!

O que é sauna seca?

A sauna seca se trata de uma sala toda revestida em madeira, com ambiente muito aquecido, onde o calor não possui umidade. Logo, o segredo está na fonte de calor que diferente das saunas à vapor, não é a água, mas pedras, materiais ou equipamentos que não liberam umidade no ambiente. Não é à toa que a sauna seca acaba sendo mais recomendada para climas e regiões com temperaturas muito baixas e de muito frio.

De origem Finlandesa, o espaço quando utilizado propicia ótimos benefícios para saúde, indo desde emagrecimento, limpeza de pele até melhora na circulação sanguínea.

Qual a melhor madeira para sauna seca?

Para que a sauna seca exerça sua função de maneira segura e com qualidade é preciso que o seu revestimento seja feito com uma madeira adequada. Mas afinal, qual a melhor madeira para sauna seca? A madeira ideal para sauna seca deve ser relativamente macia ao toque e absorver o calor, sem conduzi-lo, de maneira que a experiência dentro da sauna seca seja confortável. Logo, as madeiras mais indicadas para o revestimento da sauna seca, são:

  • Pinus Finlandês;
  • Pinus Chileno;
  • Cedro;
  • Cedrinho Cerne Exportação.
Na sauna seca é possível melhorar a circulação sanguínea. Fonte: Paulucy Eletros

1. A sauna seca ajuda a melhorar a circulação sanguínea do corpo. Fonte: Paulucy Eletros

Veja também: Ralo de Banheiro – Confira os 4 Tipos Mais Usados por Especialistas

O que é melhor sauna seca ou a vapor?

A sauna a vapor é mais popular no Brasil, já que seu calor é gerado a partir do aquecimento da água que se transforma em vapor. No projeto, o revestimento interno é feito de cerâmica e a unidade de aquecimento é instalada na parte externa da sauna de modo que apenas o calor com vapor invada o ambiente. Sua fonte de energia pode ser a partir da lenha, do gás ou da energia elétrica, a depender do equipamento usado. A sua temperatura próxima ao solo varia entre 25 e 30°C e na altura da cabeça pode chegar até 55°C.

Já a sauna seca se destaca pela geração de calor sem a presença de umidade. No projeto o revestimento interno é feito por madeira e a unidade de aquecimento é instalada na parte interna da sauna e, portanto, podem aquecer mais rapidamente e atingir temperaturas mais altas. As temperaturas podem atingir facilmente 60°C, mas chegam, até mesmo, a 80°C.

Entenda que tanto a sauna seca ou a vapor são eficazes e proporcionam ótimos benefícios para a saúde e estética. Por isso, a avaliação sobre o que é melhor sauna seca ou a vapor deve levar em conta outros fatores como tipo de clima da região, dimensões do espaço que se pretender construir, custo do projeto, custos de manutenção e até mesmo a preferência do público para que o ambiente seja convidativo.

Veja também: O Que é Piso Fulget? Tipos, Preço, Onde Instalar +25 Fotos

A madeira é um elemento muito usado na construção da sauna seca. Fonte: TORO Design em Madeira

2. A madeira é um elemento muito usado na construção da sauna seca. Fonte: TORO Design em Madeira

Quais são os benefícios da sauna seca?

Afinal, você sabe quais os benefícios da sauna seca? Com o passar do tempo, o corpo pode acumular diversas toxinas, seja por meio da má alimentação, estresse, poluição, entre outros fatores. Dessa maneira, o calor proporcionado dentro da sauna seca por sua vez pode colaborar para que essas toxinas sejam devidamente eliminadas do corpo.

Confira 4 benefícios da sauna seca para a sua saúde:

  1. Ajuda no processo de emagrecimento;
  2. Auxilia na limpeza e promove o rejuvenescimento da pele;
  3. Melhora a circulação sanguínea;
  4. A sauna seca alivia a tensão e o estresse.
Projeto de sauna seca residencial. Fonte: Dica de Arquiteta

3. Projeto de sauna seca residencial. Fonte: Dica de Arquiteta

Como funciona a sauna seca?

A sauna seca funciona por meio de um equipamento chamado de forno ou forno finlandês. O respectivo equipamento é facilmente identificável já que fica no interior da sauna. O forno que gera calor trabalha com resistências que aquecem o ar do ambiente, ou seja essas resistências são feitas para funcionar sem o contato com água. Em contrapartida, é comum o uso de pedras logo acima das resistências, já que as pedras absorvem o calor e o mantém por mais tempo dentro da sauna seca.

Veja também: Banheira de Alvenaria: Vantagens, Como Fazer e Revestir +20 Projetos

O emagrecimento é um dos maiores benefícios da sauna seca e úmida. Fonte: Habitissimo

4. O emagrecimento é um dos maiores benefícios da sauna seca e úmida. Fonte: Habitissimo

Dicas de como construir sauna seca

Para a construir uma sauna seca é preciso primeiro definir as dimensões e os materiais que serão usados no projeto, incluindo até mesmo o gerador de calor que será utilizado no ambiente. Vale mencionar, que muitas empresas especializadas no segmento oferecem a possibilidade de adquirir kits completos de sauna seca (gerador de calor para sauna, pedra para sauna, termômetro, comando digital, encosto regulável, entre outros materiais).

Durante a construção da sauna seca fique atento às instruções de montagem passadas pelo fornecedor e fabricante. Além disso, fique atento ao tipo de revestimento, piso e iluminação do ambiente, de forma que o ambiente ofereça segurança e conforto aos usuários. O revestimento deve ser feito com madeiras específicas como Pinho Finlandês, Pinho Chileno e Cedro.  As tábuas de madeira devem ser fixadas com pregos de aço sem cabeça.

Instale ralos no piso e respiradores na parte superior para saída do ar quente. Proteja o gerador de calor com uma grade de forma que ele fique a uma distância mínima de 20 cm. Instale luminárias com interruptor na parte externa da sauna seca. Fixe uma porta de madeira que abra para fora e disponha de um visor transparente e uma trava.

Crie uma proteção para que as pessoas não se queimem no gerador de calor. Fonte: Portal Construção Fácil

5. Sauna seca: crie uma proteção para que as pessoas não se queimem no gerador de calor. Fonte: Portal Construção Fácil

 7 cuidados na hora de como construir sauna seca:

  • Instale uma porta específica para sauna seca;
  • Estruture um isolamento térmico específico para a sauna seca;
  • Construa um respiro na parte superior para a saída do ar quente;
  • Construa uma entrada de ar e resfriamento próximo ao gerador de calor;
  • Instale luminárias próprias para esse espaço e fixe o interruptor na área externa da sauna seca;
  • Posicione um ralo no piso do cômodo;
  • Crie uma proteção para que as pessoas não se queimem no gerador de calor posicionado dentro da sauna seca.
Para construir uma sauna seca é preciso é preciso definir as dimensões e os materiais que serão usados. Fonte: Dica da Arquitetura

6. Para construir uma sauna seca residencial é preciso é preciso definir as dimensões e os materiais que serão usados. Fonte: Dica da Arquitetura

Agora que você já sabe o que é uma sauna seca, seus benefícios e funcionamento, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “7 Dicas Para Construir um Banheiro Externo Perfeito +17 Projetos” e descubra como deixar sua área de lazer externa mais funcional e completa.

Comentários

Não há comentários em "Sauna Seca: Benefícios, Funcionamento e Dicas de Como Construir"