O Que é Sondagem de Solo? Tipos, Como é Feita e Para Que Serve

A sondagem de solo consiste em um processo de estudo, análise e reconhecimento das características do solo como perfis de solo, nível do lençol freático, capacidade de carga ou resistência e demais propriedades.

Por meio de diferentes métodos de investigação geotécnica, os profissionais identificam as características do terreno, extraindo informações importantes que auxiliam no andamento da obra. Não é à toa que esse método é muito utilizado pelo profissionais de arquitetura e engenharia. Quer saber mais sobre o assuntos? Então, atente-se aos próximos tópicos e entenda o conceito, a importância e os diferentes tipos de sondagem de solo que podem ser realizados no terreno.

O que é sondagem de solo?

A sondagem de solo consiste em um processo de estudo, análise e reconhecimento das características do solo como perfis de solo, nível do lençol freático, capacidade de carga ou resistência e demais propriedades.

Por meio de diferentes métodos de investigação geotécnica, os profissionais identificam as características do solo do terreno, extraindo informações importantes que auxiliam no andamento da obra e na tomada de decisão principalmente quanto à fundação e ao cálculo estrutural.

Veja também: Tipos de Solos: Descubra Quais São e Evite Problemas na Obra

A sondagem de solo se trata de em um processo de reconhecimento e caracterização do terreno

1. A sondagem de solo se trata de em um processo de reconhecimento e caracterização do terreno. Fonte: Pexels

Para que serve a sondagem do solo?

Nos dias de hoje, a sondagem de solo juntamente com o estudo de topografia do terreno, se tornou um pré-requisito à fundações e a grande maioria dos profissionais reconhecem a importância de se realizar esse estudo no terreno. 

Por meio de diferentes métodos de investigação geotécnica (sondagem de solo à trado, sondagem à percussão SPT..), os profissionais identificam as características do solo do terreno e apotam dados que envolvem os perfis de solo, espessura das camadas de solo e subsolo, nível do lençol freático, capacidade de carga ou resistência e demais particularidades do local.

Quanto custa um furo de sondagem de solo?

A sondagem de solo preço varia de acordo com a localização do terreno, com o método de amostragem escolhido e, também com a empresa contratada. Por isso, é fundamental realizar cotações com mais de uma empresa, para assim analisar qual oferece melhor custo-benefício.

Veja também: Viga Baldrame: Entenda Por Que Ela é Essencial na Sua Obra

A partir da sondagem de solo e possível determinar o perfil do solo investigado

2. A partir da sondagem de solo e possível determinar o perfil do solo investigado. Fonte: TMF Fertilizantes

Quais são os tipos de sondagem?

Existem diferentes tipos de sondagem de solo. Confira abaixo alguns dos principais métodos de investigação geotécnica-geológica usados pelas empresas.

Sondagem à trado 

A sondagem de solo à trado é um método de investigação geotécnica que utiliza o trado para obter amostras do solo, ou seja, um tipo de amostrador de solo constituído por lâminas cortantes. Podendo ser manuais ou mecanizados, os tipos de trado mais utilizados são os espiralados (trado helicoidal) ou convexos (trado concha). A ABNT NBR 9603 é a norma que estabelece os requisitos mínimos para sondagem a trado em investigação geológico-geotécnica.

O método de sondagem de solo à trado tem como finalidade obter amostras deformadas para identificação dos horizontes do terreno e para a determinação do nível do lençol freático, que resulta em uma simples investigação do solo.

  • Sondagem de solo com trado manual: a perfuração no solo com o trado é feita uma pessoas, por isso a profundidade geralmente penetra somente as camadas de solo acima do nível d’água, ou seja, os trados manuais conseguem atingir até profundidades de cerca de 6 metros e em solos pouco consistentes;
  • Sondagem de solo com trado mecanizado: a perfuração no solo com o trado é feita por uma máquina, por isso é muito usual em canteiros de obra, já que conseguem atingir profundidades acima de 6 metros em solos de maior resistência.

Sondagem à percussão SPT

A sondagem à percussão SPT, usualmente chamada de sondagem SPT ou ensaio SPT, é um dos tipos de sondagem de solo mais utilizados para obter a investigação geológico-geotécnica de um terreno. A sigla SPT (do inglês, Standard Penetration Test) se trata do equipamento ”padrão” (Standard), chamado de amostrador, que serve para penetrar (Penetration) o solo, tornando possível a realização dos testes (tests) sobre resistência, permeabilidade dentre outros ensaios.

A ABNT NBR 6484 é a norma que estabelece os requisitos mínimos para sondagem à percussão SPT em investigação geológico-geotécnica. Por meio desse método é possível identificar o tipo de solo, cor, resistência, permeabilidade, bem como, constatar a presença ou não de água e em qual cota foi detectada.

Veja também: O que é Sapata? Conheça os 4 Tipos Mais Usados em Obras no Brasil

É um pré-requisito à fundações e a grande maioria dos engenheiros estão exigindo a sondagem de solo do terreno

3. É um pré-requisito à fundações e a grande maioria dos engenheiros estão exigindo a sondagem de solo do terreno. Fonte: Portal Agriconline

Sondagem rotativa (SR)

A sondagem rotativa é um método de investigação geológico e geotécnico que a partir de um sistema motomecanizado é capaz de obter amostras contínuas de solo, em formato cilíndrico, ou quando a interesse em conhecer as características dos materiais rochosos.

A ação perfurante no terreno é resultante das forças de penetração e rotação que, por serem conjugadas, apresentam poder cortante. A amostra de solo obtida é camada de testemunho. Vale mencionar que esse método é normalmente empregado em solos de difícil acesso para a realização da técnica de SPT.

Ensaio de penetração de cone CPT

A sondagem de solo por meio do ensaio de penetração de cone CPT é um método menos usual devido o custo para a realização dos trabalhos. Esse método de sondagem de solo consiste na utilização de um equipamento hidráulico que empurra uma ponta do cone instrumentado para dentro do solo por meio de várias hastes.

As amostras coletadas destes ensaios permitem que o profissional identifique os perfis de solos e suas características mecânicas, sendo importante principalmente na análise da capacidade de recarga e de recalques de fundações (Comportamento do assentamento de uma fundação).

Existem diferentes tipos de sondagem de solo

4. Existem diferentes tipos de sondagem de solo. Fonte: Ideia Socioambiental

Quais são os tipos de sondagens mais usadas no Brasil?

A sondagem à percussão SPT é o tipo de sondagem mais utilizada no Brasil. Por meio dela é possível determinar o tipo de solo, a resistência e o nível do lençol freático.

A sondagem de solo também é conhecida como investigação geotécnica

5. A sondagem de solo também é conhecida como investigação geotécnica. Fonte: Depositphotos

Agora que você já sabe o que é sondagem de solo, os diferentes tipos e qual a importância de se realizar esse procedimentos técnicos de análise do terreno, aproveite a sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Tipos de Fundação: Veja 6 Exemplos Essenciais na Construção Civil

Comentários

comentários em "O Que é Sondagem de Solo? Tipos, Como é Feita e Para Que Serve"