Telha de Fibrocimento: Veja as Polêmicas, Vantagens e Desvantagens

A telha de fibrocimento é composta por fibras sintéticas e cimento, daí vem seu nome. Trata-se de um dos tipos de cobertura mais usados em construções no Brasil devido ao fácil manuseio e baixo custo.

Nos últimos anos, o uso da telha de fibrocimento trouxe muitas dúvidas devido à presença do amianto, substância proibida no Brasil por ser considerada cancerígena. Mas, afinal, telha de fibrocimento e amianto é a mesma coisa? No post de hoje, vamos esclarecer essa dúvida e trazer as vantagens e desvantagens do material. Boa leitura!

Veja também: Madeira Para Telhado – Veja os 6 Tipos Mais Usados em Construções

O que é telha de fibrocimento?

A telha de fibrocimento é composta por fibras sintéticas e cimento, daí vem seu nome. Trata-se de um dos tipos de cobertura mais usados em construções no Brasil devido ao fácil manuseio e baixo custo. A telha de fibrocimento pode ser encontrada em ondulações pequenas (4mm), grandes (5mm e 6mm) e muito grandes (8mm). Em relação ao formato, os mais comuns são:

  • Vogatex
  • Tropical
  • Ondulada
  • Etermax
  • Modulada
  • Canalete 49
O que é telha de fibrocimento foto Coberturas Leves

O que é telha de fibrocimento (foto: Coberturas Leves)

Agora que você já sabe o que é telha de fibrocimento, veja mais informações que vão ajudar na sua escolha.

Quando usar telha de fibrocimento?

A telha de fibrocimento é bastante versátil e pode ser usada tanto para telhados como para fechamentos laterais.

Telha de fibrocimento em telhado embutido foto Infibra

Telha de fibrocimento em telhado embutido (foto: Infibra)

Qual a diferença de telha de amianto e fibrocimento?

Existe uma confusão muito grande sobre as diferenças entre telha de amianto e fibrocimento, mas, afinal, elas são diferentes? Segundo os fabricantes, a resposta é sim. As antigas telhas de amianto era compostas com a substância de mesmo nome, que comprovadamente causa danos à saúde. Já a telha de fibrocimento surgiu para substituir as telhas de amianto, e sua composição não apresenta riscos.

Qual o preço da telha de fibrocimento?

O preço de uma telha de fibrocimento varia entre R$ 10,00 até R$ 700,00. Vale lembrar que esses valores podem mudar de acordo com a marca, tipo, tamanho e região do Brasil.

Tinta para telha de fibrocimento: dicas indispensáveis

O uso de tinta para telha de fibrocimento é uma alternativa para dar um UP na cobertura e criar uma estética mais interessante. Por isso, vale a dica: esse tipo de telha só pode ser pintada com tinta acrílica à base de água, pois as outras, à base de solvente, não têm aderência ao produto.

Até seis meses após a instalação do telhado é recomendado pintar as duas faces das telhas de fibrocimento. Após este prazo pode-se pintar somente a face superior (face externa).

Tinta para telha de fibrocimento precisa ser acrílica à base de água foto YouTube - Canal J. Polónia Construção civil e Reab. Unip Lda

Tinta para telha de fibrocimento precisa ser acrílica à base de água (foto: YouTube – Canal J. Polónia Construção civil e Reab. Unip Lda)

Veja também: Tinta Térmica Funciona? Veja Para Que Serve, Vantagens e Mais!

Quais são as vantagens e desvantagens da telha de fibrocimento?

 

Vantagens

 

Custo

A telha de fibrocimento tem um valor acessível, por isso é uma das mais usadas em casas brasileiras. É uma opção comum em casos de orçamentos mais reduzidos.

Facilidade na instalação

O manuseio da telha de fibrocimento é muito fácil, o que possibilita economia na mão de obra e agilidade no prazo de entrega da obra.

Telha de fibrocimento tem fácil instalação foto iStock

Telha de fibrocimento tem fácil instalação (foto: iStock)

Peso

Uma das principais vantagens da telha de fibrocimento em relação às telhas de cerâmica é o seu peso. Como elas são mais leves, exigem menos reforços de vigas e pilares na estrutura do imóvel. Essa característica também permite que as telhas de fibrocimento vençam vãos maiores.

Desvantagens 

 

Possibilidade de danos à saúde

Essa é, sem dúvida, a principal polêmica sobre o uso de telha de fibrocimento. Em 2017, o STF (Supremo Tribunal Federal) proibiu a produção, venda e uso do amianto tipo crisotila no Brasil, substância que está presente em grande parte das telhas e caixas d’água de fibrocimento do país (saiba mais nessa matéria do G1).

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o amianto é cancerígeno, por isso existe o esforço para que ele deixe de ser usado no mundo todo.

Ao longo dos últimos anos, empresas fabricantes da telha de fibrocimento defenderam que não há esse risco e o argumento é que a quantidade de amianto usada é mínima. A Eternit, maior fabricante de telha de fibrocimento do país, alega que substituiu o amianto por fibras sintéticas.

Diante de tantas polêmicas, muitas pessoas acreditam que não vale a pena arriscar na escolha da telha de fibrocimento e preferem buscar outras alternativas para o telhado.

Estética pouco agradável

Quando falamos de casas com a cobertura exposta, o tipo de telha escolhido também contribui para a estética da obra, não é mesmo? Nesse sentido, uma desvantagem da telha de fibrocimento é a sua tonalidade cinza, que não contribui para uma aparência interessante do telhado.

Baixo desempenho térmico

A telha de fibrocimento deixa a desejar em relação ao desempenho térmico, causando desconforto para os moradores. Existem formas de solucionar esse problema durante a instalação como, por exemplo, deixar um espaço entre a laje e a telha para que o ar circule.

Nesse caso, também é importante considerar a proteção desse espaço para evitar o acúmulo de sujeira e presença de pequenos animais. A grande questão é que instalar a telha de fibrocimento com os cuidados para garantir conforto térmico aumenta o custo da obra, o que anula a vantagem da economia ao usar a telha.

Fragilidade do material

A cobertura é uma das partes mais importantes do imóvel, não é mesmo? Ela precisa ser segura e bastante resistente, pois está sujeita à desgastes causados pela chuva, vento, etc. Sendo assim, a telha de fibrocimento não é vantajosa devido a fragilidade do material.

Qualquer impacto um pouco mais forte pode quebrá-las e a água da chuva penetra com facilidade sobre ela. Por isso, o uso de impermeabilizante para telha de fibrocimento é indispensável, mas, mesmo assim, outras características relacionadas à resistência podem deixar a desejar.

Gostou de aprender mais sobre telha de fibrocimento? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Comentários

comentários em "Telha de Fibrocimento: Veja as Polêmicas, Vantagens e Desvantagens"