Tijolo Refratário: Para Que Serve, Características + Ideias Lindas

Tijolo refratário é aquele constituído por materiais específicos que são mais resistentes ao calor. Ele é indicado para o uso em churrasqueiras, fornos, lareiras, fogões a lenha, entre outros espaços que estão diretamente expostos ao fogo.

Sendo assim, o tijolo refratário pode ser usado em altas temperaturas sem trincar, quebrar ou perder sua condutividade térmica e elétrica. Para facilitar seu trabalho, no post de hoje vamos explicar com mais detalhes para que serve o tijolo refratário e mostrar ideias inspiradoras para seus projetos. Acompanhe!

O que é um tijolo?

Antes de falarmos sobre o tijolo refratário, vamos explicar rapidamente o que é um tijolo. Trata-se de uma peça cerâmica de cor avermelhada e formato de paralelepípedo usada na construção civil.

A alvenaria, sistema construtivo que utiliza o tijolo, é o mais comum no Brasil. Ele pode ser cerâmico, de concreto, ecológico, de gesso, entre outros materiais.

O que é tijolo foto Blok

O que é tijolo (foto: Blok)

O tijolo cerâmico, que é o mais popular, é fabricado com uma combinação de argilas. Muitas vezes, é adicionado cascalho moído para aumentar a resistência da massa depois do cozimento.

O processo de fabricação do tijolo envolve a moldagem da argila e a queima das peças em fornos com uma temperatura média de 950°C para enrijecer a massa.

Agora que você já sabe como é fabricado um tijolo, veja qual é o diferencial do tijolo refratário e para que ele serve.

O que é tijolo refratário?

Tijolo refratário é aquele constituído por materiais específicos que são mais resistentes ao calor. Ele é indicado para o uso em churrasqueiras, fornos, lareiras, fogões a lenha, entre outros espaços que estão diretamente expostos ao fogo.

Ele tem esse nome porque é composto por materiais refratários, ou seja: que suportam altas temperaturas sem sofrer nenhuma alteração nas suas propriedades físico-químicas.

O que é tijolo refratário foto Melo Churrasqueiras e Acessórios

O que é tijolo refratário (foto: Melo Churrasqueiras e Acessórios)

Uma dúvida comum quando falamos de tijolo refratário é: se todo tijolo cerâmico passa por um processo de queima na sua fabricação, por que não podemos usá-lo em espaços com alta temperatura?

O grande problema está no choque térmico. Quando o tijolo cerâmico fica em contato direto com uma fonte de calor, ele dilata rapidamente. Ao apagar o fogo da churrasqueira, por exemplo, o tijolo cerâmico pode se contrair. Essas mudanças bruscas de temperatura afetam a estabilidade da peça, podendo causar fissuras e outros problemas graves.

Sendo assim, o tijolo refratário é indicado nesses casos, pois a composição química dos seus materiais oferece um melhor desempenho em altas temperaturas e impede danos a estrutura da peça.

Tijolo refratário de tom amarelado foto Coqueiro Materiais para Construção

Tijolo refratário de tom amarelado (foto: Coqueiro Materiais para Construção)

Mas, afinal, quais são os materiais que compõem o tijolo refratário? Ele é composto basicamente por argila, aluminossilicatos hidratados, cuja composição varia de 20 a 45% de alumina (Al2O3), 50 a 80% de sílica (SiO2) e outros minerais em pequenas quantidades.

Vale destacar que, quanto mais alumina presente na mistura, maior a temperatura que o tijolo refratário irá suportar (o que será imprescindível para usos industriais) e mais cara será a peça.

Devido a essa composição, o tijolo refratário pode ter uma cor mais amarelada ou acinzentada, dependendo da quantidade de cada substância.

Agora que você já sabe o que é tijolo refratário, confira com mais detalhes como usá-lo em projetos.

Para que serve o tijolo refratário?

O tijolo refratário tem como principal característica a resistência a altas temperaturas, por isso ele é usado em estruturas expostas constantemente ao calor como churrasqueiras, fornos à lenha, lareiras, entre outras.

Quando usar tijolo refratário?

O tijolo refratário é indicado para fornos residenciais ou industriais, churrasqueiras, lareiras e outros espaços com contato direto com o fogo. Devido a sua composição, ele suporta altas temperaturas sem correr o risco de fissuras ou quebras.

Tijolo refratário em forno foto Doce Obra

Tijolo refratário em forno (foto: Doce Obra)

Bancada revestida com tijolo refratário para acomodar lareira foto Thaisa Camargo

Bancada revestida com tijolo refratário para acomodar lareira (foto: Thaisa Camargo)

Além do uso do tijolo refratário, recomenda-se também a aplicação de uma argamassa especial que resiste a altas temperaturas. Geralmente, ela é composta por agregados especiais como a vermiculita e a argila refratária.

Assim como os blocos de tijolo refratário, a argamassa especial também pode ter em sua composição a alumina (Al2O3), mulita-zircônia, entre outras substâncias.

Tijolo refratário para churrasqueira oferece segurança e charme

O tijolo refratário para churrasqueira garante o bom uso da peça e também traz charme para a área de churrasco. Ele pode ser usado desde a base até a chaminé da churrasqueira, criando um visual harmônico. Uma dica é pintar o tijolo refratário para combinar com a paleta de cores da área da churrasqueira, conforme o exemplo abaixo.

Tijolo refratário para churrasqueira pode ser pintado de preto foto Paula Müller

Tijolo refratário para churrasqueira pode ser pintado de preto (foto: Paula Müller)

Além de ser fácil de limpar, o tijolo refratário para churrasqueira permite uma construção rápida. Essa é uma vantagem importante, afinal um bom churrasco não pode esperar, não é mesmo?

Tijolo refratário varanda gourmet com mesa de madeira e churrasqueira revestida com tijolo refratário projeto Sandra Picciotto

Tijolo refratário: varanda gourmet com mesa de madeira e churrasqueira revestida com tijolo refratário (projeto: Sandra Picciotto)

Veja também: Revestimento Para Churrasqueira – Conheça os 8 Tipos Mais Usados e +24 Projetos

Pode molhar tijolo refratário?

O tijolo refratário deve ser mantido em local seco e coberto. Não é recomendado molhar a peça antes do uso e a aplicação deve ser feita sempre por mão de obra especializada.

assentamento de tijolo refratário foto Quartzolit

Assentamento de tijolo refratário (foto: Quartzolit)

Gostou de aprender para que serve o tijolo refratário? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Comentários

comentários em "Tijolo Refratário: Para Que Serve, Características + Ideias Lindas"