Tipos de Chave: 9 Tipos Mais Usados e Suas Funções

Você certamente já precisou de algum dos tipos de chave (chave de fenda, chave phillips, chave inglesa…) para realizar pequenos reparos no dia a dia. Seja para trocar um pneu, ou até mesmo para apertar um parafuso para montar aquele móvel que você tanto esperou chegar.

No entanto, com a variedade de tipos de chave existentes no mercado, é natural que as pessoas fiquem com dúvidas sobre quais os tipos de chave mais adequados para compor um kit de ferramentas básico. Pensando nisso, para te auxiliar na hora da compra, separamos abaixo os 9 tipos de chave mais usados e suas respectivas funções. Confira!

Conheça os 9 tipos de chaves mais usados e suas funções

Os diferentes tipos de chaves manuais são peças fundamentais na rotina de uma casa e, por isso, devem fazer parte do kit de ferramentas básicas dos moradores. Logo, dentre tantas opções, separamos abaixo os 9 tipos de chave mais usados e suas respectivas funções para que você possa conhecer e realizar uma compra mais assertiva.

1. Chave de fenda

A chave de fenda é um dos tipos de chave mais populares e versáteis. No mercado ela pode ser encontrada em diferentes tamanhos, os quais estão diretamente relacionados à medida dos parafusos e também ao comprimento da sua haste. Esses tipos de chave servem principalmente para girar, afrouxar e apertar parafusos de fenda simples. 

Vale mencionar, que existem vários tipos de chave de fenda como a chave de fenda simples, chave de fenda cotoco e chave de fenda catraca 8 em 1.

Veja também: Marcenaria Criativa: Inspire-se com 17 Ideias Geniais

Tipos de chave: existem diferentes tipos de chave de fenda. Fonte: Thompson Ferramentas

1. Tipos de chave: existem diferentes tipos de chave de fenda. Fonte: Thompson Ferramentas

2. Chave inglesa

A chave inglesa é um dos tipos de chave que serve para aplicar torque girando parafusos e porcas de padrão sextavado ou quadrado de diversos tamanhos. Isso porque, a chave inglesa possui um sistema de regulagem que permite uma abertura maior do equipamento. Logo, esses tipos de chave auxiliam tanto em reparos dentro de casa como também reparos em peças automotivas e encanamentos.

Tipo de chave: modelo de chave inglesa. Fonte: Casa do Soldador

2. Tipo de chave: modelo de chave inglesa. Fonte: Casa do Soldador

3. Chave phillips

A chave phillips é um dos tipos de chaves essenciais para se ter dentro do seu kit de ferramentas básicas. Isso porque, a chave phillips que conta com uma cabeça estrelada serve para apertar e afrouxar parafusos com fenda cruzada, frequentemente encontrados em aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos no geral. 

Tipos de chave: modelo de chaves phillips. Fonte: Magazine Luiza

3. Tipos de chave: modelo de chaves phillips. Fonte: Magazine Luiza

4. Chave de boca

A chave de boca, também conhecida como chave fixa, é um dos tipos de chave que serve para apertar e soltar porcas e parafusos de perfil quadrado ou sextavado. A ferramenta costuma ter em suas extremidades duas bocas abertas com tamanhos diferentes, com garras no formato de semicírculo.

Tipos de chave: a chave de boca também é conhecida como chave fixa. Fonte: C&C

4. Tipos de chave: a chave de boca também é conhecida como chave fixa. Fonte: C&C

5. Chave estrela

A chave estrela é um dos tipos de chave que apresentam uma função muito parecida com a chave de boca. A diferença entre ambas as ferramentas se dá por conta das suas extremidades fechadas. Dessa forma, o tamanho da chave deve ser exato com relação às medidas da peça que será parafusada ou desparafusada. Esses tipos de chaves são ideias para soltar porcas e parafusos sextavados, sem danificá-los.

Veja também: Madeira de Demolição: Confira Como Usar + 22 Inspirações Charmosas

Tipos de chaves ferramentas: modelo de chave estrela. Fonte: ANT Ferramentas

5. Tipos de chaves ferramentas: modelo de chave estrela. Fonte: ANT Ferramentas

6. Chave combinada

Como o próprio nome já diz, a chave combinada se trata de uma ferramenta que combina chave estrela com a chave de boca, ou seja, em uma das pontas está a chave de boca e na outra extremidade está a chave estrela. Esses tipos de chave são ideais para reparos em instalações hidráulicas e automotivas.

Veja também: O Que é Shaft? Veja Quando Usar em Obras + Cuidados Essenciais

Tipos de chaves ferramentas: chave combinada. Fonte: Magazine Luiza

6. Tipos de chaves ferramentas: chave combinada. Fonte: Magazine Luiza

7. Chave allen

A chave allen é um dos tipos de chave que possui um corpo de metal em formato da letra “L” e normalmente faz parte de um jogo de chaves com tamanhos distintos. Essa ferramenta é indicada para parafusos com encaixe sextavado e muito usada na indústria automobilística.

Tipos de chaves ferramentas: chave allen em aço inox. Fonte: Harte Instrumentos Cirúrgicos

7. Tipos de chaves ferramentas: chave allen em aço inox. Fonte: Harte Instrumentos Cirúrgicos

8. Chave teste

A chave teste apresenta uma aparência bem semelhante aos tipos de chave de fenda, no entanto, suas funções são bem diferentes. Isso porque, a chave teste é usada para verificar se há corrente elétrica passando por fios e tomadas. Logo, na presente de corrente elétrica no local, acenderá uma luz na chave teste.

Tipos de chaves manuais: modelo de chave teste serve para verificar corrente elétrica. Fonte: Loja Stander

8. Tipos de chaves manuais: modelo de chave teste serve para verificar corrente elétrica. Fonte: Loja Stander

9. Chave de roda

A chave de roda é um dos tipos de chave que mais se diferencia das anteriores, já que seu uso é estritamente automotivo. Por meio da chave de rodas é possível trocar os pneus do carro, por isso é fundamental ter esse tipo de chave ferramenta no seu porta-malas.

Tipos de chave: a chave de roda e uma ferramenta de uso automotivo. Fonte: Loja do Mecânico

9. Tipos de chave: a chave de roda e uma ferramenta de uso automotivo. Fonte: Loja do Mecânico

Agora que você sabe quais são os tipos de chave mais usados e suas respectivas funções, te convido a compartilhar esse post nas suas redes sociais, para que seus familiares e amigos também possam compreender a importância de cada ferramenta mencionada. 

Comentários

comentários em "Tipos de Chave: 9 Tipos Mais Usados e Suas Funções"