1. Home
  2. Revista
  3. Quarto infantil
  4. 5 Dicas Para Organizar o Quartinho das Crianças!

5 Dicas Para Organizar o Quartinho das Crianças!

As crianças deixam tudo bagunçado por aí? Qual espaço da casa fica pior? Você sabia que toda a desorganização e caos pode não ser culpa exclusiva deles? Você pode ajudar os pequenos com a organização seguindo as pequenas dicas que vamos te dar!

O quarto deles é sempre o local onde a imaginação aparece e a diversão não tem limites, é claro que isso pode deixar o ambiente sempre muito bagunçado, por isso é necessário delimitar o espaço e garantir que cada coisa tenha o seu lugar. Isso pode fazer as crianças se adaptarem melhor a organização.

Parede floral para decoração de quarto infantil feminino Foto Marcos Fertonani para MOOUI
1. Parede floral para decoração de quarto infantil feminino – Foto: Marcos Fertonani para MOOUI

Garanto que com as nossas dicas você vai conseguir otimizar os espaços e ainda ter a companhia das crianças para conseguir manter tudo no lugar. Para isso, deixe de preguiça e coloque a mão na massa por aí!

Decoração de quarto infantil compartilhado com cama planejada e parede com pintura geométrica Foto Renata D’Almeida para MOOUI
2. Decoração de quarto infantil compartilhado com cama planejada e parede com pintura geométrica – Foto: Renata D’Almeida para MOOUI

Use e abuse das caixas organizadoras!

Se os seus móveis não são planejados para conter exatamente o que você precisa organizar você deve abusar das caixas organizadoras. Elas são perfeitas para substituir as gavetas ou os pequenos nichos que facilitam a organização do dia a dia.

Com as caixas você consegue visualizar melhor o que tem e manter tudo no lugar. Elas podem ser utilizadas para conter objetos maiores como brinquedos e pelúcias, mas também funcionam para as miudezas. Se colocadas dentro do guarda-roupa, por exemplo, elas podem conter os laços de cabelo e pequenas peças de roupa, como bodys e roupas íntimas.

Existem opções incríveis de caixas organizadoras no mercado e você pode escolher o que mais funciona para o seu ambiente. As opções com tampas são ideais para serem mantidas fora dos armários, já que impedem a sujeira. Já as caixas de tecido têm a vantagem de poderem ser lavadas sempre que precisar. 

Elas ainda podem garantir um toque de cor para o quartinho. Escolha as caixas em cores vibrantes e divertidas porque elas podem complementar a decoração trazendo ainda mais personalidade para o ambiente.

Móveis planejados para decoração de quarto infantil com caixas organizadoras Foto Renata D’Almeida para MOOUI
3. Móveis planejados para decoração de quarto infantil com caixas organizadoras – Foto: Renata D’Almeida para MOOUI

Cuide dos espaços dentro dos armários!

Os armários estão aí para ajudar né? Mas pra isso você também tem que manter a organização em dia dentro deles, caso contrário é muito fácil as coisas saírem do controle e a bagunça se generalizar! 

Se você tem dúvida do que guardar na gaveta e o que guardar no cabide, apenas use a lógica: a roupa estica ou amassa quando pendurada? Se sim, dobre. É importante que a dobra mantenha as peças do mesmo tamanho, os rolinhos também ajudam bastante no caso de gavetas com pouca altura.

Já blusas de tecido mais fino, jeans e jaquetas ficam melhor distribuídas nos cabides. As necessaires podem ajudar bastante na organização das gavetas e com elas você pode categorizar as miudezas, como os acessórios.

Decoração de quarto infantil com cama montessoriana e modelos diferentes de papel de parede colorido Foto Renata D’Almeida para MOOUI
4. Decoração de quarto infantil com cama montessoriana e modelos diferentes de papel de parede colorido – Foto: Renata D’Almeida para MOOUI

Categorizar é tudo!

Para que os pequenos consigam manter a organização do quarto tudo tem que fazer sentido pra eles também. Por isso a importância de categorizar os objetos na hora de guardar.

O ideal é que você tenha um espaço delimitado para cada tipo de brinquedo, por exemplo uma caixa para as pelúcias e outra para os brinquedos maiores. Já os jogos de tabuleiro devem ficar em uma prateleira específica ou em um cantinho dentro do armário e assim por diante.

É super importante incluir as crianças nesse processo de separação dos objetos e organização. Eles podem escolher o local ideal para guardar os livros, ou em qual caixa  devem ficar as bonecas. Sempre lembrando de que os brinquedos mais queridos ou objetos mais usados devem estar sempre à mão.

Decoração de quarto infantil com papel de parede floral e estante para livros Foto  Marcos Fertonani para MOOUI I
5. Decoração de quarto infantil com papel de parede floral e estante para livros – Foto: Marcos Fertonani para MOOUI I

Pense na funcionalidade!

Pensar na rotina da sua família é essencial no momento de organizar o ambiente. A dica mais básica é deixar a mão aquilo que você usa com frequência, isso ajuda muito a manter tudo no lugar correto.

Os espaços superiores de armário você deve deixar para brinquedos que não são muito usados pelas crianças, ou para fazer os rodízios. Já aquilo que o pequeno usa todos os dias você deve acomodar em cestos organizadores próximos a cama ou na brinquedoteca.

Investir em etiquetas também é importante, elas ajudam a classificar os objetos e ainda dão um toque super fofo e pessoal para a organização. Você também pode categorizar por cor ou estampa, deixando sempre claro qual a funcionalidade de cada espaço para todos da casa.

Decoração de brinquedoteca com papel de parede colorido Foto Marcos Fertonani para MOOUI
6. Decoração de brinquedoteca com papel de parede colorido – Foto: Marcos Fertonani para MOOUI
Decoração de quarto de bebê com tapete e papel de parede colorido Foto Marcos Fertonani para MOOUI
7. Decoração de quarto de bebê com tapete e papel de parede colorido – Foto: Marcos Fertonani para MOOUI

Determine os espaços de brincar!

A criança pode ter um lugar específico para brincar dentro de casa. Caso você tenha espaço a brinquedoteca é uma ótima opção. Nesse local você pode organizar todos os brinquedos, além de estabelecer um local para o estudo e um cantinho fofo para leitura.

Nesse ambiente você também deve abusar dos organizadores e dar prioridade para móveis com gavetas e armários. Como esse espaço é específico para a criança, a decoração pode ser super lúdica e alegre, deixando o ambiente ainda mais divertido.

Caso a brinquedoteca não seja uma possibilidade, você pode determinar um espaço do quartinho para as brincadeiras acontecerem. Isso evita que os brinquedos se espalhem pela casa inteira, deixando sempre claro que antes de dormir tudo tem que estar de volta no lugar!

Armário de madeira para decoração de quarto infantil Foto MOOUI
9. Armário de madeira para decoração de quarto infantil – Foto: MOOUI

Gostou das nossas dicas para deixar a casa mais organizada?

Deixar a casa organizada é realmente indispensável para uma rotina muito mais tranquila. É sempre importante lembrar que as crianças se baseiam nos adultos, então dê o exemplo, suas atitudes podem mudar completamente os hábitos dos pequenos.

Esperamos que com nossas dicas, você aproveite para reorganizar a casa e deixá-la muito mais feliz e aconchegante!

Decoração temática para quarto infantil fundo do mar Foto Marcos Fertonani para MOOUI
9. Decoração temática para quarto infantil fundo do mar – Foto: Marcos Fertonani para MOOUI

Essas dicas para deixar o quarto das crianças mais organizado foram criadas pela equipe MOOUI.

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Quarto de Bebê Unissex: Dicas de Decoração, Cores +63 Modelos

Como Escolher o Tapete Ideal para o Quarto do Pequeno!

Berço de Madeira: Dicas para Escolher +60 Modelos para se Inspirar

Papel de parede para quarto infantil. Fonte: KZ arquitetura e interiores

Papel de Parede para Quarto Infantil: +57 Modelos Alegres e Divertidos

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz