1. Home
  2. Revista
  3. Piscina e Jardim
  4. Jardim em casa com sombras: escolha as plantas certas

Jardim em casa com sombras: escolha as plantas certas

Não são poucas as vezes num projeto de paisagismo em que nos deparamos com as áreas sombreadas. Tais áreas, sejam elas meia-sombra ou sombra, exigem tato na escolha das espécies de modo que seja possível a combinação de floríferas e folhagens.

jardim em casa -pascali-semerdjian-viva-decora

Um mesmo jardim em casa pode ter áreas de sol pleno, sombreadas e de meia-sombra. A maior parcela das espécies ornamentais, principalmente as floríferas, necessita de pelo menos 4 horas de sol por dia, o que por alguns estudiosos já é considerado sol pleno. Outros alegam que o mínimo para se considerar sol pleno seja de 6 horas. Controvérsias a parte a escolha das plantas acaba sendo uma etapa que exige cautela.

jardim em casa julio-anjos-viva-decora

Importante é entendermos os conceitos de luminosidade num jardim em casa.

Um local considerado área de sombra recebe apenas luz indireta ao longo do dia. Já um local de meia-sombra não recebe sol entre às 10h e 16h, ou recebe luz levemente difusa filtrada pela copa das árvores.

A luminosidade é um dos fatores que deve reger o escopo técnico no momento de escolher as espécies. Não existe milagre. Cultivar uma espécie de maneira inapropriada irá onerar o projeto elevando seu custo de manutenção, além de maximizar as chances de ter o desenvolvimento do jardim em casa prejudicado e até mesmo perder as plantas.

Jardim em casa - ana-meirelles-viva-decora

As espécies próprias para áreas sombreadas num jardim em casa, por questões evolucionistas, são oriundas de biomas como florestas tropicais, cujas árvores e suas espaças copas formam uma cobertura natural sombreando o solo e tudo que ali nasce. Difícil definir uma regra entre essas espécies, porém um fator é notório. Suas folhas, não por acaso, acumulam maior quantidade de clorofila, adquirindo um tom mais escuro de verde.

Jardim em casa-iii-in-house-viva-decora

Preste atenção na procedência das espécies que adquire, avaliando bem seu fornecedor ou o local onde compra, pois infelizmente a extração ilegal de muitas delas ainda é uma prática comum. O ideal é conseguir mesclar na escolha de espécies folhagens e floríferas, que ornem entre si, e que possuam harmonia de nuances, matizes e formas formando um lindo jardim em casa.

Jardim em casa-3k-arquitetura-e-interiores-viva-decora

Viva Decora Profissionais

Dentre as espécies floríferas para sombra prímula (Primula obconica) apresenta a vantagem de ser encontrada em várias cores e ser muito durável para o jardim em casa. As bromélias – vriseas, guzmânias e bilbérgias – com suas inflorescências vistosas também são ideais para toques de cor em espaços sombreados. Samambais, marantas, calateas, tinhorão são folhagens muito utilizadas para sombra e meia-sombra.

Jardim em casa-gabriela-marques-viva-decora

Assim concluímos que não é apenas de um lugar ao Sol que as plantas vivem, e é perfeitamente possível conciliar pouca luz com cultivo de plantas no jardim em casa. Nesse caso, conforme cita o dito popular, o Sol nasce para todos, mas a sombra (das plantas) é para os mais espertos.

Jardim em casa-milena-aguiar-viva-decora

Assista a mais dicas de Jardim em Apartamento

Henrique Vital  é colaborador do Viva Decora e paisagista dedicado a melhorar a vida das pessoas utilizando elementos presentes na natureza que nos cerca. 

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

O Que é Argila Expandida? Descubra Para Que Serve e Como Usar

Jardinagem: 10 Ferramentas Básicas Para Cuidar do Seu Jardim

Qual é a Piscina Ideal Para Sua Casa? Dicas Para Escolher o Melhor Modelo

Área de Churrasco: +10 Ideias Funcionais Para Incluir no Seu Projeto

Deixe um comentário

2 Comentários em "Jardim em casa com sombras: escolha as plantas certas"

MURILO WEBSTER

muito bom, gostei imensamente de todo o conteúdo……

wpDiscuz
Minimag - MySQL version: 8.0.36