1. Home
  2. Revista
  3. Piscina e Jardim
  4. A melhor idade para ser feliz: quintal ideal para idosos

A melhor idade para ser feliz: quintal ideal para idosos

Você já criou os filhos, os netos já chegaram, quem sabe quando virão os bisnetos? A rotina ganhou outro ritmo; a casa está cheia, grandes almoços aos domingos, reunião com os amigos durante a semana, uma pausa para a leitura, outra para cuidar do jardim. As prioridades mudaram e agora a única obrigação é aproveitar esses momentos de prazer, curtir o não compromisso, depois de décadas obedecendo ao relógio. Para cada fase da vida a sua casa pode se transformar. Ela deve ser aconchegante e bonita sempre, mas também prática e funcional para os idosos. Para reunir aquelas pessoas especiais e preencher o tempo com alegria, nada melhor do que um quintal equipado, que esteja a serviço da sua satisfação.

Idosos aproveitando a  casa: O quintal da melhor idade

O privilégio de envelhecer deve estar associado a curtir momentos. Um espaço gourmet é ideal para isso: churrasqueira, forno a lenha, e uma bancada para poder fazer pães, pizzas e doces que podem garantir a diversão do fim de semana. Um ambiente que convide à conversa pede sofás e cadeiras confortáveis, tenha um jogo deles no quintal para aproveitar aquela sombra do fim da tarde. Opte por assentos não tão macios, que são mais práticos na hora de levantar.

Você ainda pode organizar esse local para atender outros caprichos de  nossos idosos. Afinal, muitas pessoas quando chegam na terceira idade se desafiam em realizar atividades que nunca fizeram; ou por falta de tempo ou por falta de coragem em ousar. Por isso, relembre algum desejo esquecido. Pintar? Escrever? Dançar? Cultivar um jardim? Criar passarinhos? Tocar um instrumento musical?

varanda laranjeiras mesa de madeira idosos

Projeto por Marília Veiga

Seja qual for o seu, separe um cantinho dessa área para satisfazer essas vontades. Muitas pesquisas comprovam que adquirir novos hábitos com periodicidade estimula o cérebro, fortalece a saúde e aumenta a sensação de bem-estar. Mas não se esqueça que na hora de colocar o corpo em movimento, é necessário um acompanhamento médico, se informar sobre a intensidade e o tipo de exercício adequado para o seu caso.

Segurança sempre

Para que nenhum inconveniente aconteça é preciso tomar alguns cuidados com os idosos. Mantenha a área sempre iluminada, para evitar possíveis quedas tanto dos idosos, quanto dos outros membros da família. Degraus e escadas devem ser acompanhados por corrimãos e fitas antiderrapantes; na hora de limpar o seu quintal ou molhar as plantas, use sempre botas emborrachadas, e claro, equipe a área com piso antiderrapante. Adotando esses pequenos conselhos, sua única preocupação é ser feliz!

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Jardinagem ferramenta

Jardinagem: Utilize Ferramentas Adequadas no Seu Paisagismo

Varanda gourmet com jardim vertical atrás do sofá Projeto de GF Projetos

Jardim Vertical: 67 Modelos, Dicas e Ideias para Você Fazer o Seu

Piscina pequena infantil em deck de madeira Projeto de Meyer Cortez

50 Modelos de Piscina Pequena para Espaços Compactos

churrasqueira pre moldada pintada lucia vale 9718

Churrasqueira Pré-Moldada: +60 Ideias para Sua Área de Lazer

Deixe um comentário

1 Comentário em "A melhor idade para ser feliz: quintal ideal para idosos"

[…] A melhor idade para ser feliz: quintal ideal para idosos […]

wpDiscuz