1. Home
  2. Revista
  3. Sala
  4. Ampliar Sem Reformas: Truques Para Que a Sala Pareça Maior

Ampliar Sem Reformas: Truques Para Que a Sala Pareça Maior

A sala é uma das áreas mais agradáveis de um imóvel. Nela costumam ser passadas as horas de descanso e lazer com amigos e familiares. Porém, nem sempre a sala possui o tamanho desejado, já que uma das tendências das construções modernas vem sendo diminuir cada vez mais o tamanho dos cômodos, por isso ampliar sem reformas este espaço tem se tornado uma tarefa comum por entre as pessoas.

Se esse for o seu caso, você não precisa se preocupar, pois com as dicas trazidas por profissionais da decoração será possível ampliar sem reformas o espaço disponível em sua sala.

Escolha das cores

Um dos principais segredos para fazer com que a sua sala pareça maior consiste em acertar na escolha das cores que serão usadas tanto na pintura das paredes, quanto nos móveis, pisos e objetos decorativos.

O ideal é apostar sempre em tons mais claros, como o branco, o bege e o cinza suave, por exemplo, deixando as cores mais fortes apenas para os detalhes. Dessa forma, sua sala irá se tornar mais iluminada e consequentemente irá parecer mais ampla.

Uma vez incorporada a cor branca nas paredes, procure trazer outras tonalidades ao ambiente a partir de elementos decorativos pontuais como almofadas, poltronas, cadeiras e sofá.

A sensação de amplitude do ambiente abaixo, foi proporcionada pela presença da cor branca nas paredes. Tons de azul e dourado foram dispersos ao longo do cômodo por meio dos móveis e peças decorativas.

O milagre dos espelhos

Se você se interessa por assuntos relacionados à decoração de ambientes pequenos já deve ter percebido que os espelhos são os queridinhos de arquitetos e decoradores quando o objetivo é fazer com que um espaço pareça maior.

Os espelhos podem ser instalados preenchendo por completo uma das paredes da sala, e dessa forma o efeito de amplitude é mais intenso, ou apenas como acessórios decorativos em versões menores, contribuindo com a beleza do ambiente.

Além de fazer com que a sala pareça mais ampla, os espelhos também são aliados para difundir a iluminação pelo ambiente.

Aproveitando as áreas externas

Quem possui o privilégio de ter uma varanda ou sacada na frente da sala pode integrar os dois ambientes para ficar com um único espaço maior e mais agradável. Nesse caso, é possível que surja a necessidade de realizar pequenos ajustes para nivelar o piso da sala e da varanda, removendo as paredes que separam os dois espaços. Dessa forma, você irá conquistar uma sala maior e mais arejada.

No ambiente abaixo, o piso da sala de estar se estendeu até a área da varanda, consequentemente, proporcionando uma sensação de amplitude no ambiente.

Na imagem abaixo, os ambientes de sala de estar e sala de jantar receberam a instalação do piso laminado de madeira no espaço. Isso permitiu a integração dos cômodos e aumentou a sensação de amplitude no local.

Luzes que fazem a diferença para ampliar sem reformas

Uma boa iluminação é capaz de transformar completamente a aparência de qualquer espaço, e com a sala não poderia ser diferente. Procure deixar o ambiente bem iluminado através da instalação de lustres, luminárias, spots e até mesmo um abajur.

Todos esses recursos irão fazer com que a sala pareça naturalmente maior, e ainda contribuem para a sensação de conforto e aconchego no cômodo. Além disso, a iluminação natural também deve ser priorizada com janelas amplas e bem posicionadas como na imagem abaixo.

As famosas sancas de gesso ou um teto de gesso podem auxiliar na iluminação do ambiente. Aqui, para que a sala de estar conta com a presença de uma iluminação central de teto repartida em quarto partes.

Os lustres também exercem um papel importante na iluminação de um ambiente. Além de ampliar naturalmente o ambiente eles contribuem para a sensação de aconchego no ambiente.

Nada de excessos

Por fim, outra dica fundamental na hora de decorar uma sala pequena para fazer com que ela pareça mais ampla consiste em evitar o excesso de móveis e objetos desnecessários no local.

Procure optar apenas pelos móveis essenciais, removendo aqueles que podem ser substituídos, como por exemplo o rack da TV, já que ela pode ser fixada diretamente em um painel na parede.

Entenda que quanto menos móveis e objetos decorativos o ambiente tiver mais espaçoso ele irá parecer. Por isso, procure incluir na decoração do ambiente apenas itens necessários.

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Mesa de Jantar Pequena: 10 Modelos e Dicas Para Escolher a Melhor para o Seu Espaço

Sofá Vermelho: Cores Que Combinam Com a Peça +10 Modelos Lindos

Espelho na Sala: +10 Ideias de Decoração para Sala de Estar e Jantar

Sofá Chaise: Tipos, Dicas para Escolher e +10 Modelos Confortáveis para Conferir

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz
Minimag - MySQL version: 8.0.36