1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. Animais para Apartamento, Qual o Ideal?

Animais para Apartamento, Qual o Ideal?

As razões para morar em um apartamento são inúmeras e certamente passam por motivos como segurança, conforto, comodidade e preço, que quando subsidiado pelo programa Minha Casa Minha Vida torna tudo mais prático e acessível no bolso de quem sonha em sair do aluguel.

Mas as vantagens não precisam parar por aí. Um dos prazeres de morar em um apartamento pequeno, por exemplo, também passa pela convivência com quem se ama, e essa escolha pode ser com a família, com o seu pet ou os dois juntos, por que não?

Afinal, conviver com um bicho de estimação dentro de um apartamento é possível desde que a pessoa considere o conforto do animal, o seu perfil aliado ao do bicho (que pode ser agitado ou mais pacato) e as necessidades que ele demanda (como frequência para passear e tempo de atenção exigida).

Animais para apartamento pug no sofá

1- O pug é uma das raças de cachorros mais recomendadas para apartamentos. Fonte: Blog Provenda

Quais são os animais permitidos?

Antes de escolher um dos possíveis animais de estimação que você imagina, procure checar se o seu condomínio permite tê-los e se é possível andar com eles pelas dependências, sem incomodar os vizinhos. Feito isso, basta escolher o seu pet, adequado ao seu espaço.

Nesse momento mais prazeroso da escolha, você não precisa necessariamente se limitar em ter um gato, que é facilmente adaptável e independente, ou um cachorro, que requer um pouco mais de atenção e cuidados. Que tal pensar na possibilidade de considerar outros animais de estimação? Como por exemplo:

Chinchila

A chinchila (mistura de rato com coelho) é dócil e vive dentro de um espaço pequeno e não faz muita sujeira, nem barulho.

Animais para apartamento Chinchila

2- O tempo de vida estimado da chinchila dura em média 13 anos. Fonte: Tudo sobre Bichos

 Furão

O furão apesar de viver em gaiola, este tipo de bichinho precisa sair dela pelo menos uma vez ao dia para brincar. Eles adoram se esconder em armários, frestas, então tome cuidado com a fiação elétrica e as janelas.

Animais para apartamento furão

3- O Furão pode ser criado em apartamentos pequenos. Fonte: Comunidade Animal

Hamster

O hamster costuma conviver bem em gaiolas, ser silencioso e não fazer sujeira. E quanto mais atenção você puder lhe dar, mais dócil, carinhoso e brincalhão ele se torna.

Animais para apartamento Hamster

4- Os roedores são ótimas alternativas de Pet para crianças. Fonte: Hamster Pet Care

Peixe

Dificilmente um aquário na sala não atrai a atenção das visitas, afinal ele também decora o ambiente. Mas além disso, olhar para os peixes, cuidar deles e da sua higiene também pode ser terapêutico e acalmar o dono, no final do dia.

Animais para apartamento aquário com peixes na sala de estar

5- O aquário com peixes na sala de estar também funciona como separador de ambientes. Fonte: Pinterest

Pássaros

Os pássaros podem ser interativos ou mais reservados, dependendo da escolha da ave (que precisa ser autorizada pelo Ibama). Mas no geral, eles se adaptam bem à gaiola, produzem sujeiras que são fáceis de limpar e podem te despertar cantando, se você quiser.

Animais para apartamento pássaros

6- A criação de pássaros silvestres deve ser feita após a regularização do IBAMA. Fonte: Portal Pets

Porquinho-da-índia

Os porquinhos-da-índia são animais carinhosos, dóceis e fáceis de cuidar. Podem viver dentro de um espaço pequeno e emitem, no máximo, um som de chiado, às vezes. Além disso, este tipo de bicho de estimação pode ser treinado a usar uma caixa de areia, assim como os gatos.

Animais para apartamento Porquinho-da-índia

7- O porquinho-da-índia é um animal que não consegue viver sozinho, portanto coloque junto um companheiro da mesma espécie. Fonte: Canal do Pet

Animais exóticos

Eles podem até ser mais raros, caros e excêntricos, para quem gosta de fugir das escolhas tradicionais, mais certamente cuidar de um animal exótico – como alguns tipos de cobras, iguanas e saguis -, requer mais espaço e dedicação, além da autorização do Ibama.

Em apartamentos, as escolhas de espécies como essas se restringem geralmente às tartarugas (dependendo do tipo), às tarântulas (aranha que diverge opiniões) e às cacatuas, que costumam ser barulhentas e exigem horas de atenção diária. Então, pense bem se optar por alguma dessas.

Animais para apartamento Tartaruga de estimação

8- As tartarugas aquáticas ou terrestres precisam de cuidados especiais. Fonte: Estimação

Divulgado por: Plano&Plano

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz