1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. Aplique o feng shui na decoração da sua casa

Aplique o feng shui na decoração da sua casa

Seja uma casa, apartamento, kitnet, sobradinho ou simplesmente um quarto, uma coisa é certa: queremos paz e harmonia no lugar em que vivemos e este é o objetivo do feng shui. Independente de crenças, existem conceitos interessantes do feng shui que podem ser aplicados na organização da casa e com certeza melhoram a qualidade de nossas vidas.

aplicando o

O que é Feng Shui?

O Feng Shui é uma técnica chinesa de decoração de ambientes que consiste na harmonização dos objetos e móveis com os elementos e fluxo da natureza. Os espaços são divididos através do “baguá” (ou ba gua, ou pa kua) – as 8 áreas conhecidas como “cantos do feng shui”.

feng shui baguá

O baguá do Feng Shui, com a definição de cada uma das 8 mutações que compõem nossa vida e suas correspondentes cores, elementos e pontos cardeais..

Aplicação do baguá do Feng Shui na casa

 

Cada guá é responsável por diferentes setores de nossas vidas: trabalho, relacionamentos, família, etc. e está associado a um dos elementos da natureza.Aqui no ocidente, tradicionalmente o baguá é aplicado com a região do guá do trabalho (ou “canto do trabalho”) sendo alinhada à porta de entrada principal da casa. Você pode aplicar o baguá também sobre um único cômodo, como seu quarto, caso não possa modificar a decoração do restante da casa. O principio de aplicação é o mesmo, alinhando-se a partir da porta de entrada.

Os guás (cantos) do feng shui

 

O Guá do Trabalho

Cor: Preto ou Azul marinho / Elemento: Água / Trigrama: Água

É o canto da carreira, das atividades profissionais e como explicado é alinhado a porta de entrada (isso porque é por onde entra a energia – assim como as oportunidades!).O trabalho é visto como aonde cumprimos nosso objetivo na terra, por isso também é chamado de “Missão”. A porta de entrada da residência faz o intercâmbio entre o mundo interno (seu lar) e o mundo externo (o resto do mundo), assim simboliza também proteção segundo o feng shui.
feng shui plantas porta de entrada

Plantas do lado esquerdo de quem entra filtram a energia densa e deixam o ambiente mais agradável. Algumas sugestões são a Espada-de-São-Jorge, o Bambu e o Comigo-Ninguém-Pode.

Dica de decoração:  Para harmonizar essa área, utilize objetos com formas irregulares e assimétricas, as cores correspondentes e plantas em água ou terra. Use também fotos do seu trabalho ou que tenham a ver com sua profissão.

casa aberta ferng shuiUtilize elementos que relacionem-se a sua profissão como livros, pôsteres, quadros com imagens, etc.

O Guá da Espiritualidade e Sabedoria

Cor: Azul / Elemento: Terra Pequena / Trigrama: Montanha

Essa área está associada ao auto conhecimento, que é muito importante no Oriente. Conhecer a nós mesmos nos permite fazer escolhas mais acertadas, nos amarmos mais e ter respeito por nós e pelos outros. Também está associado a espiritualidade e consequentemente a fé, ao equilíbrio entre mente, corpo e espírito.

feng shui decoração espiritualidade Amaria Gonçalves.

Utilizar uma imagem de Buda, Hotei ou Ganesh ativa a energia de espiritualidade nesse Guá e também atrai a prosperidade e abundância.

Dica de decoração: A área desse guá é ideal para dispor estantes de livros e revistas, pois estes são símbolos do conhecimento e da sabedoria. Você pode colocar aqui também objetos de cerâmica, porcelana ou argila (que harmonizam com o elemento terra) e, caso seja religioso, seu altar, santos, fotos de batismo ou da igreja ou qualquer imagem referente à sua vida espiritual.

Projeto de Marcelo Rosset

O Guá da Família e Saúde

Cor: Verde / Elemento: Madeira / Trigrama: Trovão

Esse canto do feng shui está ligado a harmonia familiar e aos antepassados. Como a família (assim como nossos ancestrais) é a fundação de quem somos, ela também afeta nossa saúde emocional.

feng shui decoração familia Projeto de Juliana Pippi.
Você pode utilizar um objeto de antiguidade ou de herança de sua família e elementos que te conectem aos seus antepassados como fotos e lembranças.

Dica de decoração: Você pode dispor de móveis e objetos de madeira, harmonizando com o elemento desse guá e também utilizar um painel de fotos de familiares.

 

O Guá da Prosperidade

Cor: Roxo / Elemento: Madeira pequena / Trigrama: Vento

Definição: Fortuna é a palavra chave desse guá, responsável por trazer abundância para nossas vidas. Mas fortuna, como na origem latina da palavra, assim como prosperidade, não significa apenas dinheiro. Fortuna significa boa sorte e prosperar significa desenvolver, ir para frente e desenvolver-se. Assim, essa área é responsável por atrair oportunidades e boas energias de uma forma geral.

70357-sala-de-estar-apartamento-praia-brava-juliana-pippi-viva-decora
Dica de decoração: Utilize objetos e móveis com formas ovais e em madeira. É o canto ideal também para guardar objetos de valor como dinheiro, cheques ou uma peça decorativa muito valiosa para você (seja materialmente ou emocionalmente).

22262-outros-ambientes-projetos-diversos-dado-castello-branco-viva-decora

O Guá do Sucesso

Cor: Vermelho / Elemento: Fogo / Trigrama: Fogo

O sucesso na vida depende da maneira como somos vistos pelo mundo, por isso essa área diz repeito também a nossa reputação e fama. Ter fama significa ser conhecido – e reconhecido. Essa área é importante para equilibrar nossa relação com o mundo e as pessoas ao nosso redor.
71322-quarto-casa-de-praia-angra-dos-reis-1-urbano-studio-viva-decora

Dica de decoração: Utilize objetos com formas triangulares e que refletem luz como abajur e espelhos. Peles e couro (mesmo o sintético) e imagens de animais também harmonizam esse guá, já que os animais simbolizam força e instinto.
19257-jardim-projetos-diversos-aquiles-nicolas-kilaris-viva-decora

O Guá do Relacionamento

Cor: Rosa / Elemento: Terra / Trigrama: Terra

Definição: Essa divisão do baguá refere-se aos nossos relacionamentos amorosos e casamento, mas também está associado a relação que temos com nossa mãe (ou enquanto mãe). Se você quer uma vida amorosa fluida, quer solucionar conflitos no casamento ou namoro é aqui que seu olhar deve se voltar – mas lembre-se, a vida é regida também pelas outras áreas e o equilíbrio é a melhor solução.

25745-quarto-projetos-diversos-sp-estudio-viva-decora
Dica de decoração: Neste espaço utilize sempre objetos em pares, para chamar a energia do relacionamento para sua vida, se for colocar um vaso, por exemplo, coloque um par de vasos ao invés do objeto sozinho. Fotos do seu casamento, ou com namorado (a) também são bem vindas – as fotos relembram os momentos felizes e intensificam essa energia. Borboletas, flores e estampas florais também focalizam a ideia de romance.

11261-quarto-apartamento-leblon-a-f-projetos-viva-decora

O Guá da Criatividade e Filhos

Cor: Branco / Elemento: Metal pequeno / Trigrama: Lago

As crianças são a representação do futuro e o futuro é aquilo que criamos. Assim, essa área afeta nossa habilidade em concluir e concretizar as coisas, bem como nosso desenvolvimento na vida.

Projeto de Studio Um Interiores feng shui

Dica de decoração: Se você tem filhos, porta retratos com as fotos são bem vindos, se está tentando engravidar pode utilizar imagens de crianças ou que remetam a infância para chamar essa energia. Um quadro branco ou de aviso, um quebra cabeça ou algo que remeta e inspire sua criatividade também vai bem nesse espaço. Objetos de forma circular, em metal ou feitos à mão (ou objetos artísticos) também são ótimos, pois remetem à criatividade.

Projeto Casa Aberta feng shui

O Guá dos Amigos e Viagens

Cor: Cinza / Elemento: Metal / Trigrama: Céu

Como dizem, os amigos são a família que escolhemos ter ao longo da vida. Assim, essa área diz repeito a nossa capacidade de receber ajuda, de ter suporte e benfeitores. Também é a área das viagens e do sentimento wanderlust; se você quer concretizar a viagem dos seus sonhos, a dica é olhar para esse canto e harmonizá-lo.

Projeto de Cristina Bozian feng shui

Dica de decoração: Um mural com fotos dos amigos em momentos felizes é perfeito. Fazer um painel com fotos daquela viagem realizou ou que pretende que sonha realizar também é ótimo para trazer foco e ajudar você a concretizar esse sonho. Londres, Paris, Italia, Tailândia… Qual seu destino perfeito? Ilustre isso! Mapas e globos terrestres também são interessantes para essa área de sua casa. Objetos em metal e formas circulares e símbolos de boa sorte (como figa, olho grego, entre outros) também ativam a energia desse guá.

O Guá do Equilíbrio e Saúde Física

Cor: Amarelo / Elemento: Terra / Ch’i

Definição: Esse guá está localizado no centro da casa e como a posição sugere, afeta todo o lar, é o coração do Ch’i, (energia vital). Refere-se ao equilíbrio da residência. Por isso, refere-se também a nossa saúde física.

72871-jardim-restaurante-adriana-giacometti-viva-decora

Dica de decoração: Utilize objetos que simbolizem a natureza como quadros de natureza viva, tons de terra e alaranjados. Objetos quadrados, plantas e cristais também são ótimos para harmonizar essa parte de sua casa.

4815-sala-de-estar-residencia-ii-juliana-pippi-viva-decora

 

Por Vivian Ferreira

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Decoração floral em quarto de casal

6 Dicas para Você deixar a Decoração Floral com a Sua Cara

O estilo Boho se encaixa perfeitamente na decoração de casa de praia Foto de Shopify

Tendências de Decoração para 2019: 6 Dicas para Casas de Praia

Bonsai de frutas com uvas

Bonsai: Saiba Como Fazer e Cuidar +32 Imagens Lindas

jardim vertical rústico e delicado feito com painel de pallets Foto Les Idées de ma maison

Painel de Pallet: Saiba Como Fazer +60 Modelos

Deixe um comentário

1 Comentário em "Aplique o feng shui na decoração da sua casa"

Glenda

Adorei!

wpDiscuz