1. Home
  2. Revista
  3. Relato de Projeto
  4. Apto Decorado na Tijuca para um Casal Jovem

Apto Decorado na Tijuca para um Casal Jovem

Conversamos com a arquiteta Camila Muniz sobre o projeto que ela realizou no seu apartamento. O apto decorado possuía 60m² e mesclou contrastes de cores e de estilos unindo o vintage com o moderno. Confira o relato nas palavras da arquiteta.

Veja o relato de projeto do Apto decorado

Este projeto apto decorado foi realizado para minha primeira residência. Eu, Camila, e meu noivo, Vinícius, somos arquitetos e na época tínhamos 26 anos. O apartamento tem sala e 2 quartos e possui 60m², sendo destes 20m² somente para a sala. O imóvel fica na Tijuca, Zona Norte do RJ. O projeto foi todo idealizado por mim, que trabalho com design de interiores, sendo que os objetos e móveis antigos são todos dele, que gosta de colecionar artigos vintages.

65782- apto decorado camila-muniz-viva-decora

Apto decorado com cores claras e delicadas contrastando com cores fortes

A premissa do projeto do apto decorado era criar um espaço aconchegante e de permanência na área comum do apartamento. Por isso a sala, além de abrigar área de estar e jantar, também recebeu a bancada de home office. No dia a dia o espaço era bastante usado para trabalho, e a mesa de jantar podia ser transformada em mesa de reunião também. Nos momentos de lazer o espaço integrava jantar e estar, e a mesa antes de trabalho podia ser aproveitada como um apoio para esses usos.

65787 apto decorado camila-muniz-viva-decora

Apto decorado com sala de jantar e de estar compartilhando de um mesmo ambiente

O conceito do projeto do apto decorado era criar um espaço que pudesse abrigar várias atividades e com conforto. Por isso foi adotada a ideia de maior uso da sala.
De uma maneira geral, o apartamento foi pensado de forma a ser decorado aos poucos. Assim foi preparada uma base neutra, com demarcação através das pinturas, das áreas definidas (estar e home office), e o restante ficou por conta do uso de objetos e móveis que transmitissem os gostos do casal. Por exemplo: os móveis coloridos e peças de design foram escolhas minhas, e objetos vintages, antigos e garimpados foram escolhidos pelo Vinícius.

65792 apto decorado camila-muniz-viva-decora

Móveis coloridos no apto decorado fica charmoso e criativo

O fato de ser um apartamento alugado e com limitações nas intervenções. Não era possível trocar revestimentos ou fazer qualquer tipo de obra, então todas as soluções são versáteis e não interferiram na estrutura do apartamento. Por isso o uso de pinturas diferenciadas e objetos, móveis e quadros para o apto decorado.

65794 apto decorado camila-muniz-viva-decora

Coloque seus objetos preferidos na decoração

As peças coloridas, qualquer que sejam suas funções, de uma maneira geral têm a tendência a se destacar dentro da decoração do ambiente. Sendo assim é preciso ficar atento às combinações para que o espaço continue com um aspecto harmonioso. Quando optar por um móvel ou objeto colorido, procure compor com peças neutras ou com cores que complementem as de destaque.

65793- apto decorado camila-muniz-viva-decora

Você pode garimpar alguns móveis e objetos para o apto decorado

O quarto do casal foi projetado para ser um refúgio dentro do apartamento. Com pano de fundo claro, o ambiente recebeu apenas pintura colorida numa faixa para demarcação da cabeceira da cama, ainda assim foi escolhida uma cor adequada para um ambiente de descanso, um tom de azul claro que remete à tranquilidade do espaço.

65783 apto decorado camila-muniz-viva-decora

Uma rede dentro do quarto é um grande diferencial do apto decorado

O apartamento, além de ser alugado, é um imóvel antigo e isso trouxe alguns benefícios para o espaço. Apesar de apenas 60m² possui um pé direito alto, o que transmite maior amplitude aos ambientes. Além disso possui grandes janelas de madeira com venezianas e piso em taco bastante conservado, o que foi usado como partido para o projeto desde o princípio.

Veja todas as fotos do projeto aqui do Apartamento Tijuca

Camila Muniz é colaboradora da Revista Viva Decora e arquiteta responsável pelo C/M & Arq, com foco em arquitetura e design de interiores nas áreas comerciais, corporativas e residenciais.

Bianca Alvarenga

Bianca Alvarenga é redatora do Viva Decora e já viveu no mundo da Tecnologia da Informação, mas hoje se dedica à Comunicação. Espera mostrar um mundo de possibilidades e inspirações para você decorar sua casa.

Confira também:

Detalhe da decoração afetiva Murilo Grilo

Apartamento com Decoração Afetiva – Projeto por Murilo Grilo

Poltrona moderna para sala de estar

Valor ao Design: Apartamento Projetado por MAB3 Arquitetura

Carolina Ouro - Morumbi (6)

320 m² de Pura Harmonia, por Carolina Ouro

06_Jantar IMG_1617-2

Cobertura para Unir a Família, por Antonio Armando de Araújo

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz