1. Home
  2. Revista
  3. Organização
  4. Armário Cápsula: Organize Suas Roupas com Minimalismo e Praticidade

Armário Cápsula: Organize Suas Roupas com Minimalismo e Praticidade

Quem de nós nunca abriu o armário, encontrou ele lotado de roupas e pensou que não tinha nada para usar? Com certeza isso não acontece por falta de opção e sim porque temos muitas coisas que já não gostamos mais, que não servem ou mesmo que não sabemos como usar. A resposta para essa situação pode ser só duas palavras: armário cápsula.

Armário cápsula com peças cinzas, brancas e pretas

1. Com o armário cápsula, você tem mais organização e praticidade no dia a dia

Esse conceito surgiu ainda nos anos 1970, quando a estilista Susie Faux criou a ideia de um armário composto por poucos itens que fossem essenciais, atemporais e que combinassem entre si. Mais recentemente, o armário cápsula se tornou tendência quando blogueiras começaram a adotá-lo como estilo de vida ou mesmo como um desafio.

Armário cápsula em arara

2. Além de ser super útil, o armário cápsula está em alta

Se você está querendo ter um guarda-roupa minimalista, o armário cápsula pode ser exatamente o que procura. Aqui, vamos falar sobre as características dessa alternativa e daremos dicas que vão ajudar na organização do seu armário cápsula!

Armário cápsula com roupas coloridas

3. Se você quer mais minimalismo no seu cotidiano, coloque em prática as nossas dicas

O essencial sobre o armário cápsula

O mais básico que temos que saber sobre o guarda-roupa cápsula é que para montá-lo vamos escolher uma quantidade limitada de peças. A princípio, isso será feito apenas com o que já temos. Porém, caso seja necessário, é permitido também comprar coisas novas – desde que elas se encaixem no seu armário cápsula e sejam úteis.

Armário cápsula feminino

4. Ao contrário do que muitos pensam, ter menos roupas não significa se vestir mal ou ficar sem opções

Para fazer essa seleção, você vai precisar exercitar o desapego ao analisar seu closet. Sabe aquela peça que você usou muito há uns anos, mas não usa mais? Então, fica de fora. E aquela lindíssima que nunca usou porque está esperando o momento perfeito? Também não entra. Pode doer, mas, pode acreditar, o armário cápsula vai te fazer ficar apenas com aquilo que faz sentido e que você realmente gosta.

Closet com muitas roupas Projeto de Casa Aberta

5. Seu closet está assim? Então já entra no espírito do desapego, vai ser necessário! Projeto de Casa Aberta

Como escolher as peças para o armário cápsula

Lendo o que dissemos no tópico anterior, algumas pessoas vão dizer que nunca conseguiriam fazer isso, que não saberiam nem por onde começar. Pois bem, para ajudar nesses primeiros passos, vamos dar algumas dicas bem práticas para quem realmente quer ter um guarda-roupa compacto.

Como escolher as roupas do armário cápsula

6. Escolher as peças do seu armário cápsula pode ser mais simples do que parece

O pontapé inicial pode ser dado realizando uma tarefa simples: observe as roupas que mais usou nas últimas semanas. Procure padrões, como tipos de peças que se repetem e cores mais usadas. Isso vai te ajudar a entender o que faz mais sentido no seu dia a dia e vai facilitar na hora de começar a escolher as roupas que vão ficar no armário cápsula.

Closet cheio de roupas Projeto de Tetriz Arquitetura

7. Um closet cheio pode te confundir, mas é só fazer a seleção aos poucos, analisando o que mais usa no dia a dia, que fica mais fácil. Projeto de Tetriz Arquitetura

Considere também as atividades do seu dia a dia, como trabalho, exercícios físicos que pratica e o que faz no tempo livre. Tudo isso vai influenciar na seleção das peças do guarda-roupa cápsula.

Armário cápsula com roupas coloridas Projeto de Buji

8. Você gosta e usa muitas peças coloridas? Sem problemas, elas também podem entrar no armário cápsula. Projeto de Buji

Pense ainda na sua personalidade, em como você se vê e quer ser visto. Para ajudar nisso, você pode fazer pesquisas online e usar ferramentas como o Pinterest para fazer boards com inspirações que usam roupas similares às suas.

Armário cápsula com peças pretas Projeto de Morar Mais Por Menos Goiânia

9. Você pode também se inspirar nos exemplos que trouxemos aqui! Projeto de Morar Mais Por Menos Goiânia

Dicas para organizar o seu armário cápsula

Apesar do armário cápsula que se popularizou ter cerca de 30 peças por estação, como um armário cápsula inverno e um armário cápsula verão, isso não faz tanto sentido para o Brasil. Para ter roupas para o ano todo, a quantidade total de peças pode subir, mas o máximo recomendado é até 70 peças.

Armário cápsula com separação por cores Projeto de Fernanda Duarte

10. Como algumas peças vão ficar guardadas, ter um armário com mais divisões, como um maleiro, pode ser bem útil. Projeto de Fernanda Duarte

Na contagem de peças do armário cápsula já estão inclusas as roupas de estação, como roupas de frio e biquínis. Já as roupas íntimas, roupas de festa, de ginástica e acessórios, como bolsas, não contam.

Armário cápsula com muitas bolsas Projeto de Casa Aberta

11. Bolsas não contam, mas isso não quer dizer que você tem que acumulá-las. Aplique o minimalismo também na hora de selecionar seus acessórios! Projeto de Casa Aberta

É indispensável que as roupas escolhidas combinem entre si, por isso pode ser interessante apostar em roupas versáteis. Daí vem a ideia de que um guarda-roupa minimalista é, necessariamente, composto apenas de peças neutras e básicas, mas isso não é regra. O que conta é o seu estilo, a sua personalidade, é ter coisas que você realmente vai usar.

Armário cápsula feminino

12. Seu estilo é mais romântico? Básico? Esportivo? Pense nisso na hora de escolher as roupas que vão ficar no seu armário cápsula

Cores e estampas são permitidas, lembre-se apenas de conferir se elas conversam entre si, se combinam com o restante do armário cápsula. Para isso, a nossa dica é se ater a uma paleta de cores, assim você tem um guia que garante que suas peças, mesmo as estampadas, vão poder ser harmonizadas entre si.

Armário cápsula organizado

13. Aqui, todas as peças conversam

Ah, tenha atenção à proporção das peças no seu guarda-roupa compacto. É melhor ter mais partes de cima do que de baixo. E, quando estiver tudo quase pronto, separe o que decidiu que não vai manter e doe para alguma instituição.

Armário cápsula com muitas partes de cima

14. Depois de escolher suas peças, lembre-se de manter sempre seu armário cápsula organizado, assim garante que está usando tudo o que tem e, caso não esteja, sabe o que pode tirar

Mudanças que vêm com o armário cápsula

A sustentabilidade é parte do conceito de armário cápsula, assim como a praticidade e a simplicidade. Além de tudo isso, essa mudança com certeza vai trazer outros benefícios, como maior criatividade na hora de usar suas roupas e carinho por cada peça que você tem.

Armário cápsula com muitas divisões Projeto de Basiches

15. Guarda-roupas com muitas divisões ajudam a manter a organização e a praticidade do armário cápsula. Projeto de Basiches

Com a mentalidade do guarda-roupa cápsula, você também vai aprender a investir melhor nas suas roupas, a pensar em qualidade e não em quantidade. Isso é essencial, pois, para ter poucas peças, você vai precisar que elas sejam mais resistentes e durem mais tempo.

Armário cápsula de bebê Projeto de Morar Mais Por Menos Goiânia

16. Você pode também fazer um armário cápsula para bebê e se beneficiar muito disso. Projeto de Morar Mais Por Menos Goiânia

E, como vai manter apenas as peças que usa no seu guarda-roupa, vai aprender a “comprar” dentro do seu próprio estoque. Ou seja, aquelas roupas de estação vão entrar no armário cápsula quando outras saírem e você pode guardá-las para usar depois, quando o tempo virar de novo.

Armário cápsula espelhado Projeto de Renata Cafaro

17. Seu armário cápsula será sempre composto de peças que você está usando no momento. O restante deve ser (bem) guardado. Projeto de Renata Cafaro

Por fim, se for comprar algo novo, algo “da moda”, faça uma troca tirando uma peça do seu armário cápsula. Dessa forma, você mantém tudo sob controle e tem maior consciência até mesmo dos seus gastos.

Armário cápsula com poucos sapatos

18. O armário cápsula vai facilitar seu dia a dia! Que tal testá-lo?

Sugestão de armário cápsula

Para guiar você no começo do seu processo de construção de um armário cápsula, fizemos um infográfico com alguns itens que consideramos básicos e essenciais. Confira!

Infográfico - Armário Cápsula

Infográfico – Armário Cápsula

 

Laura Machado

Laura Machado é redatora do Viva Decora. Antes de se formar em Jornalismo, se aventurou brevemente no mundo da Arquitetura e desde sempre busca nas artes a inspiração para viver o dia a dia.

Confira também:

Como limpar piso laminado com diversos produtos e materiais Foto de Horssols

Como Limpar Piso Laminado no Dia a Dia, em Faxinas e com Manchas

Prateleira para cozinha como porta-louças

Prateleiras Charmosas e Criativas para Você Fazer Gastando Pouco

Organizador de gavetas com potes coloridos

Organizador de Gavetas: 3 Tutoriais para Fazer o Seu +43 Inspirações

Gaveteiro vermelho com rodinhas e chave Projeto de Buji

Gaveteiro: 54 Modelos para Organizar e Decorar Qualquer Cômodo

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz