1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. Arquitetura de Brasília, história, pilares e grandes nomes

Arquitetura de Brasília, história, pilares e grandes nomes

 

Algumas residências brasilienses, inclusive as situadas no Lago Sul, Lago Norte, Park Way e Jardim Botânico, tem fortes influências modernistas. Seguem alguns padrões modernistas da residência Villa Savoye, projetada pelo arquiteto franco-suíço Le Corbusier. Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido pelo pseudônimo de Le Corbusier, além de ter revolucionado a arquitetura, inaugurando a chamada fase moderna, influenciou também o projeto de Brasília. Villa Savoye tem os cinco pontos da nova arquitetura: Planta livre da estrutura, construção sobre pilotis, terraço-jardim, fachada livre e janela em fita.

 

Conhaça um pouco da  história da arquitetura de Brasília

arquitetura de Brasília

Brasília foi construída a partir dos princípios modernistas. Lucio Costa era um grande admirador do trabalho e ideologia de Le Corbusier. Baseou-se nos conceitos e projetos modernos para a criação da capital brasileira. O projeto da capital não teria sido o mesmo se não fosse também, a arquitetura de Niemeyer, suas curvas, suas formas, a maneira de utilizar o concreto e grandes estruturas metálicas, e o paisagismo de Burle Marx. Muitas residências de Brasília carregam a herança de toda essa história. Casas com muitos jardins externos e internos, janelas e portas de correr feitas em vidro, pilares, laje impermeabilizada substituindo o telhado colonial e muitas outras características marcantes do modernismo.

Nas demais áreas do DF, inclusive no plano piloto, as residências ficam cada dia mais coloridas e estampadas. A capital modernista pouco influencia a arquitetura popular. O gosto popular é livre das normas da estética acadêmica e não segue tendências. E com a ascensão das camadas mais pobres da população para a classe média, casas e casarões ganharam cores e estampas.

arquitetura de Brasília

Por Clarissa Chaves,  da equipe CADaula by ClickARQ

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Espaço gourmet pequeno com misturador Projeto de Carla Felippi

Espaço Gourmet: Saiba O Que é Necessário para Ter o Seu +61 Modelos

Estação da Luz em São Paulo exemplo de uso de concreto em projeto arquitetônico

A Evolução da Arquitetura Moderna em São Paulo

roteadores Espaço Home Atmosfera - Estela Cislaghi - Casacor 2018

Roteadores: Como Alinhar Tecnologia e Design para Melhorar a sua Conexão Wi-Fi

Fechadura Digital para residencias

Fechadura Digital: Mais Praticidade No Seu Dia a Dia

Deixe um comentário

1 Comentário em "Arquitetura de Brasília, história, pilares e grandes nomes"

[…] Arquitetura de Brasília, história, pilares e grandes nomes […]

wpDiscuz