1. Home
  2. Revista
  3. Home Office
  4. Atelier de Costura: Veja Como Montar o Seu e +60 Exemplos Lindos

Atelier de Costura: Veja Como Montar o Seu e +60 Exemplos Lindos

Quem trabalha em casa sabe que elaborar um bom home office não é tarefa fácil, sobretudo se você necessitar de um ambiente para armazenar peças que fazem parte do seu dia-a-dia de trabalho, como ocorre com quem possui um atelier de costura. Isso fica ainda mais difícil quando a sua pequena empresa dá certo e o numero de clientes aumentam, pois é aí que você precisará de ainda mais espaço para o seu atelier de costura e muitas vezes nem sabe por onde começar.

atelier de costura - ateliê de costura grande e decorado
1. Um atelier de costura é algo que muitas pessoas querem. Foto: Artesanato Passo a Passo

Um atelier de costura é um negócio interessante por muitos motivos, inclusive no que diz respeito ao lado empresarial, mas em relação ao trabalho de decoração, tudo pode ser, de fato, muito complicado. Afinal, além do trabalho de ter que pensar em bons nomes para atelier de costura e outras questões relacionadas ao negócio propriamente dito, você precisa ir atrás de móveis como uma mesa e uma boa cadeira para escritório, além de itens de trabalho e a aprender a como organizar um atelier de costura de modo que ele permaneça bonito, funcional e, o mais importe, te garanta um bom lucro.

Se você tem dúvidas sobre como montar um atelier de costura, mas quer ou precisa saber o quanto antes, continue lendo e confira uma série de informações muito valiosas para você que quer não apenas uma boa decoração de atelier de costura, mas também, é claro, fazer um negócio bom e que te permita realizar o trabalho da melhor forma possível. Aproveite e veja também nossa galeria com uma seleção especial de modelos lindos de atelier de costura e inspire-se!

Afinal, como montar um atelier de costura?

Saber como montar um atelier de costura é um conhecimento que muitos gostariam de ter, sobretudo quem se interessou pelo negócio e deseja entrar nessa área. A boa notícia é que essa é uma tarefa mais simples do que parece, pois na verdade existem muitas maneiras de fazer isso. No entanto, como o trabalho que acontece no atelier de custura é um mercado totalmente voltado para a confecção de muitas peças de vestuário, é importante que você tenha bem em mente qual será o seu recorte e o que você realmente pretende fazer, pois só ter noção de como montar um atelier de costura pode não ser o suficiente.

atelier de costura - ateliê com cadeira florida
2. Montar um atelier de costura e mais fácil do que muitos imaginam. Foto: Elo7

Depois de ter tudo muito bem estabelecido, chegou a hora de comprar alguns itens necessários para qualquer atelier de costura que se preze: uma máquina de costurar, ferramentas de corte, tecidos, linhas, moldes, manequins, réguas, canetas fantasmas, alfinetes, botões e assim por diante. Com esses itens você já estará devidamente preparado para ter um bom atelier de costura, o que significa já ser possível realizar trabalhos e ir atrás dos primeiros clientes.

Além disso, lembre-se também em investir em armários, nichos ou mesmo prateleiras para te ajudar a organizar todos as suas ferramentas de trabalho e tecidos, além de comprar móveis como um sofá ou quem sabe uma poltrona para recepcionar os seus clientes com mais conforto.

O que deve ter na decoração de atelier de costura?

Agora que você já tem os itens necessários para um trabalho adequado e eficiente, chegou a hora de pensar na decoração de atelier de costura, afinal, isso não apenas te ajudará na organização de modo geral, como também contribuirá para que você se sinta à vontade e confortável em seu ambiente de trabalho, algo muito importante. Por isso, para ter uma boa decoração de atelier de costura, opte sempre por itens que combinem inclusive com os materiais que você usa para confeccionar as peças, como por exemplo o colorido das linhas e o design da máquina de costura.

atelier de costura - ateliê de costura com mesa e painel
3. A decoração do atelier de costura deve ser confortável. Foto: Três em Casa

Em relação às cores, é sempre melhor optar por tons frios, o que significa cores claras e leves. Isso não apenas deixará o seu atelier de costura mais agradável do ponto de vista visual, como também aumentará a sensação de espaço e tem tudo para deixar o ambiente agradável. O rosa, por exemplo, é uma cor muito boa, que vai bem tanto em paredes, quanto nos móveis para atelier de costura, pois possui uma tonalidade delicada e que ao mesmo tempo dá vida ao ambiente.

Quais são os melhores móveis para atelier de costura?

De modo geral, os melhores móveis para atelier de costura são os que chamam a atenção pela funcionalidade. Bancadas, mesas, escrivaninhas são fundamentais para qualquer atelier de costura, assim como araras, cabideiros e outros móveis que servem para guardar as peças confeccionadas. Em relação às ferramentas e outros itens utilizados no atelier de costura, o melhor a se fazer é sempre guardá-los pendurados ou em gaveteiros próprios para isso, caso contrário eles podem acabar se perdendo.

atelier de costura - ateliê simples e completo
4. Os móveis do atelier de costura devem ser muito funcionais. Foto: Dicas de Casa

Você também pode trabalhar com móveis para atelier de costura que fiquem nas paredes, como painéis e até mesmo escrivaninhas suspensas, o que dará ao atelier de costura muito mais funcionalidade, algo essencial em qualquer ambiente de trabalho. Móveis modulares, dobráveis e que aproveitem espaços inutilizados, cantos e paredes altas, são exemplos claros de praticidade, por isso sempre opte por peças que possuam tais características e que levem a sério a ideia de aproveitamento de espaço.

Como organizar um atelier de costura?

Saber como organizar um atelier de costura também é uma vontade de muitos, já que esse é um ambiente de trabalho que costuma ficar desorganizado muito facilmente. No entanto, organizar tudo pode ser uma tarefa mais simples do que você pensa, mas é necessário ter disciplina e optar sempre pelos itens certos. Como já adiantamos, os organizadores como cestos, caixas e  gaveteiros são perfeitos para isso, mas o painel organizador é o móvel mais indicado, já que com ele você pode manter os itens sempre à vista.

atelier de costura - painel de linhas de costura coloridas
5. Deixar os itens a mostra auxilia na organização do atelier de costura. Foto: Donna Rita

Além disso, saber como organizar um atelier de costura é, necessariamente, saber aproveitar espaços, pois muitos itens utilizados em um ambiente de trabalho podem ser guardados em lugares estratégicos, como em paredes, onde você pode colocar prateleiras, e cantos. Para manter o seu atelier de costura organizado você também deve estabelecer o lugar certo para as coisas, o que significa etiquetar as gavetas, por exemplo, e seguir a risca o planejamento que você elaborou.

Decidindo os melhores nomes para atelier de costura

Agora que você já sabe tudo sobre essa forma de trabalho, chegou a hora de decidir quais nomes para atelier de costura mais combinam com o seu negócio. Apesar de ser algo muito pessoal e que depende de diversos fatores, é possível seguir alguns passos para ter ideias e decidir os possíveis nomes para atelier de costura. Um exemplo é ter em mente as características do seu negócio, pois dali você já pode tirar algumas palavras chaves e que certamente caberão com o seu atelier de costura.

atelier de costura - ateliê com armários de tecidos
6. Muitos tipos de atelier de costura são grandes e luxuosos. Foto: Tudo Especial

Além disso, algo bom a se fazer antes de decidir o nome do seu atelier de costura é pesquisar tendências que se associam ao seu negócio, o que, além de te dar grandes ideias, pode ser útil para direcionar sua estratégia de mercado. O importante na hora de decidir o nome é sempre analisar se tem a ver com o seu negócio e se te dará um retorno no futuro, ou seja, não é válido, por exemplo, optar por um nome com uma pronúncia complicada, por mais interessante que ele possa soar para você, pois o público pode ficar confuso e acabar optando por concorrentes.

Confira nossa galeria especial repleta de modelos de atelier de costura lindos

atelier de costura - ateliê de costura pequeno e simples
7. As prateleiras são ótimas em um atelier de costura. Foto: Pinterest
atelier de costura - gavetas de ateliê de costura
8. Gaveteiros são essenciais em um atelier de costura. Foto: Viver Sem Pressa
atelier de costura - ateliê com painel
9. A bancada da máquina do atelier de costura deve ser perfeita. Foto: VK
atelier de costura - ateliê simples com máquina de costura
10. Muitos itens são necessários para um atelier de costura. Foto: Flickr
atelier de costura - ateliê com máquina de costura
11. A máquina é o principal elemento do atelier de costura. Foto: Artesanato Passo a Passo
atelier de costura - painel de linhas com prateleiras
12. As linhas devem estar fáceis no atelier de costura. Foto: Cafôfu Ateliê de Arte
atelier de costura - painel de linhas de costura
13. Painéis de linha são muito comuns em atelier de costura. Foto: Arquitrecos
atelier de costura - ateliê de costura pequeno com nichos
14. O atelier de costura pode ser simples e ter o que é necessário apenas. Foto: Clubinho da Costura
atelier de costura - painel de itens de costura
15. O painel de ferramentas muitas vezes é um elemento necessário no atelier de costura. Foto: Três em Casa
atelier de costura - mesa de costura
16. A mesa da máquina de costurar pode dar destaque ao atelier de costura. Foto: Querido Refúgio
atelier de costura - ateliê de costura com moldes
17. O atelier de costura pode existir dentro de uma casa. Foto: Loja Singer Porto
atelier de costura - ateliê de costura com máquina coberta por tecido
18. O atelier de costura pode ter uma decoração que chama a atenção pela unicidade. Foto: Flickr
atelier de costura - ateliê com gavetas
19. Porta trecos ajudam na organização do atelier de costura. Foto: Loja Singer Porto
atelier de costura - ateliê de costura com mesa central
20. Um bom atelier de costura deve se atentar aos detalhes. Foto: Loja Singer Porto
atelier de costura - ateliê branco completo
21. O branco combina muito com o atelier de costura. Foto: Revista Casa e Jardim
atelier de costura - ateliê de costura branco decorado
22. Nichos são perfeitos para atelier de costura. Foto: Arte Com Quiane
atelier de costura - ateliê com arara de moldes
23. Araras são mais que necessárias para um atelier de costura. Foto: Moda Permitida
atelier de costura - ateliê de costura simples com painel
24. O gaveteiro do atelier de costura pode ser um simples cômodo ou criado mudo. Foto: Terapia da Casa
atelier de costura - ateliê de costura decorado com caixotes
25. Caixotes podem ser utilizados na decoração do atelier de costura. Foto: Ideias Decor
atelier de costura - tecido com bolsos para guardar
26. O painel do atelier de costura pode ser um tecido com bolsos. Foto: Formosa Casa
atelier de costura - painel de ferramentas de costura
27. O painel do atelier de costura pode ser muito interessante se permitir que você use nichos. Foto: Eduk
atelier de costura - guardador de linhas pendurável
28. As linhas do atelier de costura devem ficar bem a mostra. Foto: Buzzfeed
atelier de costura - ateliê de costura com cestos de tecidos
29. Suportes são maravilhosos para atelier de costura. Foto: Coisas da Leia
atelier de costura - ateliê de costura com arara de tecidos
30. É importante que o atelier de costura tenha um espaço para guardar tecidos. Foto: Arteirices e Construrices
atelier de costura - painel de tecidos
31. Muitos espaços podem ser utilizados a favor da organização do atelier de costura. Foto: Oficina do Artesanato
atelier de costura - painel de linhas com moldura
32. O mostruário de linhas do atelier de costura pode ser feito em casa com peças de madeira. Foto: Arquitrecos
atelier de costura - ateliê de costura com painel circular de linhas
33. Formatos geométricos são ótimos para compor o atelier de costura. Foto: Dicas de Casa
atelier de costura - ateliê com caixotes e painel
34. Muitos itens podem ser utilizados na decoração do atelier de costura. Foto: Arte Com Quiane
atelier de costura - ateliê com cestos de palha
35. É interessante deixar uma unicidade ao atelier de costura. Foto: Top Artesanato
atelier de costura - painel de itens de custura
36. Caixas organizadores são perfeitas para atelier de costura. Foto: Elo7
atelier de costura - ateliê de costura dobrável completo
37. O atelier de costura pode ser dobrável. Foto: Instagram
atelier de costura - ateliê completo
38. É importante estar muito atento aos itens do atelier de costura. Foto: Artesanato Passo a Passo
atelier de costura - painel de linhas de costura
39. O atelier de costura deve ser prático. Foto: Elo7
atelier de costura - cabideiro de tecidos
40. Os tecidos do atelier de costura devem ficar a mostra. Foto: Decoração e Invenção
atelier de costura - ateliê simples com painel
41. O atelier de costura pode ficar desorganizado muito facilmente. Foto: Formosa Casa
atelier de costura - ateliê de costura colorido
42. O atelier de costura deve ser muito organizado. Foto: Briela Gonçalves
atelier de costura - ateliê de costura com painel e gavetas
43. Utilizar a parte de baixo das bancadas é uma boa dica para quem possui um bom atelier de costura. Foto: Honey Bearlane
atelier de costura - ateliê de costura improvisado
44. O atelier de costura pode estar escondido em um cômodo. Foto: Revista Artesanato
atelier de costura - ateliê de costura grande
45. O atelier de costura deve ter todos os itens necessários. Foto: Instagram
atelier de costura - gavetas de tecidos
46. Você pode comprar gaveteiros baratos para colocar em seu atelier de costura. Foto: Cafôfu Ateliê de Arte
atelier de costura - gavetas de tecidos feitos em metal
47. Gaveteiros transparentes e vazados são interessantes para guardar os tecidos do atelier de costura. Foto: Coisas da Léia
atelier de costura - catálogo de linhas de costura
48. As linhas do atelier de costura podem ficar em uma espécie de catálogo. Foto: Agulha de Ouro Ateliê