1. Home
  2. Revista
  3. Quarto
  4. Benefícios em Transformar um Quarto da Sua Casa em Airbnb

Benefícios em Transformar um Quarto da Sua Casa em Airbnb

O Airbnb é um serviço online para anunciar e reservar acomodações e hospedagens pelo mundo de uma maneira prática e rápida, além de ser mais acessível que quartos de hotéis, por exemplo. Você pode alugar o imóvel completo ou apenas um quarto, se preferir.

Esse tipo de locação pode trazer uma renda maior que as tradicionais, já que, além de passeios, a pessoa pode alugar o local para trabalho ou estudo – algo bem comum.

Continue o texto e entenda todos os detalhes para você transformar seu imóvel em um lugar confortável  e de maneira segura.

O que é o Airbnb?

Ele foi criado em 2008 e, desde então, se tornou uma das maiores plataformas online de aluguel de acomodação em todo o mundo – atuando em mais de 190 países. O “bnb” é uma abreviatura de “bed and breakfast”, já o “air” é por conta de ter sido iniciada por dois dos fundadores do site – começaram alugando colchões infláveis na casa em que moravam para visitantes. O serviço te permite ganhar uma renda extra ao alugar sua casa ou apenas um cômodo dela!

Como funciona o processo para colocar a minha casa ou quarto para alugar no Airbnb?

Caso você não tenha uma conta no Airbnb, basta acessar a página da plataforma ou baixar o aplicativo. Clique em “Cadastre-se”. Leia atentamente os termos de serviço antes de aceitar e prosseguir. 

Tudo certo? Então poderá criar o anúncio na seção “Anfitrião” do seu perfil. Após fazer a publicação será preciso esperar até 6 horas para que seja aprovado e anunciado na busca da plataforma.

Vamos a alguns detalhes:

  • Crie um perfil completo, ou seja, detalhe informações que sejam essenciais para os futuros hóspedes te conhecerem melhor. Imagine que quanto mais completo for o seu perfil, maiores serão as chances de conseguir locar o seu espaço. Para a segurança de todos, será preciso enviar uma foto sua para usar no perfil.  
  • Seja simpático e conte informações legais sobre você, como seus hobbies ou onde mora, por exemplo. Lembre-se que o Airbnb é uma comunidade, ou seja, um ambiente gentil e com cara de rede social. 
  • Defina as datas disponíveis com precisão, assim, seu hóspede poderá se organizar sem estresse. Mostre as diferenças entre temporadas, algum desconto, entre outros. Você poderá definir um período mínimo, caso prefira.
  • Quando for definir os preços do imóvel, considere tudo o que o hóspede pode usar: água, energia elétrica, internet, gás, entre outros. Você também poderá acrescentar o valor da limpeza à parte, caso o hóspede queira ficar tranquilo. 

O Airbnb cobra uma taxa ao calcular o valor do aluguel. É descontado 3% do anfitrião, cobrando uma porcentagem de 6% a 12% do hóspede. Escolha seu preço por noite. Obviamente o valor dependerá do quanto você acha válido, mas caso esteja confuso, a plataforma tem a ferramentas Preço Inteligente para te ajudar. 

Para você e o hóspede terem o mínimo de stress, adicione Regras da Casa no anúncio. Dessa forma a pessoa saberá o que pode (ou não) fazer naquele espaço, como restrições de fumo ou animais de estimação, por exemplo.

Quais são os quesitos básicos para ser um anfitrião no Airbnb?

Você entendeu como funciona a locação pelo Airbnb e quer continuar o processo para colocar o seu imóvel na plataforma. Quais os requisitos para ser um anfitrião? Confira abaixo:

  • Responda com agilidade, mantendo sua taxa de resposta alta, ou seja, respondendo às solicitações em até 24 horas.
  • Aceite pedidos de viagem sempre que tiver a data disponível, dessa forma o hóspede se sentirá confortável, dando um voto de confiança a você.
  • Evite cancelamentos! Além de ser um enorme inconveniente para o hóspede, isso poderá resultar em reclamações. 
  • Procure manter sempre uma avaliação geral alta, isso mostrará que o nível de qualidade é consistente.

Incentivamos você a fornecer comodidades básicas aos hóspede. E o que são?

  • Papel higiênico
  • Sabonete (para mãos e corpo)
  • Uma toalha por hóspede
  • Um travesseiro por hóspede
  • Lençóis para cada cama de hóspede

A quantidade dependerá do número de hóspedes e da duração da estadia. Então calcule para não faltar nada! Procure se comunicar com os hóspedes durante o processo, assim eles poderão tirar dúvidas caso seja necessário – isso também mostra hospitalidade por parte de você. 

É seguro anunciar no Airbnb?

Essa é a dúvida mais comum de quem quer locar o próprio imóvel na plataforma. É seguro? Lembre-se que a Airbnb já está há 10 anos no mercado, ou seja, se continua na ativa é por conquistar a confiança do Brasil e do mundo.

A empresa sabe que a sua segurança, como a do hóspede, é fundamental, sendo assim, ela tem muitos meios de mantê-los seguros. Como? Em muitos casos, antes concluir a locação, a plataforma pede que o futuro hóspede fotografe o documento pessoal e tire uma selfie para conferir a identidade.

Os hóspedes devem aceitar seguir estritamente as regras que você colocou no anúncio. E o que acontece se não cumprirem o combinado? Terão que te ressarcir em caso de prejuízos.

Assim como o hóspede, você também poderá ler os comentários referentes a ele sobre outras locações feitas. Dessa forma, poderá avaliar o perfil do locatário para aceitar – ou não – o pedido.

Com atendimento ao cliente global 24 horas, a plataforma te dará o suporte sempre que precisar. 

Benefícios de fazer seu quarto/casa um airbnb

Agora que você já sabe como locar seu imóvel, confira os benefícios que o aluguel te trará:

A locação por temporada está aumentando

A cada ano a locação por temporada tem crescido exponencialmente. É uma tendência do mercado, ou seja, dependendo do local que comprar o imóvel terá um belo retorno financeiro. Uma pesquisa feita pelo próprio Airbnb mostrou que em 2021, no Brasil, a renda dos anfitriões foi 33% maior do que na pré-pandemia. 

Ajuda a diversificar sua área de investimento

Caso nunca tenha investido no setor imobiliário, a locação por temporada pode ser um bom início para você. O sistema é simples e ágil, trazendo uma renda maior que a tradicional. E o melhor: não é preciso investir tão alto, já que pode começar alugando um cômodo da sua casa, por exemplo. A procura na plataforma é para todo tipo de acomodação.

Renda passiva

O seu retorno dependerá de muitos fatores, como a localização e o tamanho, por exemplo. Como dito anteriormente, o próprio Airbnb te ajuda a precificar o ambiente baseado nas ofertas atuais de mercado, mas claro, você pode escolher o valor que achar necessário. 

Aluguéis feitos pelo Airbnb oferecem um potencial de lucro maior do que os tradicionais – longo prazo. Mesmo considerando as taxas da plataforma? Sim! E provavelmente a dor de cabeça será bem menor. 

Alugar apenas o seu quarto não vai demandar tanto investimento – talvez nada –, sendo um excelente modo para quitar dívidas sem precisar de tanto esforço. Saiba mais sobre negociação de dívidas neste link.

Como transformar meu quarto/casa em um bom Airbnb?

Agora que compreendeu como funciona a locação e todos os benefícios que ela pode te trazer, vamos a uma questão importante: como deixar o ambiente funcional e agradável? Lembrando que isso será necessário com todos os hóspedes, afinal, são esses cuidados que deixarão seu perfil com bons depoimentos.

Algumas dicas simples, mas que fazem toda a diferença: 

  • Deixe tudo organizado;
  • Limpe bem todos os ambientes, especialmente banheiro e cozinha;
  • Coloque roupas limpas nas camas, deixando-as organizadas; 
  • Guarde objetos de valor;
  • Faça um estoque de itens básicos: sabonete, papel higiênico e papel toalha, roupas de cama e toalhas, além de toalhas para a cozinha.

Seja criativo

Incluir pequenas surpresas faz os hóspedes se sentirem únicos e especiais. Veja alguns exemplos:

  • Receba-os chamando pelo nome com um bilhete personalizado;
  • Ofereça bebidas geladas;
  • Coloque flores frescas no ambiente;
  • Crie uma cesta de boas-vindas! Acha demais? Então deixe alguns chocolates; 
  • Deixe alguma folha com dicas pessoais dos melhores restaurantes ou coisas legais para fazer na região;
  • Caso saiba que o aluguel foi feito para comemorar o aniversário ou uma lua de mel, ofereça um bolinho ou mesmo um buquê. 

Há muitas outras opções. Deixe sua imaginação fluir. Quer dar ainda mais conforto, mas a grana está curta? Dê uma olhada no nosso empréstimo pessoal

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Cores para Quartos: +35 Ideias e Dicas para Escolher a Cor Perfeita

Medidas de Camas: Quanto Mede a Cama de Solteiro, Casal e Infantil?

Sofá para Quarto: +20 Ideias para Garantir o Conforto do seu Ambiente

+63 Modelos de Papel de Parede para Quarto Masculino para se Inspirar

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz