Brinquedoteca: +75 Modelos e Dicas para Montar em Casa
Quarto infantilA brinquedoteca é um espaço feito especialmente para entreter e auxiliar no desenvolvimento infantil, por meio de atividades e brinquedos educativos. Em outras palavras: é o lugar favorito da criançada!
É muito comum encontrar uma brinquedoteca infantil em escolas, restaurantes e até mesmo hotéis, como forma de entreter as crianças enquanto os pais relaxam no ambiente. Mas, o que muitos não sabem, é que é possível montar uma brinquedoteca em casa, com todos os brinquedos e atividades favoritos dos seus filhos.
Além disso, a brinquedoteca infantil não precisa ser feita em ambientes amplos. Qualquer cantinho da casa que possa ser dedicado às brincadeiras das crianças acaba sendo o local perfeito para começar o passo a passo de como montar uma brinquedoteca.
E para você conhecer todas as vantagens de ter uma brinquedoteca em casa, assim como dicas para aprender como montar uma brinquedoteca, continue lendo. Garanto que você conseguirá montar uma brinquedoteca maravilhosa em casa. Confira!
Veja também
Qual a função de uma brinquedoteca?
Como já falamos, a brinquedoteca é um local feito para estimular brincadeiras e atividades que contribuem para o desenvolvimento infantil. É onde as crianças podem sentir, explorar e experimentar diferentes tipos de brinquedos.
Além de ambientes comerciais, cuja finalidade é usar a brinquedoteca para entreter a criançada, a brinquedoteca também está presente em hospitais, clínicas psicológicas e até terapias para crianças portadoras de deficiência. Graças a esse ambiente divertido, feito especialmente para elas, é possível entender e pesquisar sobre o desenvolvimento infantil e contribuir no tratamento de crianças com dificuldades de comportamento.
Também podemos destacar como função de uma brinquedoteca:
- Estimular o desenvolvimento infantil;
- Valorizar as brincadeiras e estimular a criatividade;
- Possibilitar o acesso à diferentes tipos de brinquedos e brincadeiras;
- Estimular a independência para que ela se sinta mais à vontade para brincar sozinha;
- Organização, os brinquedos ficam focados em apenas um lugar, em vez de espalhados pela casa;
- Desenvolver hábitos de responsabilidade e cooperação entre crianças, e até entre elas e os adultos.
Ter uma brinquedoteca em casa é o primeiro passo de introduzir a organização na rotina infantil e desenvolver o senso de responsabilidade para manter cada um dos brinquedos em seu devido lugar. E isso pode ser feito de uma maneira educativa, por meio das cores e letras do alfabeto. Você pode ensinar a guardar os brinquedos em caixas organizadoras de acordo com as cores ou números, como feito na foto acima. Fica bem mais fácil!
As crianças também aprendem a preservar seus brinquedos para brinquedoteca com muito carinho. É certamente um lugar especial para elas.
Como montar uma brinquedoteca
Ficou interessado em ter uma brinquedoteca em casa? Então confira nossas dicas para escolher o melhor local, comprar os móveis e brinquedos que tornarão a brinquedoteca ainda mais interessante para as crianças. Veja!
Onde pode ter uma brinquedoteca
Veja qual local da sua casa tem mais espaço para montar uma brinquedoteca infantil. Caso você tenha um quarto sobrando, use ele. Fica muito mais prático para organizar. Já casas pequenas, que o espaço é mais limitado, vale a pena fazer a brinquedoteca no próprio quarto infantil, ou numa parte da sala de estar. Ambas opções funcionam.
E sim, é possível ter uma brinquedoteca pequena. O truque é investir em móveis e caixas organizadoras, que ajudam a manter o ambiente sempre bem organizado e bonito.
Repare acima que a brinquedoteca pequena foi montada no quarto infantil, ao lado do guarda roupa. Ela é composta por uma estante, com caixas organizadoras, um tapete bonito para a criança brincar em cima, e uma mesinha infantil para atividades. Simples, pequena e linda, não é mesmo?
Outra dica é pensar em móveis planejados. Caso seja um ambiente pequeno e compartilhado, você pode mandar fazer uma beliche com espaço para guardar os brinquedos entre uma cama e outra. O valor para fazer essa brinquedoteca pequena pode sair um pouco mais salgado, mas a otimização do espaço vale muito a pena!
Dicas para escolher os móveis para brinquedoteca
Como falamos, os móveis para brinquedoteca dependem do tamanho do seu ambiente e das atividades que você planeja promover com as crianças no dia a dia.
Crianças que precisam explorar a criatividade, podem ter uma brinquedoteca com várias opções de desenho, pintura e montagem de legos. Neste caso, os melhores móveis para brinquedoteca seriam um conjunto de mesa e cadeiras, armário para guardar as tintas, canetas e materiais artísticos e outros tipos de brinquedos.
Já para crianças que adoram bonecos, pelúcia, amigurumi, carrinhos e outros tipos de brinquedos, o ideal é ter uma estante para manter o ambiente organizado e, ao mesmo tempo, decorado. Interessante, né?
Mas algo que não pode ficar de fora de nenhum dos modelos de brinquedoteca é o tapete. É mais indicado que seja um tapete emborrachado, pois evita que as crianças tenham alergia na brinquedoteca. Mas se você tiver um outro tapete que combine com o local e não interfira na saúde dos seus filhos, também está liberado usar; o importante é protegê-los da friagem do piso.
Para você conhecer o que é mais indicado ter em diferentes modelos de brinquedoteca, fiz uma lista com os principais móveis. Veja!
- Estantes;
- Caixas organizadoras;
- Conjunto de mesa e cadeiras para atividades;
- Prateleiras para livros;
- Tapete emborrachado;
- Almofadas, puffs ou poltronas;
- Elementos decorativos e criativos, como ursos de pelúcia e lousas.
Quais os melhores brinquedos para brinquedoteca?
É importante lembrar também que a brinquedoteca deve ser composta por brinquedos e elementos que seus filhos gostam. Não adianta encher o local com bonecas, sendo que sua filha prefere atividades mais criativas, como pintar e montar lego.
Por isso, sempre considere a preferência das crianças ao escolher os brinquedos para brinquedoteca. E, no caso de crianças mais novas, que ainda estão descobrindo suas preferências, é importante investir em brinquedos educativos, que ajudem no desenvolvimento delas, mas com opções variadas.
Inclusive, variedade é a palavra certa para descrever a escolha dos brinquedos para brinquedoteca. Caso você tenha espaço, pode até adicionar opções mais elaboradas como: tapete para brincar de amarelinha, paredes de escalada, espaços para leitura, quebra cabeças de personagens, lousas e tripés para pintar e explorar a criatividade infantil.