1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. Design de cadeiras: conheça mais sobre esse ícone de design

Design de cadeiras: conheça mais sobre esse ícone de design

Texto escrito por Marcelo Bastos, da Marcelo Bastos Arquitetura

 

Por definição uma cadeira nada mais é que uma simples peça de mobiliário e sua história remonta tempos primordiais, as mais antigas de que se tem notícias, são as cadeiras egípcias.

Ela desembarcou por aqui junto com a vinda dos portugueses, no século 16. Até então, o mobiliário indispensável eram a rede e a esteira indígenas, confeccionadas com fibras vegetais. Apenas no século 19 é que as famílias brasileiras, as mais abastadas, passaram a incorporar no mobiliário o jogo de cadeiras, destinado a compor a sala de jantar e as salas de visita.

Design de cadeiras: Modernidade

Grandes mestres da arquitetura como Frank Lloyd Wright, Gerrit Rietveld, Mies van der Rohe, Le Corbusier, entre muitos outros, se imortalizaram também através do design de cadeiras. Usando o móvel como uma forma de extensão de sua arquitetura,  dialogando com seus espaços. Por isso é comum vermos esta estreita relação entre grandes arquitetos e o design de mobiliário, especialmente nas cadeiras. Possuir uma destas peças assinada por estes grandes nomes eleva o objeto de sua simples função para uma escultura de design valiosa.

Durante o século XX, tivemos uma verdadeira explosão no uso crescente de tecnologia para a produção de cadeiras. Uma das primeiras cadeiras a se tornar famosa foi a Hill House de Charles R. Mackintosh em 1928.

CADEIRAS1  design de cadeiras reta

Imagem daqui.

Os móveis modernos, criados sob a influência da escola Bauhaus, na primeira metade do século XX, deram origem não só a estilos e formas, mas à tecnologias de fabricação. Assim as criações se multiplicaram, sofrendo releituras das mais diversas formas até hoje.

Marcel Breuer foi o precursor do design arrojado para as cadeiras, a Wassily (1925), inspirada nos tubos de aço de sua bicicleta, é um verdadeiro clássico do design mundial. Dizem que a Wassily de tão atual que é, possui design contemporâneo.

CADEIRAS2 design de cadeiras pretaImagem daqui.

 

 

Criadas originalmente para a realeza espanhola, Mies Van der Rohe incluiu duas cadeiras em seu projeto do Pavilhão Alemão na Exposição Mundial em 1929 em Barcelona. O sucesso foi tão grande, que surgiu a Coleção Barcelona, composta por puff, mesa, poltrona e couch. O que mais nos impressiona, é que desde sua criação até os dias atuais ela permanece moderna, majestosa e bela.

CADEIRAS3 design de cadeiras  poltrona  cleanImagem daqui.

Le Corbusier projetou em 1928 a cadeira Basculante LC1 com estrutura em tubo de aço cromado e com assento, encosto e braços em pele de bezerro.

CADEIRAS5 design de cadeiras animal printImagem daqui.

 

 

Admirada tanto por sua presença escultural como pelo seu conforto, a cadeira Paimio é feita com uma lâmina de bétula moldada e uma estrutura sólida do mesmo material. Criada pelo finlandês Alvar Aalto para que pacientes com tuberculose pudessem se sentar por longas horas com as costas anguladas para facilitar a respiração.

CADEIRAS6 design de cadeiras ergonomica preta

Imagem daqui.

Arne Jacobsen, mais conhecido pelas cadeiras que projetou e que estão entre os clássicos do design do século XX, projetou o Formiga (Modelo Nº 3100: 1951-52). Em 1955, projetou um modelo semelhante para a Série 7 (Modelo nº 3107) e em 1958, as cadeiras The Egg e Swan.

CADEIRAS7 design de cadeiras  vermelha poltrona

 

Imagem daqui.

Com uma forma vanguardista para a época, a cadeira Tulipa, foi criada pelo Eero Saarinen como alternativa ao mobiliário com muitas pernas, toda a sua beleza é sustentada por um pedestal minimalista.

CADEIRAS8 design de cadeiras poltrona  branca

Imagem daqui.

Criada pelo designer mundialmente famoso Harry Bertoia, a Bertoia é composta por cadeiras e bancos que podem decorar salas de jantar, cozinhas e salas de estar.

CADEIRAS9 design de cadeiras ferro

 

Imagem daqui.

Definitivamente, não há objeto de uso individual mais projetado e desenvolvido pelos arquitetos e designers na história do que a cadeira, são trabalhos incríveis de peças que marcaram a história do design e continuam atuais até hoje.

Conheça mais sobre a  Marcelo Bastos Arquitetura

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

jardim vertical rústico e delicado feito com painel de pallets Foto Les Idées de ma maison

Painel de Pallet: Saiba Como Fazer +60 Modelos

Área de serviço pequena com armários brancos e revestimento preto Foto de Mauricio Gebara Arquitetura

Água: 9 Dicas Para Usar e Reusar

Sala com parede azul royal com quadros decorativos Projeto de Casa da Grazi

Azul Royal: Saiba Como Usar na Sua Decoração +63 Inspirações

Quarto de menina com móveis e objetos de decoração em tons de rosa Projeto de Consuelo Jorge

67 Decorações com Tons de Rosa: Saiba Como Usá-los no Seu Projeto

Deixe um comentário

1 Comentário em "Design de cadeiras: conheça mais sobre esse ícone de design"

[…] Design de cadeiras: conheça mais sobre esse ícone de design […]

wpDiscuz