1. Home
  2. Revista
  3. Sala de Jantar
  4. Canto Alemão: O Que É, +66 Projetos Para Otimizar o Espaço

Canto Alemão: O Que É, +66 Projetos Para Otimizar o Espaço

O canto alemão a princípio era usado exclusivamente em ambientes comerciais como bares e restaurantes, mas há tempos ganhou espaço também dentro das casas. Em tempos de casas e apartamentos cada vez menores, essa pode ser a opção perfeita para quem quer otimizar e aproveitar ao máximo o espaço que tem na cozinha ou na sala de jantar.

Composto por um sofá – que pode ser  sofá de canto, em U ou mesmo reto –, uma mesa e cadeiras, o canto alemão é funcional e também decorativo. Como não é muito comum em casas brasileiras, ele chama a atenção e demonstra bom gosto e ousadia. Conheça um pouco mais sobre o canto alemão e inspire-se a fazer o seu!

Cozinha simples com canto alemão Projeto de A1 Arquitetura
1. Cozinha com canto alemão e sofá em L. Projeto de A1 Arquitetura

O que é canto alemão?

O canto alemão é uma mesa de jantar que substitui as tradicionais cadeiras por um banco acolchoado que une os dois lados perpendiculares da mesa, formando um ângulo reto. Essa configuração do canto alemão facilita o encaixe da mesa dentro dos projetos de casas e apartamentos pequenos.

Como é feito o canto alemão?

Antes de fazer o seu canto alemão, é importante que você observe muito bem o espaço onde vai colocá-lo. Tire medidas do local e tenha atenção às medidas dos móveis que selecionar. A mesa canto alemão deve encaixar perfeitamente com o sofá, que por sua vez não pode “sobrar”, caso contrário vai acabar atrapalhando a área de circulação.

Para não errar na medida do canto alemão, escolha o formato da mesa certa! No caso do sofá ser mais longo, considere comprar uma mesa de jantar retangular para atender o mesmo tamanho e ter uma boa distribuição do ambiente. Use a mesa redonda apenas se você for encaixar em lugares pequenos – as quadradas e retangulares são as que aproveitam mais os espaços de canto alemão pequeno.

Sala de jantar com canto alemão Projeto de Mab3 Arquitetura
2. Com as medidas certas, você otimiza seu espaço e cria um cantinho especial com seu canto alemão. Projeto de Mab3 Arquitetura

Caso tenha receio de comprar sozinho os itens que irão compor o canto alemão, você pode também procurar marceneiros ou empresas especializadas. Atualmente é possível comprar conjuntos já prontos e canto alemão sob medida. Depois, é só adicionar a mesa da sua preferência, e as cadeiras para sala de jantar combinando. A foto acima é um exemplo perfeito de que é possível comprar os elementos separados para ter um lindo projeto de canto alemão.

Sala de jantar com canto alemão moderno branco e preto Projeto de Carol Rivelli
3. Veja como o sofá encaixa perfeitamente com a mesa e as cadeiras no canto alemão. Projeto de Carol Rivelli

Porém, para quem quer escolher cada detalhe por contra própria, temos mais uma boa dica. Se quiser ter um canto alemão moderno, bem descontraído e interessante, selecione cadeiras coloridas ou mesmo de cores diferentes e use futons e almofadas decorativas.

Esses detalhes da decoração, fazem toda diferença no seu canto alemão. Por isso, capriche em todos os detalhes dele. Combine com o estilo da decoração, use um vaso de planta ou mesmo uma bela fruteira para dar destaque a esse cantinho da casa, crie paletas de cores criativas e impressione com o conforto do estofado para canto alemão.

Canto alemão com sofá com gaveta Projeto de Paula Ines Sizinando
4. Canto alemão com gaveta otimiza ainda mais o uso do espaço. Projeto de Paula Ines Sizinando

Ah, para aproveitar ainda mais o espaço, você pode também escolher móveis no modelo baú ou que tenham gavetas. Ter itens versáteis é bem importante para a decoração de cômodos compactos. Na foto acima, o canto alemã possui uma gaveta no móvel, você poderia guardar itens como toalha de mesa, guardanapos, sousplat ou até mesmo itens que não usa sempre, mas que não tem lugar certo para guardá-los. É bem bacana!

Detalhes que não podem faltar no canto alemão

É o conjunto de elementos que fará sua decoração ser ainda mais bonita. Então pode caprichar em cada um dos detalhes que usar, incluindo iluminação, centros de mesa, toalhas e almofadas.

O uso de iluminação focada, com pendentes e outros modelos de luminárias, sobre o canto alemão é uma boa pedida. Isso porque dá destaque à composição e também deixa as horas de fazer refeições mais confortáveis.

Canto alemão com iluminação focada
5. Canto alemão com iluminação focada e moderna. Fonte: Amazon

Na foto acima, o canto alemão é simples e elegante, e os elementos deram um toque a mais de modernidade para a cozinha. O tapete azul, combinando com as almofadas estampadas criou a harmonia que o canto alemão cinza precisava. Além disso, um vaso de flores sempre é muito bem vindo para compor o centro de mesa. Tente usar as flores e plantas da estação, que ficam mais bonitas, como as flores da primavera.

E quando falamos em decoração, também incluímos os aparelhos de jantar. Pense em copos, pratos, sousplats, e talheres sofisticados, com detalhes impressionantes e de acordo com o seu ambiente.

Canto alemão colorido
6. Canto alemão com sofá e cadeiras coloridas. Fonte: HomeISD

Nesse exemplo de canto alemão, como o estilo do sofá e estofado são retrôs, o aparelho de jantar seguiu o mesmo estilo, e a harmonia dos detalhes ficou perfeita!

Para que serve o canto alemão?

Como já dissemos, as mesas de jantar canto alemão é uma saída incrível para quem mora em apartamentos ou casas com espaços reduzidos. Ocupando a mesma metragem, uma mesa comum acomodaria quatro pessoas enquanto o canto alemão poderia receber de cinco a seis.

Canto alemão com sofá em L e uma cadeira
7. O canto alemão usa um espacinho que possivelmente não seria bem aproveitado de outra forma. Fonte: Houzz

A foto acima é um exemplo de como os espaços pequenos podem ser aproveitados ao máximo com o canto alemão. Um dos cantos da casa, que não caberia nem três cadeiras, agora acomoda ao menos cinco com muito conforto. Incrível, né?

Para alguns essa diferença pode parecer pouca, mas na hora de receber visitas o impacto é real. E essa é uma das principais vantagens do canto alemão: aumentar o espaço para se sentar sem ocupar muito do cômodo. A consequência, obviamente, é mais conforto para os moradores e também para quem só está de passagem.

Canto alemão com mesa grande
8. Canto alemão para cozinha com mesa grande. Fonte: Arkpad

Além disso, o canto alemão é também uma alternativa incomum de decoração para ambientes pequenos. Com certeza as pessoas vão achar interessante!

Quais as medidas do canto alemão?

As medidas do canto alemão variam de um projeto ao outro, a depender do espaço disponível. Normalmente se utiliza mesas retangular e quadradas na hora de compor o canto alemão. Contudo, projetos mais criativos e ousados podem fazer uso de mesas redondas e até triangulares.

Canto alemão com móveis claros
9. Além de útil, o canto alemão também é muito bonito. Fonte: Decorei

Tapeçaria para canto alemão: escolha o tecido adequado

A tapeçaria do canto alemão é o tecido usado no estofado do sofá. Antes de escolher esse detalhe da sua sala de estar, ou cozinha, lembre-se que a cor e o material precisam combinar com o estilo do seu ambiente. Também considere a paleta de cores, para não errar na harmonia dos detalhes.

Além disso, escolha uma que seja fácil de limpar! Sempre acaba caindo alguma coisa durante a refeição, por isso, é importante considerar o quão fácil você consegue manter o canto alemão limpo e organizado para o dia a dia. Caso você esteja fazendo um canto alemão para cozinha, evite usar tecidos como o suede, principalmente em tons clarinhos. Não combina muito com o ambiente descontraído da cozinha. Prefira os tecidos estampados e mais alegres.

Canto alemão com luminária clássica
10. A luminária clássica dá um ar sofisticado ao canto alemão capitonê. Fonte: Mobilya Ankara

Mas se a ideia for ter uma mesa para destacar sua sala, pode investir sem medo no canto alemão capitonê. É lindo, fácil de fazer, e chama atenção de todos pela beleza! Depois, assim como no exemplo acima, é só adicionar um lindo lustre acima e garantir a sofisticação do ambiente!

Assista o vídeo com mais dicas de decoração com canto alemão

Confira mais alguns projetos de canto alemão

Canto alemão com sofá em L
11. A cadeira, a mesa e o banco que foi transformado em “sofá” são de estilos diferentes e ficam lindos juntos. Fonte: Archzine
Sala de jantar minimalista com canto alemão Projeto de Bianchi Lima
12. Sala de jantar minimalista com canto alemão. Projeto de Bianchi Lima
Sala com canto alemão colorido Projeto de Andrea Fonseca
13. Sala com canto alemão colorido. Projeto de Andrea Fonseca
Canto alemão com sofá em L
14. Canto alemão com sofá em L pequeno. Fonte: Foter
Canto alemão neutro
15. As cores neutras deixam o canto alemão com visual mais sério. Fonte: The Architecture Designs
Canto alemão com gavetas
16. Mais um exemplo de canto alemão com gavetas. Fonte: Paul Franks Architecture
Canto alemão com estofado azul
17. A mistura de tons desse projeto deixou o local clean e moderno. Fonte: Archzine
Canto alemão com almofadas coloridas
18. As almofadas coloridas do canto alemão combinam com a luminária e os quadros. Fonte: Houzz
Canto alemão com almofadas brancas
19. Canto alemão com almofadas brancas e cadeira preta. Fonte: Decoratorist
Canto alemão com sofá e cadeiras pretas
20. Canto com sofá e cadeiras pretas. Fonte: Design Builders
Canto alemão com mesa branca
21. Almofadas decorativas dão um charme extra ao canto alemão. Fonte: Arkpad
Canto alemão com almofadas decorativas
22. Se preferir, pode usar almofadas decorativas coloridas e de estampas diferentes. Fonte: My Home Organic
Canto alemão com dois sofás
23. Canto alemão com dois sofás. Fonte: Country Living Magazine
Canto alemão com almofadas de estampas diferentes
24. Canto alemão com estrutura cinza e almofadas diferentes. Fonte: Decoratorist
Canto alemão com estofado preto e branco
25. Estofado preto e branco e almofadas estampadas seguindo a paleta. Fonte: Houzz
Canto alemão com luminária dourada
26. Canto moderno com luminária dourada. Fonte: Arkpad
Canto alemão preto e branco
27. Canto alemão com sofá e mesa em preto e branco. Fonte: Arkpad
Canto alemão pequeno
28. Canto alemão pequeno. Fonte: Architectural Digest
Canto alemão amplo
29. Canto com sofá em L amplo. Fonte: Arkpad
Canto alemão com luminária
30. Sofá azul e luminária diferente. Fonte: Arkpad
Cozinha americana com canto alemão cinza Projeto de Lucia Wjuniski
31. Cozinha americana com canto alemão cinza. Projeto de Lucia Wjuniski
Cozinha planejada com canto alemão listrado Projeto de Sandra Pompe
32. Cozinha planejada com canto de sofá listrado. Projeto de Sandra Pompe
Sala de TV com canto alemão colorido Projeto de Andrea Fonseca
33. Sala de TV com canto alemão colorido. Projeto de Andrea Fonseca
Canto alemão com mesa de madeira
34. Canto com mesa de madeira. Fonte: Caner Ofset
Canto alemão com balcão
35. Canto alemão com balcão. Fonte: My Paradissi
Canto alemão com luminária redonda
36. Canto com luminária redonda e cadeiras com encosto incolor. Fonte: Architectural Digest
Canto alemão marrom
37. Canto com estofado marrom. Fonte: APK Pure
Canto alemão preto
38. Canto alemão com móveis pretos. Fonte: Arkpad
Canto alemão bege com mesa preta
39. Sofá e cadeiras beges com mesa preta. Fonte: Arkpad
Canto alemão cinza
40. Canto com sofá tradicional. Fonte: Amo Decorar
Canto alemão com banco
41. Canto alemão com sofá em L e banco. Fonte: Villa Carrara
Canto alemão com estofado e almofadas amarelos
42. O cantinho foi bem aproveitado com o sofá em L e a mesinha. Fonte: Habitissimo
Canto alemão com bancos
43. Canto alemão com bancos. Fonte: Anapí Tapetes
Canto alemão com sofá arredondado
44. Canto com sofá arredondado. Fonte: Design Feria
Canto alemão com sofá em U
45. Canto alemão com sofá em U. Fonte: Arkpad
Canto alemão com estofado estampado
46. Canto alemão com estofado estampado. Fonte: Jennifer Rizzo
Canto alemão com visual moderno
47. Canto alemão com visual moderno é tendência. Fonte: Danetti
Canto alemão com móveis de estilos diferentes
48. O uso de móveis de estilos diferentes fica muito bonito. Fonte: Decoist
Canto alemão estilo clássico
49. Canto alemão de estilo clássico. Fonte: Arkpad
Canto alemão com cadeiras modernas
50. As cadeiras modernas em cor escura chamam atenção no canto alemão. Fonte: Arkpad
Canto alemão com mesa de madeira
51. Móveis pretos com mesa de madeira. Fonte: Anapí Tapetes
Canto alemão com móveis de madeira e branco
52. Os móveis de madeira e com branco têm um ar clean. Fonte: Houzz
Canto alemão com banquetas
53. Canto alemão com banquetas. Fonte: Homishome
Canto alemão com quadros decorativos
54. Canto moderno com quadros decorativos. Fonte: Interiors Home Design
Canto alemão com mesa rústica
55. Canto alemão com mesa rústica. Fonte: Kitchen and Bath Classics
Canto alemão com estofado azul claro
56. Sofá com estofado azul claro. Fonte: Houzz
Canto alemão com almofadas
57. Canto alemão com paleta de cores em amarelo e cinza. Fonte: Houzz
Canto alemão com estofado listrado
58. Canto alemão com estofado listrado. Fonte: Define Bottle
Canto alemão com estofado amarelo
59. Canto alemão com estofado amarelo. Fonte: Amazon
Canto alemão com sofá azul
60. Sofá e cadeiras com estofado azul no canto alemão. Fonte: Total Construção
Canto alemão com sofá em U
61. Canto alemão com sofá em U. Fonte: Architizer
Canto alemão com sofá em L
62. Sofá em L com duas cadeiras no finesse canto alemão. Fonte: Decoratorist
Canto alemão com sofá arredondado
63. Canto alemão com sofá arredondado. Fonte: Computer Projects
Decoração alegre e colorida para o canto alemão com gaveta
64. Decoração alegre e colorida para o canto alemão com gaveta. Fonte: Abreu Coimbra
Sala de jantar com canto alemão com gaveta
65. Sala de jantar com canto alemão com gaveta. Fonte: Alana Heil Arquitetura
Almofadas soltas decoram o canto alemão com gaveta