Banheiro de luxo: conforto e relaxamento dentro de casa

Um dos lugares mais importantes da casa é sem dúvida o banheiro. O Banheiro é o lugar de relaxar, de renovar as energias, de estar em contato com o corpo. E como desenvolver um banheiro de luxo?

A primeira coisa necessária é que o banheiro tenha espaço. Uma coisa muito gostosa de ter num banheiro é a banheira. Mas hoje com o tamanho reduzido dos imóveis, isso só funciona se existir a opção de ter a banheira com o chuveiro separado. Temos que pensar no uso cotidiano, hoje em dia, até pelas questões de economia de água, a banheira é menos utilizada. É muito desconfortável, e até perigoso, entrar sempre em uma banheira para tomar banho de chuveiro.

Banheiro de luxo pede materiais de primeira linha

Outro ponto importante são os materiais. O mármore é um material que qualifica o banheiro, pode ser utilizado no piso e nas paredes. Fica sempre mais bonito em placas maiores. Uma coisa que gosto de fazer nos projetos é esculpir a cuba na própria pedra de mármore, fica muito interessante e singular. Uma coisa que dá muita praticidade é fazer nichos também em mármore dentro do box, assim não precisamos colocar prateleira. Um material que também pode ficar bonito e sofisticado é a madeira de demolição, colocar no piso é mais delicado pois o material é irregular, mas na bancada pode ficar interessante.

Outro ponto importante são os metais, existem linhas bonitas quadradas com detalhes que fazem a diferença. Alguns mais ousados apresentam detalhes com cristais Swarovski. No box, uma coisa que eu gosto muito é o chuveiro vindo do teto. Em boxes espaçosos podemos até colocar dois chuveiros.

Os assessórios também são itens a serem levados em conta, toalheiros e papeleiras, assim como potes para armazenar são detalhes importantes. Já fiz em um projeto, um espaço dentro do banheiro para a mulher se maquiar com tampo transparente e com gaveta.

Banheiro de luxo

A iluminação também deve ser planejada, por exemplo, com embutidos no forro e circuitos independentes. Também podemos fazer uso da cromoterapia, com iluminação com cores dentro do box.

A tecnologia também pode estar presente com uso de aquecedor de toalhas, piso aquecido e espelho com sistema que não deixa embaçar. Existem também itens de automação, como uma banheira que pode ser acionada de fora da casa, assim quando a pessoa chega em casa o banho já está pronto. É importante lembrar que tudo tem que ser estudado com cuidado, por isso um projeto bem estruturado é fundamental.

 

 

Marília Veiga é colaboradora da Revista Viva Decora. Profissional de Design de Interiores com 30 anos de experiência em decoração de ambientes.