Decorar banheiro pequeno para aproveitar o espaço

Em tempos que as construtoras entregam apartamentos cada vez menores, os banheiros são alguns dos cômodos que mais sofrem com essa redução de espaço, saber decorar esses ambientes pode ser a garantia para aproveitar seu apartamento da melhor forma para o uso no dia a dia. Por esse motivo a equipe do Viva Decora separou algumas dicas especiais de como decorar banheiro pequeno para que todo o espaço disponível seja aproveitado sem desperdício nenhum.

Veja como decorar banheiro pequeno para aproveitar o espaço

Profissionais de arquitetura e design de interiores costumam apostar no uso de marcenaria planejada para aproveitar cada centímetro quadrado disponível no sue banheiro, armários feitos sob medida além de servir e encaixar perfeitamente no seu espaço, também podem ser planejados para suprir todas as necessidades dos moradores.

Os armários vão ser essenciais para que você consiga esconder aqueles objetos que são essenciais estarem sempre à mão, como xampus e rolos de papel higiênico extras, mas que não são bonitos o bastante para ficarem expostos. Nichos e prateleiras rasas podem ser colocadas em espaços que você consideraria perdidos, acima do vaso, por exemplo. Apenas tome cuidado e consulte a sua planta com informação de tubulações, para não fazer furos em encanamentos.

A organização é sempre a melhor aliada na hora de decorar ambientes pequenos e não é diferente na hora de decorar o banheiro, procure não acumular coisas e se livre de cremes e outros produtos que tenham validade vencida e lembre-se que não é bom guardar maquiagens e perfumes no banheiro, por conta das mudanças de temperatura e também pelo vapor causado pelo chuveiro, a validade desses produtos tendem a diminuir.

Outro truque sempre usado em ambientes que precisam parecer maiores é o uso de cores claras, a maioria dos banheiros recebe o branco nas paredes e nos pisos como forma de aumentar a sensação de amplitude do ambiente. Deixe as cores mais escuras ou ousadas pra os objetos e acessórios como toalhas, por exemplo.

A iluminação é outro fator importante para a sensação de espaço em cômodos pequenos e também no banheiro, o melhor é aproveitar a iluminação natural, se não for possível, aposte na iluminação artificial direta e indireta.

O uso do espelhos também é um truque muito usado pelos profissionais de interiores para aumentar espaços pequenos, no banheiro a função acaba sendo dupla, além de servir para apoio na hora de escovar os dentes e se arrumar, o espalho também reflete a luz e a iluminação ajuda a ampliar o espaço, duplicando o ambiente e aumentando novamente a sensação de amplitude.