Orquídeas, como manter suas plantas sempre lindas

Ninguém duvida de que ter plantas naturais em casa deixa qualquer ambiente mais bonito, bem decorado e com um toque de design quase que imediatamente. Se a sua escolha forem as orquídeas, saiba que para manter o aspecto saudável da sua planta é preciso tomar alguns cuidados importantes. Veja as dicas que separamos para você descobrir como cuidar de orquídeas da melhor forma possível.

Orquídeas, como manter suas plantas sempre lindas

Orquídeas, como manter suas plantas sempre lindas

Uma das principais dica sé ficar sempre atento aos sinais que a planta dá, e além de tudo, tentar reproduzir as condições do ambiente natural da orquídea podem ser garantias de sucesso. De uma forma geral podemos dizer que orquídeas gostam de pouca luz e crescem apoiadas em árvores, a umidade também é importante já que essa planta costuma existir na natureza principalmente nos trópicos.

Cultivar orquídeas no no jardim da sua casa

Antes de qualquer coisa defina qual o lugar de sua casa você pretende colocar suas orquídeas, dê sempre preferências aos vasos de barro e evite os modelos de plástico. Os vasos de barro drenam a água com mais facilidade evitando que a planta fique encharcada e morra. As regas devem ser feitas de maneira equilibrada, no verão vale regar suas orquídeas de duas a três vezes por dia. O solo da sua planta deve permanecer sempre úmido.

Quem tem a sorte de ter orquidário em casa também pode se valer da tática de regar o chão do local nos dias mais quentes, assim, o vapor também vai ajudar na hidratação das suas orquídeas. Em dias mais frios, como nos meses de inverno, regue menos as plantas, de uma a duas vezes por semana já é o suficiente. De qualquer modo vale a dica de estar atento ao solo, se ele estiver seco regue nesse momento.

Apesar de ser uma espécie proveniente dos trópicos, as orquídeas não se dão bem com sol, por esta razão proteja as suas plantas da luz direta, e prefira lugares luminosos, mas onde elas possam ficar  protegidas. Orquídeas normalmente gostam da luz solar pela manhã. Caso você perceba que as folhas estão ficando amarelas, pode ser sinal de muito sol e desidratação, fique atento.

É importante estar atento aos sinais que a planta dá, mas não precisa se assustar quando as flores começarem a cair, isso é uma coisa normal, e as orquídeas costumam passar por esse período de dormência durante alguns meses, é como se a sua planta se recuperasse guardando energias para florescer novamente.

Orquídeas, como manter suas plantas sempre lindas

Orquídeas, como manter suas plantas sempre lindas

Para adubar suas orquídeas leia atentamente as instruções do fabricante do adubo que você comprou, da mesma forma que o excesso de luz e água pode fazer mal, a adubação em excesso também é bastante prejudicial às plantas.

O adubo para orquídeas é sempre um assunto importante: você precisa equilibrar a quantidade de adubo oferecida já que a orquídea como qualquer outra planta precisa de nutrientes para crescer.  Assim com o excesso de água,  o exagero de adubo é pior do que a falta dele e pode prejudicar a sua flor.

Orquídeas, como manter suas plantas sempre lindas

Orquídeas, como manter suas plantas sempre lindas