1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. 5 Tendências Imperdíveis na Casacor Rio Grande do Sul

5 Tendências Imperdíveis na Casacor Rio Grande do Sul

O ecletismo é o ponto em comum dos 44 ambientes da mostra Casacor RS 2017. Confira uma seleção dos melhores!
O “foco no essencial” é a grande inspiração do ano na CASACOR – e na 26ª edição realizada no Rio Grande do Sul, aberta à visitação até 27 de agosto, não é diferente. Ao contrário do que possa parecer, a ideia não é traduzida apenas em ambientes minimalistas.
O essencial também encontra a urbanidade, a natureza, a reedição de alguns clássicos da arquitetura e outras referências, trazendo certo ecletismo para agradar a todos os gostos. A CASACOR Rio Grande do Sul acontece no Petrópole Tênis Clube e no rooftop do Hotel Laghetto Viverone Moinhos, apresentando 44 projetos em 3.600 m².

Aconchego Natural

Texturas naturais, cores quentes e um toque de verde natural são alguns recursos aliados do intimismo.
casacor rs SUITE PARA ESTAR_JOANA DEICKE E MARIA MANOELA BENTO

Suíte para Estar – Joana Deicke e Maria Manoela Bento Pereira 

Complementar ao dormitório, a sala de banho esbanja conforto com piso em madeira natural e marcenaria em melamina carvalho hanover. Outro destaque é o mármore branco paraná na bancada que recebe duas cubas.

casacor rs LA TERRAZA_JANYNNE MENEGHETTI E MARIA EUGENIA

La Terraza – Janynne Meneghetti e Maria Eugênia Carvalho 

Sob as convidativas luzes e pergolado em madeira, a dupla desenvolveu um jardim gourmet de 80m². Entre as mesas e os móveis em corda colorida, foram distribuídas pequenas hortas para perfumar e colorir o espaço.

casacor rs MORADA DA PRAIA_Michel Reis Eberhart2

Morada da Praia – Michel Reis Eberharth e equipe

Madeira, couro e outras texturas rústicas trazem aconchego ao espaço, que garante o clima praiano com uma cartela de cores claras e muita luz natural.
casacor rs ONDE O JAZZ ENCONTRA O VENTO_ZÉ BARBOSA

Onde o Jazz Encontra o Vento – Zé Barbosa, Roberta Noal, Luzia Olivier Brand, Paola Borges, Luara Mayer Lísian Ceolin, Ronald Jung, Giana Sperotto, Raphael Ribeiro, Verônica Viero

Compensado naval, chapas de aço corten e laca cinza compõem a estante que abraça o espaço. O piso combina vários tons na paginação em espinha de peixe, que continua com força este ano.
casacor rs SUPERLOFT_LUIZSENTINGER

Superloft – Luiz Sentinger

O aconchego vem das cores quentes – a inspiração da vez é Budapeste – e da madeira em painéis e vigas. A estante em laca azul faz um contraponto cromático e acentua o intimismo, com iluminação indireta em fitas de LED.

Clássicos revisitados

O mármore é obrigatório em grandes superfícies, recuperando seu status de obras de arte em 2017. Mas outros clássicos ganham novo olhar, como o estilo Art Déco, as boiseries e outros elementos sem prazo de validade.
casacor rs grande hall HENRIQUE STEYER

Grande Hall – Henrique Steyer

Piso em quartzito branco, paredes em mármore e balcões lapidados como pedras preciosas exploram o clássico em versão contemporânea.
casacor rs  lavabo da blogueira FRANCIELE FERREIRA E CARINE REITER

Lavabo da Blogueira – Carine Reiter, Francéli Ferreira e Bruna Franz

O luxo vem nos detalhes, como puxadores dourados que remetem às alças das bolsas Chanel. O grande espelho traz ares nobres, assim como os móveis sob medida finalizados com oxidação na cor prata.
casacor rs LOUNGE GOURMET_CAMILA SANGUINÉ, HELOISA BOCCORNY E JULIANA CARVALHO

Lounge Gourmet – Juiana Carvalho, Camila Sanguiné e Heloisa Bocorny

Todos os olhares se voltam para o painel de mármore Victoria Falls, com um recorte onde se encaixa a lareira.
casacor rs sala de jantar JOHNNY THOMSSEN

A Sala de Jantar – Johnny Thomsen

Nas paredes, boiseries foram invertidas e cortadas a laser. Ao centro, a mesa com tampo em Corian, de Aristeu Pires, traz o contemporâneo para a cena.
casacor rs living social FRANCISCO FRANK

Living Social – Francisco Frank

Os painéis amadeirados e outros pontos da parede ganharam acabamento em laca, que confere nobreza instantânea. Para acentuar o aspecto luxuoso, estofados em veludo, da Gobbi Novelle.
casacor rs escritorio classico SUELLEN RIBEIRO

Escritório Clássico – Suellen Ribeiro 

Marcenaria com detalhes boleados e chanfrados, a finalização em laca, as boiseries nas paredes e o piso bicolor não deixam dúvidas quanto ao requinte. A opulência sul-africana é outra referência, na moldura em couro da TV e nas imagens que remetem ao país.
casacor rs CHEFS TABLE DANY BITENCOURT E WAGNER COSTA

Chef’s Table Club – Dany Bittencourt e Wagner Costa 

O mármore Moulin Rouge surge ao fundo como obra de arte. Na bancada, a pedra sabão adquire marcas e memórias conforme sua utilização. As paredes em madeira e concreto que formam o cenário que destaca o mobiliário de Artur Casas, Achille Castiglioni e Ron Gilad.
casacor rs cozinha vitrine

Cozinha Vitrine Raízes – Jéssica dos Santos e Vanessa Aguiar 

O Art Déco não envelhece. Prova disso é sua reedição em revestimentos Ouro (Formica) e na ilha curva também em dourado. Para equilibrar, a rusticidade dos tijolos Toscana e a poltrona em madeira natural.

Casacor com DNA Urbano

O desejo por ambientes multifuncionais e descolados, com o espírito livre das cidades, se revela em projetos que respiram arte. O destaque são os grafites  e as pinceladas de cores fortes, principalmente o azul.
casacor rs drops de anis CARLA TORTELLI E LUANA FERNANDES

Drops de Anis – Carla Yortelli e Luana Fernandes

Dois recursos destacam a altura do pé direito de 5 metros: estante com estruturas pivotantes em metal de um lado e, do outro, a lona sobreposta à trama em ferro. Sofás confortáveis finalizam um espaço voltado a um viajante moderno que gosta de relaxar e receber amigos.
casacor rs estar do jovem casal JUCA CRUZ

Estar do Jovem Casal – Juarez Cruz

Nada mais urbano que o cimento queimado. Ele está em praticamente todas as paredes, que ganham boiseries para surpreender. O pano de fundo neutro destaca as cores dos móveis, dos livros e das obras de arte com curadoria de Otto Sulzbach.
casacor rs living jovem PAULA SCHWARTZ

Living Jovem – Paula Schwartz

O clima é descolado com a Trampoline Bed suspensa, produzida pelas rendeiras da Ilha da Pintada. Banco em madeira e mesa de centro de altura variável também afirmam a vocação multifuncional da proposta. O piso azul, produzido com nanotecnologia, propõe uma unidade com a estante ZigZag, da Florense.
casacor rs street loft SANDRO JASNIEVEZ2

Street Loft – Sandro Jasnievez

O grafite de Erick Citron é desenvolvido sobe a parede de boiseries, tão clássica quanto o sofá em veludo. O apelo geométrico do tapete e os móveis cromados deixam a proposta ainda mais eclética.
casacor rs street loft SANDRO JASNIEVEZ3

Street Loft – Sandro Jasnievez

O espaço foi desenhado sem divisões, delimitado pelos diferentes níveis do deck em madeira e pela lareira em mármore Grigio Cárnico, acompanhada do telão com película sobre vidro. Na cama, o dossel ganha uma versão simples e sofisticada.

Foco no essencial

A cartela de cores dispensa excessos e o design é apurado até alcançar a máxima simplicidade, destacando a perfeição de acabamentos e a beleza natural dos materiais.
casacor rs a sala LIDIA MACIEL 2

A Sala – Lídia Maciel 

A simetria revela o estilo clássico já no layout. Poltronas em veludo e sofá em couro italiano conversam, sobre o parquet com desenho Versalhes. A escolha das cores é igualmente comedida, passeando pelos tons de bege e branco.
casacor rs suite luxo ANDREA MAGALHAES

Suíte Luxo – Andréa Magalhães 

A madeira aquece a marcenaria e o piso de forma pontual, enquanto tons claros prevalecem em revestimentos e móveis. A chave está na variação das texturas, como as placas em cimento branco moldado que preenchem a parede de 5 metros de altura.
casacor rs home office ANA HNZEL E MARCELO POLIDO

Home Office – Ana Hnszel e Marcelo Polido

O traçado contemporâneo e retilíneo comanda o projeto, destacando poucos e bons materiais. Bom exemplo são as lâminas de pedra Skineer, em placas de 60x120cm.
casacor rs area de serviço Cristiani Mörschbächer e Karina Vescovi Lopes

Área de Serviço – Cristiani Mörschbächer e Karina Vescovi Lopes

A área de 12m² exigia funcionalidade, então a dupla adotou móveis de linhas retas e uma bancada resistente em Vulcana Stone Venatino. A iluminação natural também é aliada da amplitude.
casacor rs cozinha gourmet PAULA LINO

Cozinha Gourmet – Paula Lino

Todo o mobiliário foi revestido em vidro branco, resistente a arranhões. A linguagem moderna também se expressa em recursos como gavetas e portas automatizadas. Couro natural nas banquetas, piso de madeira e bancada em pedra Vitória Régia deixam o resultado mais acolhedor.

Industrial e escandinavo

A beleza estrutural do ferro e do concreto continua a conquistar, associada à simplicidade do design escandinavo em ambientes descomplicados.
casacor rs cozinha e adega DANIEL MORAES

Cozinha e Adega Dele – Daniel Moraes 

A escultura em aço também faz as vezes de adega, de Rogério Pessoa. Afinal, não se pode perder nenhum centímetro em 15m². A textura de cimento vem no piso vinílico, que conversa com as paredes em quartzito. A área funcional foi demarcada pelo rebaixamento em madeira e s cadeiras têm assinatura de Zanini de Zanine.
casacor rs lavabos funcional parte terrea CRISTIANE ARAUJO

Lavabo Funcional – Cristiane Araujo

Com toras de madeira e pés de ferro, foram produzidas as bancadas. As luminárias articuladas e as molduras dos espelhos reforçam a linguagem industrial. Outro detalhe com essa pegada são as portas revestidas de couro com tachas.
casacor rs home office do casal GUSTAVO HECK

Home Office do Casal – Carol Fernandes Heck e Gustavo Heck

A estante ortogonal em ferro com nichos em madeira representa bem o estilo industrial. Ela sintetiza a praticidade do projeto, também expressa nas estações de trabalho lado a lado, que liberam a circulação.
casacor rs estudio de design-3

Studio de Design – Márcio Moreira, Magali Montani e Ana Paula Weber

Ao estilo dos atuais espaços de coworking, a mesa funciona para trabalho e reuniões. Outra peça multifuncional é a estante móvel com estrutura metálica e nichos em madeira, com um desenho replicado na iluminação.
casacor rs deck bru tramontina CAMILA SPIGATO, FERNANDA SÁ e LAURA TAVARES

Deck Bru Tramontina – Camila Pigatto, Fernanda Sá e Laura Tavares

O estilo de vida da blogueira pede um espaço aberto e versátil para encontrar amigos. O living ganha aconchego extra com o forro em madeira plástica e o sofá modular que permite diferentes configurações. Nichos coloridos pontuam a estante em concreto e captam as cores do grafite na parede de entrada.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Sala para games escritorio fechado

Sala Especial para os Gamers: Transforme os Ambientes de Sua Casa

Elementos típicos praianos ficam ótimos na decoração de casa de praia Foto de Carro de Mola

Ideias de Decorações para sua Casa de Praia

Animais para apartamento cachorro no sofá

Animais para Apartamento, Qual o Ideal?

Decoração neon com luminária em formato de flamingo Foto de Você Precisa Decor

50 Inspirações de Decoração Neon para Festas e Casa

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz